Práticas de ensino em direito e literatura

AutorSérgio Branco
Páginas57-68
Práticas de ensino em direito e literatura
SÉRGIO BRANCO
I
Em 1969, Anísio Teixeira se perguntou, em seu livro Educação e o mundo mo-
derno, que coisas haveria então que pudessem sugerir o que seria a escola do
futuro. E ele mesmo respondeu: “[a] sua escola de amanhã lembrará muito mais
um laboratório, uma o cina, uma estação de TV do que a escola de ontem e
ainda de hoje”.1
No entanto, como é facilmente veri cável, a crença de Anísio Teixeira não
se concretizou (a menos que não tenhamos atingido o amanhã por ele profetiza-
do). De fato, ao analisar a citação acima, o educador Marcus Tavares comenta:
“[à] primeira vista, pode -se dizer que a escola dos dias atuais pouco mudou
em relação à de 1969. Sua estrutura física nada se assemelha a um laboratório
ou a uma estação de rádio ou TV, como vislumbrava Anísio Teixeira. Muitos
professores ainda continuam desempenhando sua função da mesma forma que
seus antecessores (...).”2
A prática demonstra que, mesmo hoje, a educação (incluindo -se, necessa-
riamente, a educação jurídica) é aquela fundada na aula expositiva e no conteúdo
tornado disponível por meio de textos impressos. Ocorre que, diante de todas as
mudanças tecnológicas, o processo de construção do conhecimento não deveria
se limitar aos mecanismos tradicionais. Aparentemente, todos sabem disso. Mas
também aparentemente muito pouco tem sido feito para mudar esse cenário.
Como exemplo concreto dos anseios de Anísio Teixeira, Lawrence Lessig
descreve, em seu livro Cultura livre, o projeto de Daley e Stephanie Barish, do
Instituto para Alfabetização Multimídia (Institute for Multimedia Literacy), para
uma escola de classe social baixa de Los Angeles. Segundo Lessig, do ponto de
vista tradicional da educação, a escola era um fracasso. Mas Daley e Stephanie
criaram uma atividade que consistia em fazer os alunos se expressarem por meio
1 TEIXEIRA, Anísio. Mestres do amanhã. Apud TAVARES, Marcus. A linguagem televisiva na sala de aula.
Rio de Janeiro: Luminária Academia, 2009. P. 13.
2 TAVARES, Marcus. Op. Cit. P. 13.

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