Política industrial e setor automotivo: uma comparação entre as políticas lançadas pelo Brasil e pela China na década de 1990
Autor | Fernando Marcus Nascimento Vianini |
Cargo | a Pesquisador autônomo, Juiz de Fora, MG, Brasil |
Páginas | 424-447 |
Esboços, Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 423-446, maio/ago. 2019.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2019v26n42p423
artigo
original
423/452
POLÍTICA INDUSTRIAL E SETOR
AUTOMOTIVO: UMA COMPARAÇÃO
ENTRE AS POLÍTICAS LANÇADAS
PELO BRASIL E PELA CHINA NA
DÉCADA DE 1990
Industrial Policy and the Automotive Sector: a Comparison Between
the Policies Launched by Brazil and China in the 1990s
Fernando Marcus Nascimento Vianinia
https://orcid.org/0000-0002-8566-3326
E-mail: fernandomvianini@gmail.com
a Pesquisador autônomo, Juiz de Fora, MG, Brasil
histórias em contextos globais
Esboços, Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 423-446, maio/ago. 2019.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2019v26n42p423 424/452
RESUMO
afetando sobremaneira a realização das políticas. Neste trabalho, voltamo-nos para o desenvolvimento
e a comparação das políticas destinadas ao setor automotivo no Brasil e na China. Para o caso brasileiro,
ressaltamos as políticas engendradas entre os governos de Fernando Collor e Fernando Henrique
Cardoso, entre 1990 e 2002, que incidiram sobre um setor internacionalizado, num contexto de forte
fornecedoras de capital nacional. Já no caso chinês, destacamos a opção pelas joint ventures em
deixados para os governos e as políticas posteriores e para o desenvolvimento das empresas. Ao
comparar ambos os casos, observamos que no Brasil houve o descumprimento das metas das políticas
e a desnacionalização do setor fornecedor, enquanto a China, aprendendo com seus erros e mesmo
PALAVRAS-CHAVE
Setor automotivo. Brasil. China.
ABSTRACT
policies for the automotive sector in Brazil and China. In the Brazilian case, we highlight the policies
developed between the governments of Fernando Collor and Fernando Henrique Cardoso, between
investment, and which had limited results in the promotion of companies that supply national capital. As
for the Chinese case, we highlight the choice for joint ventures in 1979 and the policies of 1988 and 1994
and their consequences until 2001. Finally, we emphasize the dilemmas left for the next governments
and policies and for the development of companies. When comparing both cases, we observed that in
Brazil there were noncompliance with the policy goals and denationalization of the supplier sector, while
the development of the national suppliers, with repercussions, above all, on the expansion of production
and technological development.
KEYWORDS
Automotive sector. Brazil. China.
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