O processo de coaching e o alcance de metas: o estudo de caso de um empreendimento de bebidas

AutorFranciele Maschio - Alessandra Costenaro Maciel - Daniel Knebel Baggio - Bruna Faccin Camargo
CargoGraduada em Administração. Fundação Meridional - IMED - Mestre em Administração. Fundação Meridional - IMED - Doutor em Contabilidade e Finanças. UNIZAR - Mestranda em Desenvolvimento. UNIJUI
Páginas69-84
Revista Global Manager
V. 15, N. 1, 2015
ISSN 1676-2819 - impresso| ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
O PROCESSO DE
COACHING E O ALCANCE DE METAS: O ESTUDO DE CASO DE
UM EMPREENDIMENTO DE BEBIDAS
Franciele Maschioa, Alessandra Costenaro Macielb, Daniel Knebel Baggioc, e Bruna Faccin
Camargo
d
,
a Graduada em Administração. Fundação Meridional IMED. posadministracao@imed.edu.br
b Mestre em Administração. Fundação Meridional IMED. alessandra.maciel@imed.edu.br
c Doutor em Contabilidade e Finanças. UNIZAR. danibaggio@gmail.com
d Mestranda em Desenvolvimento. UNIJUI. brunafaccinflor@hotmail.com
Informações de Submissão
Daniel Knebel Baggio;
Rua Pedro Americo, 600 - Ijuí - RS
-
CEP: 98700-000
.
Recebido em: 29/05
/2015
Aceito em
: 08/06/2015
Publicado em:
30/06/2015
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar como o
processo/programa coaching
contribui para o alcance das metas
organizacionais. Trata-se de um estudo de caso,
no qual buscou
compreender sobre a percepção da empresa e do cochee em relação
ao processo de coaching com vistas ao alcance
dos objetivos
organizacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
com um
roteiro não estruturado aplicado aos gestores que participaram do
processo e a gerente de Recursos Humanos como representante da
empresa. Os resultados demonstraram que existe convergências entre
a percepção da empresa e dos coachees com relação à ferramenta de
coaching.
Abstract
This study aims to analyze how the coaching process/training
contributes to the achievement of organizational goals. It is a case
study, which sought to understand about the
perception of the
company and cochee regarding the coaching process with a view to
achieve the organization goals. It is a qualitative research, with a
script unstructured applied to managers who
participated in the
process and the HR manager as a representative of the company. The
results showed that there is congruence between the perception of the
company and coachees regarding coaching tool.
Palavras-
chave
Desenvolvimento Profissional.
Coaching. Coache. Empresa
.
Keywords
Professional Development.
Coaching.
Coachee. Company
.
1 INTRODUÇÃO
Uma das primeiras teorias administrativas foi denominada como Escola da
Administração, orientada pela linha de pensamento de Taylor, a qual defendia que devia ser
encontrada uma maneira correta de realizar as tarefas, “a maneira certa”, e ela deveria ser
seguida como forma de melhor aproveitar o tempo e os recursos (LACOMBE, 2011).
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Atualmente esse tipo de teoria perdeu seu espaço, tendo em vista que o contexto
organizacional passou por mudanças, e as empresas que visam aumentar seu faturamento não
podem assim almejar que os funcionários desempenhem as suas tarefas sempre da mesma
forma, semelhante as máquinas, conforme a visão taylorista.
Para acompanhar este cenário se faz necessário que as empresas tenham mais do que
gerentes, tenham líderes, ou seja, além de possuir conhecimento técnico deverão possuir
capacidade de liderança, que consigam influenciar a equipe para que ela desenvolva o
trabalho de maneira eficaz (LACOMBE, 2011). Em busca do aperfeiçoamento dos seus
gestores, as empresas têm se utilizado da metodologia de coaching, a qual tem como objetivo
aumentar o seu desempenho a partir do aprimoramento das competências e habilidades dos
seus gestores.
A utilização da ferramenta de desenvolvimento gerencial (coaching) ainda é recente,
mas com o crescimento da inserção da mesma nas organizações fez com que se aumentasse o
interesse pelo tema e a quantidade de publicações sobre. Porém, ainda não se tem a dimensão
de quanto ela colabora para o desenvolvimento profissional e pessoal de quem participa do
coaching e dos seus impactos nos resultados organizacionais.
Este tipo de ferramenta de desenvolvimento gerencial pode ser um dos processos
utilizados pelas empresas que buscam aprimorar as habilidades dos profissionais da alta
gerência. No Brasil existem institutos como a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e o
Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) especializados na formação de profissionais de
Coaching, e que, através da troca de conhecimento e de ferramentas de desenvolvimento
humano, preparam os profissionais para que eles possam desenvolver a sua equipe, buscando
o melhor de cada liderado.
Diante disso, o presente estudo visa identificar a percepção da empresa com relação ao
processo de coaching como ferramenta de desenvolvimento de lideranças e a percepção do
coachee com relação ao mesmo, apontando pontos de convergência e divergência.
O presente artigo se estrutura em cinco partes: inicialmente realizou-se a introdução da
investigação e logo será apresentado o referencial teórico contemplando os principais estudos
norteadores. Seguidamente o artigo se completa com a metodologia, resultados e conclusões.

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