Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico

Autor:Fabio Antonio Sartori Piran - Fabiano de Lima Nunes - Marcos Antonio de Souza - Adão Alberto Blanco Nunes
Cargo:Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale dos Sinos - Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade do Vale dos Sinos - Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Páginas:81-98
RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar como a gestão de custos apoia a integração entre posicionamento estratégico e estratégia de manufatura, em uma subsidiária brasileira de uma empresa alemã, que atua no segmento metal mecânico. Trata-se de um estudo de caso único desenvolvido em uma empresa multinacional, com filial no estado do Rio Grande do Sul. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas,... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n28p81
81
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 81
-98,
jan./abr. 2016
Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos:
estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico
Strategic positioning, manufacturing strategies and cost management: case study in a
company of metal mechanic segment
Posicionamiento estratégico, estrategias de fabricación y administración de costos: un
estudio de caso sobre la empresa de segmento metal mecánica
Fabio Antonio Sartori Piran
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale dos Sinos
Professor Assistente na Universidade FEEVALE
Endereço: ERS 239, n 2755, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Bairro Vila Nova
CEP: 93525-075 - Novo Hamburgo /RS - Brasil
E-mail: fabiopiran@feevale.br
Telefone: + 55 (51) 3586-8800
Adão Alberto Blanco Nunes
Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade do Vale
do Rio dos Sinos (Unisinos)
Professor da Faculdade Porto Alegrense (FAPA)
Endereço: Avenida Manoel Elias, n 2.001, Morro Santana
CEP: 91240-261 Porto Alegre/RS - Brasil
E-ma il: albertoblanco.n@bol.com. br
Fone: + 55 (51)3382-8282
Marcos Antonio de Souza
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Endereço: Av. Unisinos, n 950, Econômicas, Sala 5A408, Bairro Cristo Rei
CEP: 93022-000 - São Leopoldo/RS - Brasil
E-mail: marcosas@unisinos.br
Telefone: + 55 (51) 3037-1000, Ramal 1569 ou + (55) (51) 8246-6000
Fabiano de Lima Nunes
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale dos Sinos
Professor Assistente na Universidade FEEVALE
Endereço: ERS 239, n 2755, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Bairro Vila Nova
CEP: 93525-075 - Novo Hamburgo/RS - Brasil
E-mail: fabianonunes@feevale.br
Telefone: + 55 (51) 3586-8800
Artigo recebido em 24/02/2016. Revisado por pares em 30/03/2016. Reformulado em
20/04/2016. Recomendado para publicação em 16/05/2016 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 14/06/2016.
Fabio Antonio Sartori Piran, Adão Alberto Blanco Nunes, Marcos Antonio de Souza e Fabiano de Lima Nunes
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 81-98, jan./abr.201
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Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como a gestão de custos apoia a integração entre
posicionamento estratégico e estratégia de manufatura, em uma subsidiária brasileira de uma
empresa alemã, que atua no segmento metal mecânico. Trata-se de um estudo de caso único
desenvolvido em uma empresa multinacional, com filial no estado do Rio Grande do Sul. Para
coleta de dados foram realizadas entrevistas, análise documental e observação direta na
organização objeto de estudo. Dentre os principais resultados constatou-se que a empresa
compete na estratégia de diferenciação na sua principal linha de produtos, e existe forte
competição por liderança de custos entre as subsidiárias da organização, o que sugere
características da estratégia híbrida. A empresa adotou a estratégia de manufatura enxuta e
fábricas focalizadas, e utiliza a gestão de custos como principal ferramenta para
gerenciamento das melhorias realizadas. Também utiliza o custeio padrão, meta e kaizen para
contro le gerencial.
Palavras-chave: Posicionamento estratégico. Estratégias de manufatura. Gestão de custos.
Abstract
The objective of this article is to examine how cost management can support the integration of
strategic positioning and manufacturing strategy in a company engaged in the metal mechanic
segment. This is a single case study with a qualitative and descriptive approach developed in a
multinational company with a branch in the state of Rio Grande do Sul. The data collection
company was realized with interviews, document analysis and direct observation in the
organization object of study. Among the main results we found that the company competes in
the differentiation strategy in its main product line, and there is a strong competition for cost
leadership among the subsidiaries of the organization, suggesting characteristics of hybrid
strategy. The company adopted the strategy of lean manufacturing and focused factories, and
using cost management as the primary tool for managing these improvements. Also uses
standard costing, target and kaizen for management control.
Keywords: Strategic positioning. Manufacturing strategies. Cost management.
Resumen
El propósito de este artículo es analizar cómo la gestión de costos apoya la integración entre
el posicionamiento estratégico y la estrategia de fabricación de una filial brasileña de una
empresa alemana dedicada a la serie de sesiones de metal mecánica. Se trata de un estudio de
caso único convertido en una empresa multinacional con una rama en el estado de Rio Grande
do Sul. Para se llevaron a cabo entrevistas de recopilación de datos, análisis de documentos y
observación directa en la organización estudiada. Entre los principales resultados se encontró
que la empresa compite en la estrategia de diferenciación en su línea de productos principales,
y existe una fuerte competencia por el lidérense de costos entre las filiales de la organización,
lo que sugiere característica de la estrategia híbrida. La empresa adoptó la estrategia de
eficiencia en la fabricación y las fábricas enfocad os, y utiliza los costes de gestión como la
principal herramienta para la gestión de las mejoras. También ut iliza el costeo estándar,
objetivo y kaizen para el control de la gestión.
Palabras clave: Posicionamiento estratégico. Estrategias de fabricación. Gestión estratégica
de costos

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