Professora, como se aprende Isso?

AutorMônica Sette Lopes/Mário Colombi Gava
Ocupação do AutorProfessora Associada da Faculdade de Direito da UFMG. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Doutora em Filosofia do Direito/Advogado em Belo Horizonte
Páginas269-294
PROFESSORA, COMO SE APRENDE ISSO?
Mônica Sette Lopes1
Mário Colombi Gava2
“indaqueas palavrasestejamfundadas nafalaa esΧ
critatiranicamenteas trancaa para semprenaimaΧ
gem
!∀#∃%&∋;7)∋)%∃+%&∀4+1∗+%2)∋)%(/∗&4%2)∋%&%2)∋.1/2&56)%)4&(%∗)%∗/4+/Χ
toUmjovemestudantededireito descrevetudoquesentenaprimeiΧ
ravezqueobservaaudiênciasnaJustiçadoTrabalho“squestõesque
propõerevolvemoqueouveoquevêoquecheiraoquetocacomsua
imaginaçãoesuavontadedecompreenderEàmedidaemfazorelato
+(+%4+;+(&%&%+1)4∋+%Π.&1−/∗&∗+%∗+%∋);/∋+1−)∃%∗+∃2)1Ρ+2/∗)∃%Π.+%∃6)%
relevantesnoquedizrespeitoàepistemologiadodireito
()∗)+,)#;./)+∀∋;Oralidade LetramentoEpistemologia jurídicaNarraΧ
tiva
01#2,).2∋;⊥)Ζ%2&1%)1+%(+&41%&,).−%Ρ)Ζ% −)%∗+&(% Ζ/−Ρ%−Ρ+% )4&(%2)∋∋.Χ
nicationof law“ younglaw studentdescribeseverythinghefeels at
thersttimeheseeshearingsintheLaborCourtHisquestionsevolves
ΖΡ&−%Ρ+%Ρ+&4∃:%Ρ+%∃++∃:%Ρ+%∃∋+((∃:%Ρ+%−).2Ρ+∃%Ζ/−Ρ%Ρ/∃%/∋&8/1&−/)1%&1∗%
hiswilloflearning“ndashedoessoherevealstheenormousamount
ofunknownmovementthatare relevantonwhatconcernslawepisteΧ
mology
3∀45&,6#∋;OralityLiteracyLawepistemologyNarrativity
“ideiadapesquisadeiniciaçãocientícaerafazerdoalunoum
observadorPodeissoparecercoisapoucocientícamasaprofessorafez
.∋&%&∀)∃−&%2)1∃/8)% ∋+∃∋&]%+(+%∃+%+∃∀&1−&4/&%&)%;+4%)%∋./−)%Π.+%+∃2&Χ
pavadosmanuaisquelhetinhamsidoapresentadosatéoperíododo
ΑProfessora“ssociadadaFaculdadedeDireitodaUFMGDesembargadorado TribunalRegional
doTrabalhodaRegiãoDoutoraemFilosoadoDireito+01∗&∀mslufmgbr
?%“dvogadoem”eloHorizonte+01∗&∀mcolombigavagmailcom
ONGp
270 • Professora, como se aprende isso?
cursodedireitoemqueseencontravaentãoEleseespantariaaosentir
aforçadapalavraantesdesertrancada naimagem“hipóteseerade
queelese surpreenderiacomocenáriovivodasalade audiênciasque
(Ρ+%∃+4/&%/1Μ+−&∗)%∀+(&%;/;012/&%∗)%/∋+∗/&−)%∗+(&∃%+:%∀4/12/∀&(∋+1−+:%∗+%
Π.+%∀+42+,+4/&%)%∋./−)%∗&%)4&(/∗&∗+%Π.+%16)%−+∋%+∃∀&5)%1&%−+)4/&%Μ.4ΝΧ
dicaNatransformaçãodafaladasaudiências noextrato dasatasperΧ
demseparcelasrelevantesdaemoçãoquefazpartedadinâmicaefetiva
doProcessoedosprocessosOalimpamentodaabstraçãodaleiparece
∃+4%∀+4∃+8./∗)% −&∋,Θ∋% 1)%4+∃Ν∗.)%∗&% 4+&(/∗&∗+%Π.+%2&,+% 1)∃%&.−)∃%+%
queresvalana traduçãoteóricaNãoselhepediuuma análisejurídica
=∀4)2+∃∃.&(%).%−4&,&(Ρ/∃−&>%∗)∃%&2)1−+2/∋+1−)∃:%∋&∃%Π.+%+(+%+Λ∀.∃+∃∃+%
assuassensaçõesapartir doqueocorressenasváriasaudiênciasQue
zesseumdiárioumpequeno0−/%∃.∋)/%)0−,7∋)−4&1∃;+∃−/1∗)Χ∃+%+∋%.∋%
&1−4)∀#()8)%∗&%(%.(∋∃∀−≅∀/−/%doprocessojudicial“experiênciadeuse
em edesde entãoos dadosanotaçõesrepousam numarquivo do
computadoràesperadetranscriçãoimpregnandosedapotencialidade
dasalteraçõesintroduzidascomaentradaemvigordoCódigodeProΧ
cessoCivildeTrancaadasnotextoinconclusoasvozesagorase
transmudamnaimagemdaletraimpressaEoobjetivodessanarrativa
demiscelâneaséexpressaratraduçãoescritadasobservaçõesdoaluno
sempreemtorno daperguntaque foipontode fusãodatrama queele
armounaconjunçãodosrelatosProfessoracomoseaprendeisso
OalunosabiaquenãoeranafaculdadeDeláelevinhacomas
basesdateoriadoprocessodeláelevinhacomaleijásabedordadiΧ
reçãodadapelosprincípiosdaampladefesaedocontraditórioMasele
;/.:%).;/.:%&∀&(∀).%)%&−)%Π.+%&%∀)−012/&%∗)∃%2)12+/−)∃%+%∗)∃%∀4/12Ν∀/)∃%
nãoesgota Eramaisdoqueo princípiodaoralidadeEraa oralidade
2)∋)%∋+/)%+∃∃+12/&(%∗&%2)∋.1/2&56)%Ρ.∋&1&Esuasanotaçõesvieram
2&44+8&∗&∃%∗+%∀+48.1−&∃]
Oquefazer casonãose saibanahora sobrealgumalei oujuΧ
risprudênciacitadaSãotantasleisartigossúmulasOJsDá
umfrionabarrigaeummedoenormedefalharDevemsetreiΧ
narimprovisaçõesouissovemcomaexperiência
“respostadeumprofessorquetenhaacumuladovivênciasdo
∗/4+/−)%+∋%&−)% −&(;+Ι% ∃+Μ&% Π.+%+(+%∀4)2.4+%.∋&% 4+∃∀)∃−&% +∋,+,/∗&% ∗&%
EstetextosegueatemáticainiciadacomLOPESeaindaquesetenhafeitoadeliberadaearΧ
riscadaopçãodenãoexporabaseteóricaqueolastreiaparaalémdoritmodacrônicaoconfronto
entreoralidadeeletramentofundaseemONGeemGOODY

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT