Privacidade, ética e informação: uma reflexão filosófica sobre os dilemas no contexto das redes sociais

AutorGrace Quaresma Fugazza, Gustavo Silva Saldanha
Páginas93-103
91
v. 22, n. 50, 2017.
p. 91-101
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.50, p.
91-101, set./dez., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p91
Privacidade, ética e informação: uma reflexão filosófica
sobre os dilemas no contexto das redes sociais
Privacy, ethics and information: a philosophical reflection on the
informational ethics dilemmas in the context of social networks
Grace Quaresma FUGAZZA (gracefugazza@gmail.com)*
Gustavo Silva SALDANHA (saldanhaquim@gmail.com)**
* Bacharela em Biblioteconomia UNIRIO.
** Pesquisador IBICT; Professor UNIRIO/IBICT.
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre os dilemas do direito à privacidade no contexto das redes
sociais no âmbito da vivência da democracia no ciberespaço, problematizando a efetividade
da garantia de proteção da privacidade dos internautas, na valorização dos princípios da
liberdade e autonomia no ambiente da Internet. Indica as diversas legislações de escopos
nacional e internacional que garantem o dir eito à privacidade e proteção de dados pessoais
dos cidadãos. Revisa a literatura de ética informacional, associando este domínio do
conhecimento ao conceito de privacidade e ao contexto das redes sociais, discutindo a
construção de conceitos que norteiam e que es tão diretamente envolvidos com os domínios
afins. Considera, a partir dos aportes da filosofia da informação, que a personalização de
conteúdos operacionalizada pelas empresas digitais, em troca da ampla liberdade de acesso
aos dados pessoais de seus usuários, ameaça os princípios de autonomia e liberdade no
ciberespaço. Observa que a investiga ção de dados pessoais é feita também entre os próprios
indivíduos como um reflexo da atua l cultura de transparência Atenta para a necessidade
de proteção ética e legal dos dados digitais dos internautas, visando à salvagua rda autônoma
de sua identidade digital.
Palavras-chaves: Privacidade. Ética da informação. Redes sociais. Filosofia da Informação.
Cultura digital.
Abstract
This article aims to reflect on the dilemmas of the right to privacy in the context of social
networks regarding the experience of d emocracy in cyberspace, by problematizing the
effectiveness of guaranteeing the protection of the privacy of Internet users, in the
appreciation of the principles of freedom and autonomy in the Internet environment. It
indicates the various national and international legislation that guarantee the citizens' right
to privacy and protection of personal data. It reviews the literature of informational ethics,
associating this domain of knowledge with the concept of privacy and the context of social
networks, discussing the construction of concepts that guide and are directly involved with
the domains of informational ethics. Critically considers that the customization of content
operated by digital companies, in exchange for the broad freedom of access to the personal
data of its users, threatens the principles of autonomy and freedom in cyberspace. It notices
that the investigation of personal data is also done amon g individuals themselves, as a
reflection of the current culture of "transparency". Highl ights of the need for ethical and legal
protection of the digital data of Internet users, aiming at the autonomous safeguarding of
their digital identity.
Keywords: Privacy. Information ethics. Social networks . Information Philosophy. Digital
culture.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
08/03/2017
Aceito em:
25/06/2017

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