Prefácio

AutorSidney Bittencourt
Páginas13-16

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Fiquei muito feliz quando recebi o convite do grande amigo Sidney Bitten-court. Em primeiro lugar por admirá-lo pela sua grande produção literária e por vê-lo publicar mais uma obra de grande utilidade. Em segundo lugar, pela oportunidade de refletir sobre um tema com o qual lidei durante toda a minha vida profissional, tanto como contratante, ao longo de 20 anos, quanto como contratado, papel que já desempenho no mercado há mais de 15 anos.

Nessa reflexão, tento identificar o lado mais confortável para atuar, e logo percebo que ele não existe. As preocupações, embora diferentes, são igualmente complexas e importantes. Por essa razão, parabenizo o amigo pela escolha do tema, que beneficia a tantos.

Iniciei minha carreira em TI no papel de contratante, no qual minha preocupação era fazer uma contratação que agregasse um valor público real, o que me exigia entender a organização, seu papel na sociedade, seus planos de curto e longo prazo, o mercado, para então especificar o objeto e selecionar a proposta de preço justo, capaz de garantir a entrega, com a qualidade adequada e no prazo esperado.

Nos últimos anos, no papel de contratado, minha preocupação era perceber se o objeto da contratação expressava a real necessidade da organização, se os instrumentos contratuais eram capazes de garantir um entendimento comum do objeto a contratar e se esse objeto estava adequadamente dimensionado em termos de tamanho e expectativa de prazo e custo.

Quando todas essas questões ficavam bem resolvidas, ainda restava a dúvida se a organização, e principalmente as pessoas que nela trabalhavam, compreendiam e estavam motivadas a participar do esforço de execução do projeto. Projetos dessa natureza normalmente alteram a rotina da organização, introduzem novos conceitos, novas práticas, novas ferramentas e provocam grandes mudanças nos hábitos de trabalho. A essas mudanças todos os seres humanos reagem naturalmente.1

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Ao lidar por tantas vezes com esse tipo de atividade e de tanto pedir ajuda a tantos, tive a convicção de que uma contratação de bens e serviços de informática/tecnologia da informação é um tema multidisciplinar. Para ser bem feita e atender às reais necessidades do órgão público, o ideal seria dispor de uma equipe formada por técnicos de TI, de suas diferentes áreas, por pessoas com conhecimento jurídico e financeiro, além de pessoas que conheçam e possuam um perfeito entendimento das necessidades do órgão público.

Esta obra...

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