Problematizações das tecnologias digitais na formação do professor de história no contexto amazônico

AutorLeonardo Zenha Cordeiro, Renato Pinheiro da Costa
Páginas228-248
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 228-248, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318 229/345
RESUMO
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em diferentes usos das tecnologias digitais de informação e comunicação, elegendo como ponto de
partida para essa problematização o trabalho docente em contextos diferenciados da Amazônia. Foi
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contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na formação de professores?
Como resultado, chegamos ao entendimento de que as tecnologias são consequências do processo
de evolução da sociedade e que sua aplicação abrange aspectos do desenvolvimento em diversos
setores, estando ligado à melhoria da qualidade de vida da população. Desse modo, a educação é
o campo em que seu emprego pode ser difundido, havendo então necessidade de investimento na
formação de professores nessa área do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE
Tecnologias digitais. Ensino de história. Formação de professores.
ABSTRACT
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digital information and communication technologies (DICTs), and brings into discussion the work of
history teachers in singular contexts of the Amazon region. Its starting point is a theoretical literature
review on DICTs and their involvement in the social history of the Xingu region in the Amazon, in order to
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met in the context of TDICs aimed at teachers’ training? As a result of this examination, we reached the
understanding that technologies are the result of the evolutionary process of society, and their application
covers aspects of development in many sectors linked to the improvement of the population’s quality of
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to invest in teachers’ training in this branch of knowledge.
KEYWORDS
Digital technologies. History teaching. Teachers’ training.
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 228-248, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318 230/345
Leonardo Zenha Cordeiro e Renato Pinheiro da Costa
Na contemporaneidade, é comum presenciar que as relações passaram a ser
mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
Desse modo, convém dizer que as mídias digitais são dispositivos propiciadores
dessa aproximação entre as pessoas, seja no contexto do trabalho, seja no da família
e das instituições. As TDICs se tornaram parte das relações sociais por oportunizarem
o estabelecimento de laços entre as pessoas.
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tendência à medida que as mídias, como jornal, televisão, telefone, rádio e internet,
começavam a ser introduzidas como um elo que ligava as pessoas por meio das
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Na chegada do século XXI, a abertura do mercado para o campo das
comunicações, aliadas aos recursos digitais, fez com que se acelerasse o
crescimento das TDICs, propiciando o surgimento de redes de relacionamento
baseadas em conexões na modernidade líquida, como destaca Bauman (2004), e
também o crescimento do investimento em inovações tecnológicas que possibilitam
à humanidade realizar procedimentos antes impossíveis, como o desenvolvimento
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biotecnologia e da saúde; a elaboração de projetos arrojados de engenharia; a
realização de experimentos com nanotecnologia; e tantas outras áreas em que a
tecnologia digital está presente, como política, economia, transportes e educação.
O crescimento do setor de tecnologia de informação e comunicação, com
ênfase no digital, é uma constante e ocorreu graças às possibilidades de aplicação
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escala, o que é muito importante para a roda da economia continuar girando. Esse
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na vida das pessoas, como aponta Kerckhove (2009). A cada mensagem enviada,
diversos procedimentos são realizados em “rede” (CASTELLS, 1999), informações
são produzidas e distribuídas. São as TDICs sendo empregadas e, dessa forma, o
mundo se torna mais conectado em uma rede considerada de inovação, de trocas e
compartilhamento e, principalmente, de desenvolvimento econômico e social.
O avanço das TDICs, com emprego em muitos campos do desenvolvimento
humano/técnico/cultural, é uma conquista e se relaciona à realização de projetos
inovadores, grandiosos e de transformações. Entretanto, a tecnologia de ponta está
estritamente relacionada com o investimento, em função da necessidade de lucro.
Dessa forma, as empresas só investem em setores e serviços que lhes podem dar
retorno de capital. Assim, por exemplo, a indústria farmacêutica provavelmente não
investirá milhões de reais na pesquisa da cura para uma doença que atinja apenas
0,001% da população de um país, uma vez que, para o mercado, o lucro tem mais valor
do que a vida. O mesmo ocorre em outros contextos, como, por exemplo, a falta de
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municípios menores ou naqueles em que a compra de smartphones, computadores e
aparelhos que se conectem à rede digital não garanta a paridade com o investimento.
Desse modo, são criadas as periferias, no contexto das tecnologias, situação em que
cidades, regiões, grupos e categorias sociais sobrevivem com as sobras das camadas
mais privilegiadas.
Se olharmos para ambientes como a região amazônica, em especial regiões
como o sudoeste do estado do Pará, encontraremos comunidades e até cidades quase
totalmente isoladas, sem comunicação com o resto do mundo, por não terem acesso

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