O Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação em Saúde no Município Brasileiro de Lages

AutorAnderson Chagas de Oliveira - Bruna Pereira Dondé - Ana Paula Veloso - Priscila Godinho da Silva - Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler
CargoUniversidade do Planalto Catarinense, Lages/SC, Brasil
Páginas254-271
254
OLIVEIRA, Anderson C. et al. O Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação em Saúde no...
O Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação em Saúde no
Município Brasileiro de Lages
The Process of Teaching and Learning in Health Education in the
Brazilian City of Lages
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p254
Anderson Chagas de Oliveira, Bruna Pereira Dondé, Ana Paula Veloso,
Priscila Godinho da Silva e Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler
Universidade do Planalto Catarinense, Lages/SC, Brasil
O processo ensino-aprendizagem ocorre em
variados contextos: nas escolas, universidades,
cursos técnicos, na área da saúde e dentre muitas
outras áreas. Quando pensamos a questão da edu-
cação em saúde, no Brasil - principalmente nas
Unidades Básicas de Saúde (UBS), é preciso in-
dagar como ocorre a relação entre a comunidade e
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que um instrumento pedagógico, caracterizando-
se também como uma ferramenta de emancipação
cultural e social. Dessa maneira, a pesquisa que deu
origem a este artigo teve como objetivo compreen-
der como acontece o processo de ensino e aprendi-
zagem em Educação em Saúde em uma Unidade
Básica de Saúde do município de Lages, estado de
Santa Catarina, tomando como referência o método
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de um questionário semiestruturado respondido por
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indicam a existência de vários obstáculos para que
ocorra um efetivo processo de ensino e aprendiza-
gem nas Unidades Básicas de Saúde.
Palavras-chave: educação em saúde – ensino e
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The teaching-learning process occurs in a
variety of contexts: in schools, universities, tech-
nical courses, in health and among many other
areas. When we think the issue of health educa-
tion in Brazil - especially at the Basic Health Units
(UBS - Portuguese initials), one must ask about the
relationship between the community and the pro-
fessionals. The Paulo Freire method is more than
a teaching tool; it can be also characterized as a
tool for cultural and social emancipation. Thus,
the research that gave rise to this paper aimed to
understand the process of teaching and learning in
Health Education in a Basic Health Unit in the city
of Lages, Santa Catarina, taking Paulo Freire’s
method as reference. Data collection was made
from a semi-structured questionnaire answered by
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cate the existence of several barriers for the oc-
currence of an effective teaching-learning process
within the Basic Health Units.
Keywords: health education - teaching and lear-
ning - Paulo Freire’s Method
Introdução
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tramos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas, universidades,
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tes plásticas, dentre muitas outras áreas.
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Revista de Ciências HUMANAS, v. 47, n. 2, p. 254-271, out. 2013
com o usuário, no desenvolvimento cotidiano de suas ativida-
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tenção de oferecer uma atuação focada nos princípios da vigilância em saúde.
Quando se pensa a questão da educação em saúde, realizada principalmente
nas Unidades Básicas de Saúde, deve-se questionar como ocorre essa relação
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aprendizagem em educação em saúde no seu contexto de trabalho.
Existem dois tipos de método para se fazer educação em saúde: o tradi-
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baixo (população); e o da educação popular em saúde, iniciada a partir da
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são os mediadores entre seus conhecimentos e aqueles oriundos da realidade
de cada comunidade.
O Sistema Único de Saúde é uma formulação política e organizacional
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seguir a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o ter-
ritório nacional, sob a responsabilidade das três esferas do governo: a federal,
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referem-se, ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recupe-
ração da saúde.
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terizando-se também como uma ferramenta de emancipação cultural e social.
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mento de uma práxis    
modos de pensar, dos fazeres das pessoas, de sua visão de mundo, assim como
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ciência esta que visa - assim como o método freireano - uma mudança do
ambiente social dos indivíduos para que possam adquirir mais autonomia,
independência e capacidade crítica a respeito dos problemas cotidianos, polí-
ticos e sociais.
Esse método é tão conhecido pelo fato de desconstruir o formato por meio
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seus estudos para atividades com trabalhadores e homens do campo, imple-
mentando seu método de forma a que as pessoas não só aprendessem a ler,
mas aprendessem a compreender o que acontecia ao seu redor, trazendo a rea-


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