Política como ação responsiva no parfor da baixada fluminense: formação, responsabilidade e responsividade

AutorElizabeth Orofino Lucio
CargoBacharel em Letras
Páginas1527-1543
Artigo recebido em: 15/03/2017 Aprovado em: 16/05/2018
POLÍTICA COMO AÇÃO RESPONSIVA
NO PARFOR DA BAIXADA FLUMINENSE:
formação, responsabilidade e
responsividade
Elizabeth Orofi no Lucio1
Resum o
Este texto apresenta o registro da construção de um trabalho de formação do-
cente no PARFOR que engloba a formação inicial e continuada de professores
no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
O diálogo entre a tríade: estágio curricular na formação de professores, discur-
sos e práticas educativas na Educação Infantil e o lugar da leitura e da escrita na
formação docente nos permite indagar sobre as especi cidades das experiências
docentes e seu entendimento sobre a infância. Ademais, no caminho dessa pro-
blematização, questiona-se a forma como o estágio curricular adentra a prática
pedagógica universitária por meio de uma pesquisa-formAÇÃO. Por  m, o tex-
to provoca-nos a pensar a fotogra a como potencial formativo e investigativo
que une arte-vida-conhecimento.
Palavras-chave: Licenciatura, PARFOR, educação infantil, ensino fundamen-
tal, formação docente, fotogra a, leitura e escrita.
POLICY AS A RESPONSIBLE ACTION IN PARFOR OF
BAIXADA FLUMINENSE: training, responsibility and
responsiveness
Abstract
is text presents the record of the construction of a teacher training work in
PARFOR that includes the initial and continuous training of teachers at the
1 Bacharel em Letras, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: / Endereço:
Universidade Federal do Pará - UFPA: Avenida Augusto Correia - Guamá - Belém. CEP:
66075-110.
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Elizabeth Orofi no Lucio
Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro.
e dialogue between the triad: curricular internship in teacher education, dis-
courses and educational practices in Early Childho od Education and the place
of reading and writing in teacher education allows us to inquire about the spe-
ci cities of teaching experiences and their understanding about childhood. In
addition, in the way of this problematization, the question is how the curricular
internship enters the university pedagogical practice through a research-for-
mation. Finally, the text causes us to think of photography as a formative and
investigative potential, which unites art-life-knowledge.
Key words: Bachelor’s degree, PARFOR, infant education, elementary school,
teacher training, photography, reading and writing.
1 INTRODUÇÃO: caminho
Como professora universitária, formadora de professores e
pesquisadora bakhtiniana, acredito no p oder das palavras e na pos-
sibilidade de escrever e contar a história a contrapelo. Pelo discurso
e pela ação, os homens podem distinguir-se e não serem apenas di-
ferentes, pois é com palavras e atos que nos inserimos no mundo
humano (ARENDT, 2005) e essa inserção é a morte do velho e o
nascimento do novo, categorias carnavalescas bakhtinianas que re-
metem a um mundo novo. Assim, realizo uma analogia para defen-
der uma formação humana alicerçada no ato em que a experiência, a
escuta dialógica, a atitude responsável e responsiva diante da palavra
do outro favoreça a palavra própria.
Busco, com esse coletivo, movimentos a contrapelo (BENJA-
MIN, 1994) que dialoguem com os estudos pós-coloniais e colabo-
re para a gestação da criação de um processo de formação inicial e
continuada de professores em que os docentes sejam protagonistas,
autores heróis (BAKHTIN, 1992, 2003) da formação e que suas vo-
zes próprias ecoem em novos Encontros de formação inicial e con-
tinuada, por via da extensão universitária, que valorizem a escuta
como essencial para uma educação que produza novos sentidos e
efetive uma perspec tiva enunciativa discursiva (ANDRADE, 2011).
Tal perspectiva de formação vai ao encontro de um processo de va-
lorização, compartilhamento-publicização (LUCIO, 2016) dos sabe-
res docentes, quali cando experiências na escola pública da Baixada
Fluminense como legítimos.
Trago a palavra compartilhamento hifenizada com publiciza-
ção para atender ao propósito de marcar uma p osição ético-política
e epistemológica de con guração mais ampla do que aquela que ge-

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