Gênero e Povos Indígenas

AutorTania Regina Zimmermann
CargoProfessora titular no curso de História e no Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Amambai, MS, Brasil
Páginas315-319
1807-1384.2014v11n1p315
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
RESENHA- REVIEW-RESEÑA
GÊNERO E POVOS INDÍGENAS
GENDER AND INDIGENOUS PEOPLES
GÉNERO Y PUEBLOS INDÍGENAS
SACCHI, Ângela; GRAMKOW, Márcia Maria (orgs.) Gênero e Povos Indígenas. Rio
de Janeiro: Brasília, Museu do Índio/GIZ/FUNAI, 2012, 272 p.
Angela Célia Sacchi é doutora em Antropologia pela Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE) e esteve na Coordenação Geral de Promoção ao
Etnodesenvolvimento na Fundação Nacional do Índio/FUNAI em Brasília.
Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/PNPD - Capes, na
Universidade Federal de Goiás/UFG. Márcia Maria Gramkow é doutora em
Antropologia pela Universidade de Brasília (Unb) e atua como assessora na
Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), no Programa de Proteção e
Gestão Sustentável das Florestas Tropicais e na Linha de Ação, Demarcação e
Proteção de Terras Indígenas em Brasília. Ela é autora de várias obras sobre
etnologia indígena, antropologia de gênero, políticas públicas e povos indígenas.
A organização desta obra surgiu da necessidade de novas reflexões sobre as
questões de gênero no contexto dos povos indígenas e a reunião dos textos está
relacionada a eventos importantes do cenário acadêmico brasileiro, a saber, a
27°Reunião Brasileira de Antropologia e Fazendo nero 9: Diásporas,
Diversidades, Deslocamentos.
Através destas pesquisas foi possível ampliar o campo da etnologia indígena,
pois aquela produzida no Brasil até a década de 1980 se constituiu por um olhar e
um tipo de abordagem determinados por categorias e conceitos advindos de outros
contextos etnográficos, a saber os ocidentais colonialistas. Importante aqui ressaltar

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT