Psicologia e Gestão de Pessoas em Organizações de Trabalho: investigando a perspectiva estratégica de atuação

AutorBeatriz Schmidt - Edite Krawulski - Renatto Cesar Marcondes
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil
Páginas344-361
344
SCHMIDT, Beatriz et al. Psicologia e Gestão de Pessoas em Organizações de Trabalho: investigando...
Psicologia e Gestão de Pessoas em Organizações de Trabalho:
investigando a perspectiva estratégica de atuação
Psychology and People Management at Work Organizations:
researching the strategic action perspective
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p344
Beatriz Schmidt, Edite Krawulski e Renatto Cesar Marcondes
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil
Este trabalho tem o objetivo de discutir as
práticas do psicólogo organizacional, explorando
  -
      
perspectiva estratégica, aproximando, assim, a
Psicologia e as práticas de gestão de pessoas em
organizações de trabalho. Para tanto, realizou-se
levantamento de publicações em bases de dados,
a partir de descritores preestabelecidos. Os dados
foram analisados quantitativa e qualitativamente,
buscando articular resultados obtidos nos estudos
avaliados com publicações clássicas sobre traje-
tória de desenvolvimento e características atuais
da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Iden-
     
estratégica em gestão de pessoas, bem como inte-
resse recente sobre a temática. Discute-se que, ao
deixar de utilizar unicamente procedimentos ope-
      -
formações organizacionais. Não obstante, o arti-
go aborda fatores que evidenciam que a atuação
  
psicólogo organizacional e do trabalho.
Palavras-chave: gestão de pessoas - psicologia

do psicólogo - gestão estratégica.
This paper aims at discussing the practices
of organizational psychologist, exploring whether,
   -
ture addresses the performance of this professio-
nal from a strategic perspective, thereby nearing
psychology and the practices of people manage-
ment in work organizations. In order to do so, we
searched for publications in databases under cer-
tain keywords, or descriptors. Data were analyzed
quantitatively and qualitatively, seeking to articu-
late the results obtained in the studies evaluated
with classical publications on development trajec-
tory and current characteristics of Organizational
-
tage of papers on strategic performance in peo-
ple management, as well as recent interest on the
subject. We argue that the professional becomes a
transformational agent when operational procedu-
res are not the only ones to be used. Nevertheless,
the article discusses factors that show that strate-
gic action still represents a major challenge to or-
ganizational and occupational psychologists.
Keywords: people management - organizational
psychology - psychologist professional practice -
strategic management.
Introdução
     -
ções nos contextos produtivos, decorrentes principalmente de avanços tec-
          -
cional, vêm ocasionando grandes mudanças nas organizações de trabalho
(DELLAGNELO; SILVA, 2000). Uma importante consequência dessas mu-
danças se refere ao reconhecimento da interdependência entre desempenho
organizacional e pessoas que fazem parte de tal contexto.
345
Revista de Ciências HUMANAS, v. 47, n. 2, p. 344-361, out. 2013
A literatura da área vem registrando esse reconhecimento ao enfatizar que,
para prosperar, todas as organizações dependem, invariavelmente, do desem-
penho humano (FISCHER, 2002; ZANELLI; SILVA, 2008). As pessoas cons-
tituem fonte de vantagens competitivas, em virtude de seu valor, potencialida-
des e qualidades (DAVEL; VERGARA, 2008). Por conseguinte, um aspecto
crucial da competitividade organizacional está relacionado aos processos de
gestão de pessoas no trabalho.
Essa tendência a se reconhecer, cada vez mais, a importância do fator hu-
mano para o bom desempenho das organizações exige a adoção de um modelo
de gestão de pessoas compatível com o conjunto de transformações em curso
nos contextos produtivos. A expressão gestão de pessoas
século XX, em substituição ao termo administração de recursos humanos,
considerado restritivo por referir-se às pessoas como recursos, pareados àque-
    
vem sendo percebida como uma função gerencial, visando à cooperação dos
trabalhadores para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais, ou,
ainda, como a maneira de organizar e gerenciar o comportamento humano no
trabalho.
Contemporaneamente, o desempenho humano no trabalho tem sido valo-
rizado com relação a características como intuição e criatividade (FISCHER,
2002); a valorização dessas características corrobora a ênfase das empresas
às relações com pessoas, com seus conhecimentos, habilidades, inteligência
e emoções – isto é, com a subjetividade. Para compreender a satisfação e a
motivação no trabalho, sob este modelo de gestão, faz-se necessário conhecer
o que é valorizado pelas pessoas integrantes das organizações (GOUVÊA;
KUBO; MANTOVANI, 2011).
No entanto, fatores de diversas ordens, sobretudo econômicas, como o
-
culdades relativas à preservação da saúde física e psicológica do trabalhador
(AZEVEDO, 1994), resultando em prejuízos à produtividade e à satisfação
no trabalho. Elementos relativos a formas contemporâneas de organização e
de gestão do trabalho, tais como a competitividade intra e interequipes, me-
canismos sutis de controle e, ainda, a própria sobrecarga de trabalho resultan-
te de processos de redução de quadros, igualmente constituem ameaças e/ou
agravos à vida laboral saudável e satisfatória (SATO, 2002; JACQUES, 2002;
HELOANI, 2010).
Nessa conjuntura de complexidade e diversidade de fatores presentes nos
contextos produtivos contemporâneos, a gestão de pessoas se constitui, por-
tanto, como componente essencial da busca pelo bem-estar, justiça organi-
zacional e qualidade de vida dos trabalhadores. O exercício dessa atividade,

entrelaçamento de todas essas dimensões.
    -
nais, domínio da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), histo-

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