Políticas públicas de redução dos acidentes de trânsito: análise multivariada na BR-101 em Alagoas

AutorFabio Henrique Guttoski Lemos, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Luciana Peixoto Santa Rita
Páginas191-211
POLÍTICAS PÚBLICAS DE REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO:
análise multivariada na BR-101 em Alagoas
Fabio Henrique Guttoski Lemos1
Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto2
Luciana Peixoto Santa Rita3
Resumo:
Este artigo analisa os fatores qu e influenciaram os acidentes ocorridos na rodovia BR-101, no estado de Alagoas, entre
2013 e 2017, comparando-os com as políticas públicas de red ução de acidentes de trânsito no Brasil. Utiliza, como bases
teóricas, conceitos de trânsito e acidentes de trânsito e o seu relacionamento da segurança pública, impactos dos acidentes
e políticas públicas de redução de acidentes no Brasil e no mundo. Realiza uma análise fatorial em 46 variáveis extraídas
dos dados de 2.554 acidentes disponibilizados pela Polícia Rodoviária Federal. Como resultado, define dez fatores que
explicam cerca de 71,15 % da variância total das ocorrências. Ao final, compara os dez fatores com as políticas públicas de
redução de acidentes e identifica que elas abrangem os fatores que mais influenciaram nos acidentes ocorridos na rodovia
BR-101, em Alagoas.
Palavras-chave: Acidentes de trânsito. Políticas blicas. Análise Fatorial.
PUBLIC POLICIES FOR TRAFFIC ACCIDENTS REDUCTION: Multivariate Analysis At Br-101 Highway In Alagoas
Abstract:
This article analyzes the factors that influenced the accidents occurred on the highway BR-101, in the State of Alagoas,
between 2013 and 2017, comparing them with the public policies for traffic accidents reduction in Brazil. The theoretical
bases used were concepts of traffic, accidents and their relationshi p of public safety, accident impacts and public policies to
reduce accidents in Brazil and in the world. A factorial analysis was performed on 46 variables extracted from the data of
2,554 accidents provided by the Federal Highway Police. As result, ten factors were defined that explain about 71.15% of the
total variance of the occurrences. In the end, the ten factors were compared with the public policies for accident reduction
and it was identified that they cover the factors that most influenced the accidents occurred in highway BR-101, in Alagoas.
Keywords: Traffic accidents. Public policies. Factorial analysis.
Artigo recebido em: 27/11/2018 Aprovado em: 30/04/2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n1p191-211.
1 Graduado em Ciência Militares e Administração. Mestrando do Curso de Administração Pública em Rede Nacio-
nal (PROFIAP) da Universidade Fed eral de Alagoas (UFAL). Policial Rodoviário Federal no Departamento de Polícia R o-
doviária Federal. Endereço: Avenida Doutor Durval de Góes M onteiro,2882 - A, Maceió/AL . CEP: 57081285. E-mail: fhg-
lemos@gmail.com
2 Graduado em Administração. Mestr ado em Educação (Tecnologia da Informação e Comunicação). Douto rado em Admi-
nistração pelo Mackenzie. Professor da Universidade Federal de Ala goas (UFAL). Endereço: Av. Lourival Melo Mota, s/n,
Tabuleiro do Martins - Maceió-AL. CEP: 57072-900. E-mail: ibsen.ead@gmail.com
3 Advogada e Economista. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo ( USP). Professora da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL). E-mail: lupsantarita@gmail.com
Fabio Henrique Guttoski Lemos, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto e Luciana Peixoto Santa Rita
192
1 INTRODUÇÃO
A divulgação do Relatório Global do Estado da Segurança Viária pela Organização
Mundial da Saúde (OMS), em 2015, que 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente e cerca de 20 a
50 milhões de pessoas sofrem graves lesões devido a acidentes de trânsito em todo o mundo, desde
2007, traz à tona uma preocupação da sociedade e, principalmente, dos governantes para o tema da
segurança viária e suas consequências, uma vez que é a principal causa de morte entre jovens de 15 a
29 anos, superando causas como homicídios, doenças do coração e cerebrovasculares. (WORLD
HEALTH ORGANIZATION, 2011, 2015).
O crescimento populacional e o aumento da frota mundial são fatores que podem
contribuir sobremaneira sobre os índices de acidentes de trânsito. A OMS estima que, se nenhuma
medida for tomada para a redução das ocorrências, cerca de 1,9 milhão de pessoas por ano irão
morrer precocemente até 2020, o que fez com que os acidentes automobilísticos fossem considerados
uma grave epidemia para a saúde mundialmente (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2011, 2015).
Visando preservar vidas e evitar lesões, a Assembleia Geral das Nações Unidas
proclamou, em março de 2010, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 e lançou o
Plano de Ação Global para a Década com metas ambiciosas de redução dos índices de acidentes de
trânsito, que se for implementado com êxito, estima preservar a vida de cerca de 5 milhões de
pessoas, evitar que cerca de 50 milhões de pessoas sofram lesões graves e o dispêndio de cerca de 5
trilhões de dólares, que seriam gastos nas áreas de saúde e previdência social. (UNITED NATIONS,
2010; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2011, 2015). O Brasil aderiu ao Plano através do Projeto
Vida no Trânsito, sob responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), hoje em execução nas capitais
brasileiras e nos municípios com mais de 1 milhão de habitantes. (BRASIL, 2010, 2017b).
As estatísticas brasileiras o preocupantes e estima-se que morrem anualmente cerca de
45 mil pessoas, enquanto que mais de 160 mil sofrem lesões graves devido aos acidentes de trânsito.
Boa parte dos óbitos ocorrem nas rodovias federais brasileiras, somando 8 mil mortes e 26 mil feridos
graves em cerca de 170 mil acidentes registrados em 2014, cujos custos estimados foram da ordem de
R$ 12,3 bilhões aos cofres públicos brasileiros. (INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA;
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, 2015).
Esse cenário motivou o presente estudo, que teve como questão de pesquisa: as políticas
públicas de redução de acidentes de trânsito estão alinhadas com os fatores que influenciam nos
acidentes de trânsito? De modo a responder a questão de pesquisa, foi delineado o objetivo geral
deste estudo de caso que foi analisar os fatores que influenciam nos acidentes ocorridos na rodovia
BR-101, no estado de Alagoas, entre 2013 e 2017, comparando-os com as políticas públicas de
redução de acidentes de trânsito no Brasil. Como objetivos específicos, elencam-se: realizar a análise

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT