Prefácio

AutorJadir Cirqueira de Souza
Páginas9-10

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Quando recebi o convite do Dr. Jadir Cirqueira de Souza para prefaciar seu livro “VIOLÊNCIA ESCOLAR”, fiquei feliz, honrada, sentindo-me também privilegiada.

Feliz, porque o convite destacou-me entre tantos e excelentes profissionais que atuam na área do Direito; honrada, porque conheço há muito o autor e o tenho no mais alto conceito, como profissional sério, justo, competente, estudioso, pesquisador, cientista e como pessoa íntegra, humana, amiga e extremamente fiel; privilegiada, porque poderia, como de fato pude, conhecer, por primeiro, a obra do escritor, que é, para mim, Promotor de Justiça por profissão, Educador por vocação e opção e Escritor por missão.

Como membro do Ministério Público, o autor atuou por muitos anos junto à Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia, sendo profundo conhecedor da Constituição Federal, do ECA e demais Legislações pertinentes à Criança, ao Adolescente e à Educação como um todo, pois é, também, Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Por isto conseguiu, unindo a Ciência e a Experiência, a Teoria e a Prática, conciliar e sintetizar, com muita precisão, a Educação e o Direito, demonstrando que as duas áreas entrelaçadas e atuando em harmonia, no estudo aprofundado do tema violência escolar, podem auxiliar na solução dos problemas de indisciplina escolar e de prática de atos infracionais, resultando, assim, na melhoria do ensino.

A obra inicia traçando um pormenorizado histórico da Educação no Brasil, destacando os fatos que sempre contribuíram para a existência de atos infracionais no âmbito escolar e de graves situações de indisciplina que prejudicam o ensino e causam problemas sociais, envolvendo corpo docente, discente, pais de alunos e comunidades escolares.

Trata, ainda, com profundidade, do grave, mas nem sempre citado, problema da dupla vitimização de grande parte dos alunos de nossas escolas, os quais, além de sofrerem maus-tratos por parte da família e da socie-

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dade, são ainda atingidos e prejudicados pela ausência e/ou insuficiência das redes municipais de proteção integral, tendo o também a coragem de destacar e demonstrar que os avanços no plano das políticas públicas educacionais e no âmbito de proteção integral da criança e do adolescente são sempre muito tímidos e sem o necessário interesse político.

Destaca, com maestria, que as situações referentes à indisciplina escolar devem ser discutidas...

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