Pretensão de mudanças

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas114-116

Page 114

"Para que as coisas permanecem iguais, é preciso que tudo mude" disse o Príncipe Falconieri, personagem de "O Leopardo" de Giuseppe di Lampedusa.

As transformações de variadíssima ordem presentes nas sociedades modernas implicam em que algumas concepções, conceitos ou instituições periodicamente careçam de serem revistas.

As condições do mundo atual se modiicam com invulgar frequência e, atualmente, mediante enorme grande velocidade. Isso, entretanto, nem sempre e necessariamente signiica revolução, evolução ou progresso.

Impulsão histórica

Os acontecimentos diuturnos impulsionam-se pelas sequências dos eventos.

Um determina o outro, sendo delagrado pelo antecedente. Nenhum país ou Estado parte do equilíbrio planejado: isso se explica em razão da sucessão das eventualidades históricas que vão se superpondo uma às outras e ditando as regras a serem seguidas.

Algumas melhoras sobrevieram, pelo menos em relação à tecnologia. Avança devido ao lucro imediato produzido. Enseja conforto inevitável, comprometedor e em evidência: caso os homens politizados desejem, quase tudo é possível fazer.

Desigualdades nacionais

Como nas nações subsistem desigualdades indesejadas e impõem correções institucionais a serem promovidas, destarte é natural que o povo diuturnamente sonhe com essas transformações.

Sem essa quimera onírica dos humilhados, sobreviria a ruptura da ordem social. É natural que todos pareçam apoiar as mudanças sonhadas, importando efetivamente apurar quem as deseja e quem está do outro lado.

Quem desfruta desse bem-estar julga que o sistema é ideal e não endossa quaisquer alterações no status quo, temeroso de perder privilégios. Ao contrário, os demais querem as modiicações para ver se melhoram de situação.

Inovação assustadora

A novidade assusta o intimidado, ele perde sua tranquilidade e teme o novo. Os mais velhos, acuados com as modiicações, não têm a segurança que antes os cercava e assim optam por rejeitar quaisquer novidades que não compreendam.

Tornam difícil separar o que é bom do que é mal para as gerações mais jovens.

Consectários políticos

Politicamente, a novidade tem grande apelo popular. Ainda que ele ignore ser passível de realização, agrada ao povo a promessa por parte dos governos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT