Quem carrega a tocha

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas215-216

Page 215

"A civilização não caminha sempre para a frente; ela tem períodos de paradas e de recuos que nos levariam ao desespero, se não soubéssemos que a vida da humanidade é uma longa viagem sobre um caminho difícil, em que o éterno viajante sobe e desce indo sempre para a frente" disse Victor Jean Dury.

Não se poderá esmorecer de forma alguma; nem tudo estará perdido. Ainda que as aparências pareçam indicar um fracasso da civilização no que diz respeito à liderança dos povos e servilismo dos liderados.

Homem medíocre

A sociedade é recheada de homens comuns.

Eles são maioria e engrossam uma lista dos pueris submetidos, iludidos serviçais e vítimas dos dominadores. Não têm oportunidades e por isso incorporam-se ao grupo dos vencidos. Aplaudem entusiasticamente os vitoriosos instantâneos de boa aparência, elegendo sempre os usufrutuários da sesquipedal ignorância, dos mansos militantes e tímidos moralmente.

Iluminados pelo brilhareco ilusório daqueles a quem admiram, vergonhosamente os bajulam e isso lhes basta para viver acomodatícios à leniente sombra imobilizante.

Mas, nesse habitat emergirá um líder forte, moralmente espadaúdo, saudável e místico; ele tentará mudar um pouco muitas coisas. É claro, desconiará dos judas que o incentivam e, depois de arrostar o Sinédrio dos falsários, tentará galgar o poder supremo. Mas, a estrada a ser palmilhada é muito pedregosa e fatalmente enfrentará várias turbulências ocasionais.

Gênio incompreendido

Nessa mesma sociedade de pacóvios, não se sabe por que, nasce esse gênio, antevê mais longe que os outros, empurrará com os braços fortes os eventos (Giuseppe Garibaldi, unirá a Itália), irá revolucionar a física (Albert Einstein), comporá 9 sinfonias (Ludwig von Beethoven), criará óperas maravilhosas (Giacomo Pucinni), livros úteis bem escritos ("El hombre mediocre"), enim, gigantes do pensamento humano como foi Charles Darwin, Albert Schweitzer, Mahatma Gandhi.

E o maior de todos: Jesus Cristo. Capacitado para honrar a espécie humana.

Usualmente eles não são compreendidos no seu tempo e suas ideias têm de esperar décadas ou restarem deterioradas pela erosão oportunista dos seus admiradores.

Quando o mandante os pinça (pensando nos rendimentos políticos que advirão) eles tentam rapidamente consagrá-los com títulos honoríicos, cargos irrecusáveis ou homenagens indevidas, de forma sutil, eicaz e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT