Conceitos de informação e texto nas abordagens do ponto de vista cognitivo na ciência da informação e do processamento da informação na psicologia cognitiva ? uma visão interdisciplinar

AutorShirley Guimarães Pimenta
Páginas40-66
40
i Universidade de Brasília. shirleygpimenta@yahoo.com.br.
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. esp. 1 p. 40-66, 2012.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. esp.1, p.
40-66, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p40
CONCEITOS DE INFORMAÇÃO E TEXTO NAS ABORDAGENS DO PONTO DE
VISTA COGNITIVO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DO PROCESSAMENTO DA
INFORMAÇÃO NA PSICOLOGIA COGNITIVA UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
Shirley Guimarães Pimentai
Resumo: A interação entre usuário, informação e texto é de interesse da Ciência da Informação embora essa interação
tenha merecido insuficiente atenção na literatu ra. Esta questão é abordada no presente artigo cujo principal propósito é
contribuir na discussão da afinidade teórica entre o ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e a abordagem
do processamento da in formação na Psicologia Cognitiva. Inicialmente, a natureza interdiscip linar da Ciência da
Informação é disc utida e justificada como meio de aprofundamento e fortalecimento do seu arcabouço teórico, o que
ajuda a evitar estagnação e proporciona a manutenção do compasso com áreas relacionadas. Em segundo lugar, a
discussão tece considerações quanto ao Paradigma Cognitivo, o qual está na origem da abordagem do ponto de vista
cognitivo na Ciência da Informação. As implicações dess e paradigma para as ciências sociais são salientadas tendo em
vista a mudança de fo co do objeto ou sinal para o indivíduo. Além disso, debatida a noção de modelos de mundo, i.e.,
sistemas de categorias e conceitos que orienta a interação do indivíduo com seu meio. Em terceiro lugar, a suposição
teórica da abordagem do ponto de vista cognitivo é discutida com ênfase no conceito de ‘informação’ como
consequência de processos cognitivos bem como associado à noção de texto. A abordagem assinala a relevância do
entendimento da interação entre informação, texto e indivíduo, porém são observadas lacunas quanto a tal realce.
Utilizando-se de noções que são comuns a ambas as abordagens, propõe -se que algumas dessas lacunas possam ser
preenchidas. Finalmente, o co nceito de ‘texto’, seus principais elementos e estruturas são apresentados de acordo com
perspectiva de modelos de compreensão de texto na abordagem do processamento da informação. Como conclusão,
sugere-se qu e a aproximação do ponto de vista cognitivo e a da abordagem do processamento da informação pode
enriquecer e ser frutífera para Ciência da Informação e Psicologia Cognitiva, como por exemplo no desenvolvimento
de modelos de gestão da informação e do conhecimento mais efetivos e humanizados.
Palavras-chave: Informação. Texto. Processos cognitivos. Compreensão textual. Ponto d e Vista Cognitivo.
Processamento da Informação. Ciência da Informação.
THE COGNITIVE VIEWPOINT ON INFORMATION SCIENCE AND PROCESSING
INFORMATION IN COGNITIVE PSYCHOLOGY - A VISION FOR INTERDISCIPLINARY
Abstract: The interaction amongst the ‘user’, ‘information’, and ‘text’ is of interest to Information Science although it
has deserved insufficient attention in the literature. This iss ue is addressed by this paper whose main purpose is to
contribute to the discussion of theoretical affinity between the cognitive viewpoint in Information Science and the
information processing approach in Cognitive Psychology. Firstly, the interdisciplinary nature of Information Science
is discussed and justified as a means to deepen and strengthen its theoretical framework. Such interdisciplinarity helps
to avoid stagnation and keep pace with other disciplines. Secondly, the discussion takes into consideration the
cognitive paradigm, which originates the cognitive viewpoint approach in Information Science. It is highlighted that
the cognitive paradigm represented a change in the Social Sciences due to the shift of focus from the object and the
signal to the individual. Besides that, it sheds light to the notion of models of worlds, i.e., the systems of categories and
concepts that guid e the interaction between the individual and his/her environment. Thirdly, the theoretical
assumptions of the cognitive viewpoint approach are discussed, with emphasis on the concept of ‘information’, as
resulting of cognitive processes and as rel ated to the notion of ‘text’. This approach points out the relevance of
understanding the interaction amongst users, information, and text. However, it lacks further development. Using
notions wh ich are common to both approaches, some of the gaps can be fulfilled. Finally, the concept of ‘text’, its
constituents and structures are presented from the perspective of text comprehension models and according to the
information processing approach. As a concluding remark, it is suggested th at bringing together the cognitive
viewpoint and the information processing approach can be enriching and fruitful to the both Information Scien ce and
Cognitive Psychology, for example in the development of more effective and humanised information and knowledge
management models.
Keywords: Information. Text. C ognitive Processes. Text Comprehension. Cognitive Viewpoint. Information
Processing. Information Science.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
41
Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17 , n. esp. 1 p. 40-66, 2012.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo com o presente artigo é contribuir na discussão da afinidade e
aproximação teórica entre as abordagens do ponto de vista cognitivo na Ciência da
Informação e do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. O artigo integra parte
do referencial teórico de doutorado em andamento, no qual é adotada perspectiva
interdisciplinar na investigação da relação entre informação e estrutura de conhecimento no
processo cognitivo de resolução de problemas. O trabalho está dividido em sete seções, das
quais a primeira apresenta o sumário das discussões que seguem. Na segunda seção se discute
a natureza interdisciplinar na Ciência da Informação. Nessa seção busca-se justificar o recurso
a múltiplas abordagens de pesquisa como meio para aprofundamento e fortalecimento do
arcabouço teórico da ciência, evitando estagnação e proporcionando a manutenção do
compasso com áreas relacionadas. A terceira seção apresenta algumas considerações quanto
ao Paradigma Cognitivo (De MEY, 1992), cujos fundamentos orientaram o desenvolvimento
da abordagem do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação. A discussão aborda as
implicações do paradigma para o fazer científico uma vez que esse propõe a transferência de
foco do objeto ou sinal para o indivíduo e a ênfase na noção de modelos de mundo o qual
direciona a interação do indivíduo com seu meio. A quarta seção, traz breve histórico do
surgimento da abordagem do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação, bem como a
crítica a ele tecida. A quinta seção é dedicada à discussão do conceito de informação e de
como esse está atrelado à noção de texto dentro dessa abordagem (BELKIN, 1978;
BROOKES, 1980; INGWERSEN, 2002). A discussão avança no sentido de demonstrar que
embora relevante, a interação entre informação, texto e indivíduo não tem sido inteiramente
contemplada no escopo do ponto de vista cognitivo e em outros campos como comportamento
de uso da informação e estudo de usuários (PETTIGREW et al. 2002). Nesse sentido, são
apontadas algumas lacunas conceituais as quais podem ser preenchidas recorrendo-se aos
desenvolvimentos teóricos da Psicologia Cognitiva. Portanto, a finalidade com a sexta seção é
apresentar o conceito de texto sob a ótica de modelos de compreensão de texto ensejada no
escopo da abordagem do processamento da informação. Assim, é descrita um modelo de
estrutura textual, a qual tem na proposição sua unidade básica de significado na linguagem
(KINTSCH; VAN DIJK, 1978).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT