Prefácio da 2a edição

Autor:José Fiker
Ocupação do Autor:Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas:13-14
 
TRECHO GRÁTIS

Page 13

A objetividade, conjugada à linguagem clara, “vulgar, mas não chula”, como alerta HÉLIO TORNAGHI (Coment.aoCód.deProc.Civil, vol. 1, p. 454), que caracterizou a 1a edição deste livro, confirmaram a expectativa dos autores deste livro à nova impressão, revista e atualizada, em consonância com a legislação mais recente (Código de Defesa do Consumidor, Lei de Arbitragem e novo Código Civil).

Esta obra, que pode ser classificada de inédita, apresenta nesta 2a edição aumentada, melhorada e atualizada, orientação preciosa aos que atuam no setor da perícia de engenharia. Não é demais ressaltar que seus autores, peritos de larga experiência no foro judicial e de invejável renome, constituem referências nacionais em matéria pericial. É certo que os ensinamentos apresentados com acuidade e apropriada didática se concentram, especificamente, na área da engenharia. Mas também certo é que seus ensinamentos são perfeitamente válidos e merecem irrestrita obediência por parte dos profissionais que atuam em outras áreas, como da medicina, da química, da física, da biologia, de preservação ambiental, da imprensa, da informativa, da música e de outras mais. Noutras palavras, a estrutura do laudo pericial que é exibida nesta obra oferece modelo apropriado à ampla adaptação de trabalhos que se desenvolvem em outros ramos da ciência exata, cada vez mais caleidoscópica, mais complexa, mais específica e, por via de consequência, menos suscetível ao exercício do perfeito controle ético.

Page 14

Nesta época de galopantes avanços da tecnologia, regras tradicionais do comportamento humano, dentro e fora do âmbito familiar, foram atropeladas, contaminando, não mui raramente, a conduta de peritos e de advogados, que operam simultaneamente na composição da prestação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO