Presunções presentes

Autor:Wladimir Novaes Martinez
Páginas:160-162
Cargo del Autor:Advogado especialista em Direito Previdenciário
 
ÍNDICE
EXTRACTO GRATUITO

Page 160

Não são muitas nem tão claras ou efetivas as presunções presentes em direito excepcional, principalmente por se tratar de área na qual o fundamento da pretensão ao benefício é a prova material exaustiva, inequívoca e real da exposição aos agentes nocivos. Mas, algumas considerações podem ser expendidas em favor de quem tem dificuldades para convencer o INSS da existência dos pressupostos legais.

321. Incapacidade para o serviço

Assim, o segurado acometido de doença profissional, doença do trabalho ou vítima de acidente do trabalho — embora causa possivelmente efetiva — não pode alegar a incapacidade deflagradora do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez como prova da exposição aos agentes nocivos. Claro que isso será um formidável indício lógico.

Terá de demonstrar a existência do risco com o DIRBEN 8030, laudo técnico ou perfil profissiográfico, e a partir de 1º.1.04, com o PPP. O simples risco não se confunde com o sinistro e quando este sobrevém desaparece o direito à aposentadoria especial.

322. Adicional trabalhista

O direito aos adicionais laborais de penosidade, insalubridade ou periculosi-dade, desembolsados pelo empregador, não é garantia do direito à aposentadoria especial.

Normas trabalhistas são fontes formais de Direito Previdenciário, mas a autarquia federal tem o poder de império para decidir sobre a presença dos agentes nocivos. Porém, verificações físicas determinadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e promovidas por pessoas habilitadas prestam-se para o convencimento do INSS.

323. Aposentadoria especial

Da mesma forma, a concessão da aposentadoria especial não gera para o trabalhador a certeza da obtenção do adicional trabalhista, que, embora muito assemelhadas, segue as orientações da legislação do trabalho.

Page 161

324. Recolhimento da contribuição

O fato de a empresa estar aportando as contribuições exigidas pela Lei n.
9.732/98 é um fortíssimo indício de exposição aos agentes nocivos por parte dos seus empregados, mas não necessariamente a certeza do direito à aposentadoria especial.

325. Concessão do benefício

Se o benefício foi...

Para continuar leyendo

SOLICITA TU PRUEBA GRATIS