Processos de reintegração de posse das escolas ocupadas pelos estudantes no Paraná: a ideologia burguesa do aparelho judiciário e policial

AutorPatrícia Correia de Paula Marcoccia - Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Rodrigo Diego de Souza
CargoUniversidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Ponta Grossa, PR, Brasil - Universidade Tuiuti do Paraná, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino, Programa de Pós...
Páginas374-382
374 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n2p374
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 374-382, maio/ago. 2019 ISSN 1982-0259
Processos de reintegração de posse das escolas
ocupadas pelos estudantes no Paraná: a ideologia
burguesa do aparelho judiciário e policial
Patrícia Correia de Paula Marcoccia1
https://orcid.org/0000-0001-5407-7685
Maria de Fátima Rodrigues Pereira2
https://orcid.org/0000-0002-8511-2313
ESPAÇO TEMÁTICO: CONFLITOS SOCIAIS, IDEOLOGIA, CULTURA E SERVIÇO SOCIAL
Recebido em 01.10.2018. Aprovado em 20.11.2018. Revisado em 29.04.2019.
Processos de reintegração de posse das escolas ocupadas pelos estudantes no Paraná: a ideologia
burguesa do aparelho judiciário e policial
Resumo: O objetivo deste artigo é interpelar e problematizar as razões avocadas para a reintegração das escolas estaduais do Paraná
pelos aparelhos jurídico e policial, levando em conta seu caráter ideológico. Os processos foram analisados à luz da teoria social marxista
e do método da economia política. Os procedimentos utilizados neste estudo são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental,
decorrente das ações de mandados de reintegração de posse por parte do Estado do Paraná. O estudo possibilitou apontar que as ações
de reintegração de posse das escolas ocupadas no Paraná, firmadas por meio dos especialistas do Estado burguês, apresentavam uma
inversão do real quando utilizavam o mesmo argumento dos estudantes secundaristas para solicitar a reintegração de posse forçada sob
a justificativa do cumprimento do direito à educação, ou seja, converteram as manifestações dos estudantes e a luta pelo direito à
educação em (des)obediência e assunto de força policial.
Palavras-chave: Processos de reintegração de posse. Ocupação das escolas. Estudantes. Ideologia burguesa. Aparelho judiciário e policial.
Processes of removing students that occupied schools in Paraná: The bourgeois ideology of the
judiciary and police
Abstract: This article questions and discusses the reasons the judiciary and the police offered in the court’s decision that instructed the removal
of students from occupied schools in the Brazilian state of Paraná, considering the decision’s ideological nature. The processes were analyzed
in the light of Marxist social theory and the approach of the political economy. The study used bibliographic research and documentary
research procedures, resulting from the court’s decision for the removal of the students in favor of a request of the state’s government. The
study pointed out that the acts of removing the students from the occupied schools in Paraná, guided by the decisions of specialists
representing the bourgeois state, presented an inversion of the real situation. The courts’ decision used, to remove the students by force, the
same arguments the high school students used to occupy the building: the right to education. That is, the judiciary and police apparatus
transformed the students’ demonstrations and the struggle for the right to education into (dis)obedience and a matter of police force.
Keywords: Processes of removal. Occupation of schools. Students. Bourgeois ideology. Judiciary and police apparatus.
1 Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Ponta Grossa, PR,
Brasil
2 Universidade Tuiuti do Paraná, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil
3 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica
e Tecnológica, Florianópolis, SC, Brasil
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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Rodrigo Diego de Souza3
https://orcid.org/0000-0002-4157-6116

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