A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0

AutorRonaldo Ferreira Araújo
CargoUniversidade Federal de Alagoas
Páginas129-156
129
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ci ência da informação, v. 18, n. 36, p.
129-156, jan./abr., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p129
A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia:
interação e colaboração no contexto da web 2.0
Applying web 2.0 resources to librarianship education
Ronaldo Ferreira Araújo1
RESUMO
Apresenta breves considerações sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação
no trabalho docente do ensino de Biblioteconomia no Brasil e aborda a prática pedagógica na
área a partir dos suportes tecnológicos com ênfase no uso de recursos da web 2.0 para apoio ao
processo de ensino e aprendizagem. Descreve um experimento, baseado em uma prática
pedagógica interativa, desenvolvido durante a realização da disciplina )nformática aplicada {
Biblioteconomia )) do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL) no primeiro semestre do ano de 2011. Por meio de uma a bordagem
netnográfica, as discussões em torno da disciplina postadas no microblog Twitter foram
monitoradas com o propósito de a veriguar a possibilidade do uso de recursos da web 2.0 como
aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Ao todo foram identificados 514 tweets e pelo
perfil de compartilhamento (distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do
dia) e das conversações estabelecidas (m entions, replies, e retweets) considera-se que a
ferramenta utilizada confirma a lógica de um recurso baseado no contexto da web 2.0, que por
sua premissa de interação e colaboração, facilita a participação e engajamento dos alunos na
disciplina. Identificou-se, também, a aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto
discutido ultrapassa as limitações espaço-tempo da sa la de aula, bem como o envolvimento
ativo e o exercício da autonomia por parte dos alunos. Conclui-se que, pensar a educação no
contexto de uma constante evolução tecnológica leva a o reconhecimento das alterações
significativas das práticas pedagógicas, o que exige a contínua reformulação do traba lho
docente.
PALAVRAS-CHAVE: Prática pedagógica. Ensino de Biblioteconomia. Web 2.0. Twitter.
1Universidade Federal de Alagoas - ronaldfa@gmail.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
02/08/2012
Aceito em:
01/03/2013
v. 18, n. 36, 2013.
p. 129-156
ISSN 1518-2924
130
ABSTRACT
This paper presents brief remarks on the integration of information and communication
technologies in librarianship education in Brazil and discusses the pedagogical practice using
the technological supports, with emphasis on the use of web 2.0 resources within the process of
teaching and learning. In order to contribute to such discussion, this paper describes a n
experiment based on an interactive pedagogical practice developed during the course
"Informatics applied to librarianship II" of the Library Science undergraduate program of the
Federal University of Alagoas (UFAL), offered in the first semester of 2011. Through a
netnographic approach, the comments about the course, posted on the microblogging site
Twitter, were monitored in order to investigate the possibility of using Web 2.0 resources as a
methodological approach to teaching. In sum, it was identified 514 tweets and profiles sharing
(distribution of messages per month, day of week and time of occurrence) and set of talks
(mentions, replies and retweets). It can be inferred that the tool used confirms the logic of an
action in the context of Web 2.0, respecting its premises of interaction and collaboration, and
stimulates participation and engagement of the students towards the discipline. Also, it was
noticed a distributive and continuous learning in which the subject discussed surpasses the
classroom limitations of space-time, as well as the active involvement and exercise of autonomy
by the students. We conclude that reflecting on education in relation to this time of evolving
technologies, changes significantly the teaching practices and requires attitudes toward s a
continuous reformulation of teaching.
KEYWORDS: Education practice. Librarianship education. Web 2.0. Twitter.
1 INTRODUÇÃO
Mesmo com algumas discordâncias pontuais, já é possível perceber certo
consenso sobre um conjunto relativamente homogêneo de características que
situa as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de
aprendizagem e que lhes atribui uma dimensão prática adaptada aos dias atuais
e às demandas por universalização de processos de ensino.
Refletir sobre a apropriação e o uso das TICs na educação é
necessariamente repensar o papel do professor no trabalho docente e,
consequentemente, sua prática pedagógica, o qual em um cenário de constante
avanço tecnológico é cada vez mais alterado para uma lógica que tende a
condizer com as manifestações de uma sociedade em rede (CASTELLS, 2002) ou
mesmo sociedade da informação (MATTELART, 2006).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT