A publicização do corpo da mulher em A história de Aia

AutorMariana Jantsch Souza
CargoDoutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas
Páginas92-112
doi:10.5007/1984-784X.2016v15n24p92
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|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 15, n. 24, p. 92-112, 2016|
A PUBLICIZAÇÃO DO CORPO DA MULHER EM
A HISTÓRIA DE AIA
Mariana Jantsch de Souza
UCPel/CAPES
RESUMO: Este artigo aborda a publicização do corpo da mulher no discurso fílmico A história de Aia.
A discussão desenvolve-se a partir das considerações de Arendt e de Aboim, a qual trata a dicotomia
público/privado diretamente em relação à perspectiva de gênero. A distinção entre esses espaços diz
respeito ao exercício das liberdades individuais, que em princípio não encontram limitações no plano
privado, porém surgem redefinidas na sociedade ditatorial e distópica representada. A questão é
ressaltada quando se põem em discussão as relações de gênero, o papel e os espaços da mulher na
sociedade. Assim, discutir sobre os espaços público e privado em relação às delimitações de gênero
corresponde à intenção de refletir sobre o espaço a que cada gênero tem acesso e a forma como esse
acesso é socialmente regulado. O filme problematiza a relação entre esses espaços a partir da perda
do domínio do corpo.
PALAVRAS-CHAVE: Público e Privado. Representação da mulher. Publicização do corpo.
THE PUBLICITY OF THE BODY OF THE WOMAN IN
THE HANDMAID’S TALE
ABSTRACT: This article discusses the female body's publicity in The Handmaid’s Tale discourse. The
discussion is developed from Arendt and Aboim's considerations, which deals with the public / private
dichotomy directly in relation to the gender perspective. The distinction between these spaces relates
to the exercise of individual freedoms, which in principle doesn't find limitations on the private plan
but come redefined the dictatorial and dystopian society represented. The question is highlighted
when you go into question gender relations, the role and the spaces of women in society. So, dis-
cussing about the public and private spaces in relation to gender delimitation, corresponds to the in-
tention of reflecting about the space that each gender has access and how that access is socially reg-
ulated. The film discusses the relationship between these spaces from the body area of loss.
KEYWORDS: Public and Private. Women's representation. Body’s publicity.
Mariana Jantsch de Souza é Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas.
doi:10.5007/1984-784X.2016v15n24p92
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|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 15, n. 24, p. 92-112, 2015|
A PUBLICIZAÇÃO DO CORPO DA MULHER EM
A HISTÓRIA DE AIA
Mariana Jantsch de Souza
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este artigo pretende discutir a representação da condição feminina no
filme A história de Aia 1, em que a delimitação dos espaços público e privado
surge redefinida em uma sociedade ditatorial distópica e patriarcal. Nesta so-
ciedade, há uma hierarquização severa, exercida de modo extremo em relação
às mulheres. Entre os homens há uma classe que se pode considerar plena-
mente livre: são os generais que comandam o regime. O restante dos homens
também é segregado em classes e sofre limitações em suas liberdades. Em re-
lação às mulheres, todas as classes estão sob o domínio masculino, sendo as
aias objeto de dominação máxima. Por meio da hierarquização social são de-
terminados os espaços que cabem a cada grupo.
A diferenciação entre público e privado repercute de forma significativa
na vida dos indivíduos por determinar, grosso modo, até onde vai a liberdade
plena dos sujeitos e em que ponto ela começa a ser mitigada, dando lugar à
ideia de público, coletivo e/ou social. A distinção entre esses espaços diz res-
peito, assim, ao exercício das liberdades individuais, que em princípio não
encontram limitações no plano privado. Este aspecto do privado é ressaltado
quando se põem em discussão as relações de gênero, o papel e os espaços da
mulher na sociedade. A intenção, portanto, é analisar a condição da mulher na
República de Gilead, nos espaços públicos e privados, a partir da primeira cena
de coito público.
Discutir sobre os espaços público e privado em relação às delimitações de
gênero que se vive em sociedade corresponde à intenção de refletir sobre os
espaços a que cada gênero tem acesso e a forma como esse acesso é regu-
lado. Pensar os espaços que cabem a homens e a mulheres é pensar sobre
1 SCHLÖNDORFF, Volker. A história de Aia. Nova Iorque: Cinecom Entertainment Group,
1990.

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