Prospecção de elementos formadores de atratividade turística no segmento de Turismo Cultural: Estudo de caso no Município de Campo Mourão - PR.

AutorSimone Vassallo Monteiro
CargoUniversidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, SP
Páginas152-161
151
Rev. Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.17, n.2, p.151-160, Mar. 2016.
MONTEIRO,S.V.
Simone Vassallo Monteiroa*
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar elementos que possam integrar o segmento de Turismo Cultural no município de Campo Mourão, PR. O
município em questão está localizado na mesorregião centro ocidental do Paraná e na microrregião de Campo Mourão, a qual está integrada
à Região Turística da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão – Comcam. Trata-se de um trabalho de prospecção com o
objetivo de acrescentar elementos que possam se somar aos atrativos turísticos do município objeto desta pesquisa. Este trabalho se constitui
em estudo de caso e será empregado o método exploratório com abordagem qualitativa aplicando a entrevista como técnica de pesquisa. Os
dados serão tratados de forma analítica descritiva. Os resultados obtidos até o momento são parciais.
Palavras-chave: Patrimônio. Turismo Cultural. Atratividade.
Abstract
The object of this work is to investigate elements that can integrate the segment of Cultural Tourism at Campo Mourão County – PR. This
county is located at Paraná western center meso region, which is integrated to the Tourist Region of Community of the Counties of Campo
Mourão Region – Comcam. It is a prospection work that intends to attach elements that can add tourists attractives to the county object of
this research. This work is a case study and the exploratory method will be employed with qualitative approach using interview as a research
technique. Data will be treated in a descriptive analytics form. Up to this point, results obtained are parcials.
Keywords: Heritage. Cultural Tourism. Attractivity.
Prospecção de Elementos Formadores de Atratividade Turística no Segmento de Turismo
Cultural: Estudo de Caso no Município de Campo Mourão, PR
Prospection of Formers Elements of Turistic Attractivity on the Cultural Tourism Segment:
Case Study at Campo Mourão County, PR
aUniversidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, SP.
*E-mail: monteironovo@gmail.com
1 Introdução
O Turismo é uma atividade que remonta à época da Grécia
Antiga e que por séculos veio sofrendo transformações e
sendo aperfeiçoado, conforme a evolução da sociedade. Sendo
assim, não podemos dissociar o turismo e sua evolução do
contexto global, pois este sofreu os impactos tanto positivos
quanto negativos das transformações ocorridas nas esferas
política, econômica, social, tecnocientíca e cultural, que veio
a permear toda a evolução da sociedade até os nossos dias,
quando hoje, sendo importante vetor econômico, o turismo é
pauta presente nas discussões político-econômicas de países
considerados desenvolvidos.
Sabemos ser o turismo uma atividade na qual, para o seu
exercício pleno, vários são os prestadores de serviço que estão
evolvidos no processo. É notório, também, o fato de que o
turismo é fonte profícua da geração de renda e emprego,
bem como é causador da entrada de divisas estrangeiras para
estados e municípios que desenvolvem, em seu território, esta
atividade.
Em face de sua abrangência, a atividade turística perpassa
por diversos segmentos, os quais atingem um público
diversicado, em função de seus interesses, deslocando
para os sítios uma demanda interessada nos atrativos
que ela lhe oferece. Como dito acima, a diversicação
de segmentos possíveis à atividade incluem as seguintes
categorias: atrativos naturais, histórico-culturais, eventos/
acontecimentos programados, realizações técnicas e
cientícas contemporâneas, manifestações e usos tradicionais
e populares.
Contudo, não apenas a atividade se segmentou em função
da transformação da sociedade, mas e, fundamentalmente,
esta ocorrência se deu em função da demanda, do próprio
homem e de suas necessidades. Em pesquisa realizada pelo
Ministério do Turismo e Instituto Vox Populi quanto aos
Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro – 2009 (BRASIL,
2009), identicou-se que as viagens estavam se voltando,
cada vez mais, para as experiências autênticas com interesse
no contexto histórico e cultural das localidades visitadas,
cando este segmento em 3º lugar da pesquisa.
Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar
elementos capazes de se constituir em novas propostas para
elaboração e desenvolvimento de atrativos turísticos para
o município de Campo Mourão no segmento de Turismo
Cultural.
2 Material e Métodos
A pesquisa foi iniciada com estudos exploratórios que,

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT