Pokémon Go!: Avaliação de ações e inovação disruptiva na indústria de entretenimento

AutorClaudio Marcelo Edwards Barros - Iago França Lopes - Itzhak David Simão Kaveski
CargoDoutor em Contabilidade (UFPR)- Doutorando em Contabilidade (UFPR), Curitiba/PR, Brasil - Doutor em Contabilidade (UFSC)
Páginas47-63
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Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 18, n. 46, p. 47-63, jan./mar., 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI : https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e70100
Pokémon Go!: Avaliação de ações e inovação disruptiva na
indústria de entretenimento
Pokémon Go!: Stock valuation and disruptive innovation in entertainment industry
Pokémon Go!: Valoración de acciones e innovación disruptiva en la industria del entretenimiento
Claudio Marcelo Edwards Barros*
Doutor em Contabilidade (UFPR)
Professor de Contabilidade (UFPR), Curitiba/PR, Brasil
claudiomedwards@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0001-7431-1627
Iago França Lopes
Doutorando em Contabilidade (UFPR), Curitiba/PR, Brasil
iagofrancalopes@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-7627-4815
Itzhak David Simão Kaveski
Doutor em Contabilidade (UFSC)
Professor de Contabilidade (UFMS), Corumbá/MS, Brasil
profitzhak@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8691-9904
Endereço do contato principal para correspondência*
Av. Pref. Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico, CEP: 80210-170, Curitiba/PR, Brasil
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do anúncio do lançamento do jogo Pokémon Go! nas
ações da Nintendo. O estudo se ancora em fundamentos conceituais de inovação disruptiva e em pesquisas
anteriores que examinaram a reação do mercado de ações ao anúncio de inovações. De maneira provocativa,
este artigo levanta a questão sobre por que um jogo voltado para crianças provocaria uma avaliação dramática
das ações da Nintendo. Trata-se de uma pesquisa empírica cuja amostra é composta por 4 ativos de
empresas da Nintendo negociados nos Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Japão, além de ativos de
empresas comparáveis à Nintendo que compunham o Relatório Detalhado de Estoque disponível no sistema
Refinitiv® (Thoms on Reute rs), no momento do lançamento do jogo. Ao conduzir uma série de estudos de
eventos, as ações da Nintendo negociadas nos Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Japão apresentaram
retornos anormais após um dia do lançamento do jogo. Essas descobertas provaram ser específicas dos
ativos da Nintendo Corporation, sem reações semelhantes observadas na análise de avaliação por pares.
Com base em cinco variáveis de retornos anormais acumulados (CARs) para todas as empresas de
entretenimento listadas no Japão e controladas por fatores como rentabilidade, dívida, tamanho e valor de
mercado, verificou-se que, em média, os retornos anormais acumulados da Nintendo eram significativamente
maiores do que em outras empresas em todos os 5 modelos testados. Em resposta, esperamos ampliar as
discussões listadas nesta pesquisa para reconhecer o lançamento do Pokémon Go! como uma inovação com
características típicas da inovação disruptiva, que não foram ignoradas pelo mercado de capitais quando o
jogo foi lançado em 06 de julho de 2016. Este artigo sugere que o lançamento foi provavelmente a primeira
experiência de realidade aumentada testada em escala planetária e a mensagem econômica fornecida por
essa experiência foi claramente capturada pelo mercado de ações global.
Palavras-chave: Pokémon Go!; Inovação Disruptiva; Mercados capitais; Estudos de eventos; Retornos
anormais
Pokémon Go!: Avaliação de ações e inovação disruptiva na indústri a de entretenimento
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 18, n. 46, p. 47-63, jan./mar., 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI : https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e70100
Abstract
This research aims to analyze the impact of the announcement of the launch of the game Pokémon Go! on
Nintendo's stocks. The study anchors itself on conceptual foundations of disruptive innovation and previous
research that examined the stock market reaction to the announcement of innovations. This is an empirical
research whose sample is made up of 4 Nintendo company assets traded in the United States, Germany,
Switzerland and Japan, as well as the assets of companies comparable to Nintendo that made up the Detailed
Stock Report available in the Refiniv® system (Thomson Reuters), at the time of the launch of the game.
Through conducting a series of event studies, Nintendo's stocks traded in the United States, Germany,
Switzerland and Japan presented abnormal returns after one day of the game's launch. These findings proved
to be specific of Nintendo corporation's assets, with no similar reactions observed in peer valuation analysis.
Based on five variables of cumulative abnormal returns (CARs) for all entertainment companies listed in Japan
and controlled by factors such as profitability, debt, size and market value, it was found that on average the
cumulative abnormal returns of Nintendo were significantly higher than the other companies in all 5 models
tested. In response, we hope to broaden the discussions listed in this survey to recognize the launch of
Pokémon Go! as an innovation with typical traits of Disruptive innovation, which were not ignored by capital
market when the game was launched in July 06
th
, 2016.
Keywords: Pokémon Go!; Disruptive Innovation; Capital Markets; Event Studies; Abnormal Returns
Resumen
Esta investigación tiene como objetivo analizar el impacto del anuncio del lanzamiento del juego Pokémon
Go! en las acciones de Nintendo. El estudio se basa en los fundamentos conceptuales de la innovación
disruptiva y la investigación previa que examinó la reacción del mercado de valores al anuncio de
innovaciones. Se trata de una investigación empírica cuya muestra está compuesta por 4 activos de empresas
de Nintendo que se negocian en Estados Unidos, Alemania, Suiza y Japón, así como los activos de empresas
comparables a Nintendo que componían el Informe de stock detallado disponible en el sistema Refiniv®.
(Thomson Reuters), en el momento del lanzamiento del juego. Mediante la realización de una serie de
estudios de eventos, las acciones de Nintendo negociadas en los Estados Unidos, Alemania, Suiza y Japón
presentaron rendimientos anormales después de un día del lanzamiento del juego. Estos hallazgos
demostraron ser específicos de los activos de la corporación Nintendo, y no se observaron reacciones
similares en el análisis de valoración por pares. Sobre la base de cinco variables de rendimientos anormales
acumulados (CAR) para todas las empresas de entretenimiento que cotizan en Japón y controladas por
factores como la rentabilidad, la deuda, el tamaño y el valor de mercado, se encontró que, en promedio, los
rendimientos anormales acumulados de Nintendo eran significativamente más altos que las otras empresas
en los 5 modelos probados. En respuesta, esperamos ampliar las discusiones enumeradas en esta encuesta
para reconocer el lanzamiento de Pokémon Go. como una innovación con rasgos típicos de innovación
disruptiva, que no fueron ignorados por el mercado de capitales cuando se lanzó el juego el 6 de julio de 2016.
Palabras clave: Pokémon Go!; Innovación disruptiva; Los mercados de capitales; Estudios de eventos;
Rendimientos anormales
1 Introdução
A pesquisa discute a reação do mercado de ações ao anúncio do jogo de realidade aumentada
Pokémon Go!, lançado pela Nintendo em junho de 2016. Pesquisadores da área de finanças têm dedicado
elevada atenção para os estudos de eventos específicos que podem afetar o rebalanceamento de carteiras
de investimentos. Nestas circunstâncias, o esforço de investigação incide em explicações de movimentos
extraordinários sob hipóteses específicas, que podem ser consideradas uma fonte de informação e, portanto,
indicar critérios para decisão de investimento em meio à volatilidade típica que envolve as bolsas de valores.
Sob este ponto de vista, Grar (1997) define um evento como informações que são divulgadas ao mercado e
que podem afetar o valor de uma ou mais empresas ao mesmo tempo. O evento pode ser geral ou específico,
periódico ou ocasional, exógeno ou decidido pela direção da empresa.
Nesse sentido, o lançamento do Pokémon Go! pela empresa Nintendo representa um evento para as
indústrias de entretenimento presente no Japão e outros países. O Pokémon Go! é um jogo de realidade
aumentada para dispositivos móveis, desenvolvido pelas empresas Niantic e Nintendo para as plataformas
iOS e Android, baseado na franquia de um desenho animado mundialmente conhecido como Pokémon
(Dorward, Mittermeier, Sandbrook & Spooner, 2017). Em 11 de abril de 2019, o site oficial The Pokémon
Company confirmou que o Pokémon Go! foi baixado mais de 1 bilhão de vezes no mundo todo em iOS e
Android. Ao supor que este 1 bilhão de downloads tenham sido feitos por indivíduos únicos, isso significa que
14% da população mundial baixou o Pokémon Go! em seus dispositivos móveis.
O lançamento do jogo teve representatividade para o mercado financeiro, visto que as ações da
empresa haviam crescido 9,3% no lançamento do aplicativo, o qual ocorreu em 6 de julho de 2016. Até o dia
11 de julho a empresa havia crescido 24,54% na Bolsa de Valores de Tóquio após o fechamento do mercado
(Lasalle, 2016). Os estudiosos examinaram essa avaliação de mercado sob duas perspectivas. A primeira é
que o jogo possui como referência uma inovação disruptiva por meio de realidade aumentada (Carli, Gastal,

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