Posfácio

AutorGlauber Moreno Talavera
Ocupação do AutorExecutivo corporativo em São Paulo; Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP
Páginas263-264

Page 263

Jovem e brilhante jurista, afinado com os problemas do seu tempo e já com apreciável produção de literatura jurídica, mergulha no estudo da natureza jurídica dos juros e da comissão de permanência no direito brasileiro do país, sinalizando, desde logo, seu propósito de demonstrar que, malgrado controvertido, os atos normativos regularmente expedidos pelo Conselho Monetário Nacional conferiram sustentação à utilização da aludida comissão.

Envereda, o autor, no alentado estudo pela origem, peculiaridades e fundamentos da comissão de permanência, numa linguagem técnica acessível e clara, na senda, como ele próprio anuncia, de identificar os pontos de convergência entre o direito e a economia.

Didática e elucidativa é a sua convicção no sentido de que a comissão de permanência é espécie do gênero juros, mas juros compensatórios que abrangem os juros remuneratórios e os moratórios.

Como o próprio autor previne, o tema é objeto de discussão freqüente no Poder Judiciário, onde chegam numerosos casos sobre o tema. Apesar disso, a literatura a respeito é escassa, contando talvez com um único livro, de autoria de Edgar Fernando Barbosa, publicado pela Editora Juruá.

A escassez de obras torna mais árdua e difícil a tarefa do pesquisador, mas o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT