Planejamento Estratégico para Micro e Pequena Empresa

AutorIvana Aparecida Canata
CargoUniversidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Inovação na Agroindústria. São Paulo, SP; e Centro Universitário Anhanguera. Unidade Pirassununga. SP, Brasil
Páginas94-103
94
Rev. Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.17, n.2, p.94-103, Mar. 2016.
CANATA,I.A.
Ivana Aparecida Canataa*
Resumo
As Micro e Pequenas Empresas têm grande importância para a economia, pois representam a maioria das empresas registradas no país. Porém
têm uma taxa de mortalidade elevada, atingindo cerca de 56% de empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência,
segundo pesquisa Sebrae em 2005. Em meio as principais causas está a falta de Planejamento Estratégico por parte dessas empresas. Sendo
assim este trabalho trata do Planejamento Estratégico que é uma ferramenta administrativa que visa formular um plano de ação com base na
análise dos ambientes interno e externo. Ainda nesta perspectiva, o Planejamento Estratégico deverá nortear o que a empresa pretende alcançar
no presente e no futuro. Assim o planejamento é utilizado como orientação para atingir os objetivos da empresa. Portanto, este estudo tem
como objetivo a sugestão de um roteiro simplicado para as Micro e Pequenas Empresas, levando em consideração suas particularidades
identicadas durante as entrevistas e também apresentada na literatura estudada.
Palavras-chave: Economia. Planejamento. Particularidades das MPE.
Abstract
The Micro and the Small Companies have a great importance to the economy, since they represent the majority of companies registered in the
country. However they have a high mortality rate, reaching approximately 56% of the companies that close the doors within the rst ve (5)
years of their existence, according to Sebrae in 2005. Among the main causes of it there is the lack of Strategic Planning from the companies.
So, this work cares for the Strategic Planning which is a management tool that aims to formulate an action plan based on the analysis of the
internal and external environments. Still in this perspective, the Strategic Planning should guide what the company wants to achieve in the
present and future. Thus, the planning is used as a guide to reach the goals of the company. So, this study has as a purpose the suggestion of
a simplied guide for Micro and Small Companies, considering their particularities identied during the interviews and also presented in the
literature studied.
Keywords: Economy. Planning. Particularities of the MSC.
Planejamento Estratégico para Micro e Pequena Empresa
Strategic Planning for Micro and Small Company
aUniversidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Inovação na Agroindústria. São Paulo, SP; e Centro Universitário
Anhanguera. Unidade Pirassununga. SP, Brasil.
*E-mail:
1 Introdução
Ferramenta de gestão empresarial, procedente da
estratégia militar e desenvolvida na Segunda Guerra Mundial,
o Planejamento Estratégico requer um profundo conhecimento
da empresa e das inuências que ela recebe nas mudanças
do ambiente. Com ele é possível determinar quais são os
objetivos da empresa e como atingi-los.
O Planejamento Estratégico é muito importante para todas
as empresas independente do seu porte ou ramo de atuação,
mas ocorre que essa ferramenta é utilizada em sua maioria
pelas grandes empresas. As micro e pequenas empresas não
têm acesso a essa ferramenta, devido a falta de informações,
falta de recursos para a contratação de prossionais com
conhecimento administrativo e a centralização no empresário
de decisões e tarefas do dia a dia.
De acordo com as características apresentadas, as Micro
e Pequenas Empresas – MPE deparam-se com grandes
diculdades no processo de elaboração do Planejamento
Estratégico. Diante dessas diculdades, o problema da
pesquisa será baseado em:
Como adaptar um roteiro de Planejamento Estratégico
apresentado nas pesquisas bibliográcas em um roteiro
simplicado para as Micro e Pequenas Empresas?
O objetivo geral deste estudo é sugerir um roteiro
simplicado para orientar empresários de Micro e Pequenas
Empresas no processo de Planejamento Estratégico,
possibilitando que elas permaneçam no mercado de forma
sólida e competitiva.
2 Material e Métodos
Para a elaboração deste trabalho foi realizado um estudo
sobre os conceitos de Planejamento Estratégico apresentados
por alguns autores e suas metodologias, e também sobre as
MPE e a sua importância para a economia do país, visando
embasar o trabalho.
No estudo das MPE, utilizou-se uma pesquisa realizada
pelo Sebrae (2005) sobre a mortalidade dessas empresas,
apresentando que a principal causa do alto índice de
mortalidade nos cinco primeiros anos é a falta de Planejamento

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT