Planejamento de carreira, autoeficácia e realização profissional de docentes em contabilidade

AutorTamires Sousa Araújo, Edvalda Araújo Leal, Lígia Carolina Oliveira-Silva
CargoDoutora em Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Professora do Curso de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas (UFMS)/Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Professora-Adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/Doutora em ...
Páginas113-133
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p113
113
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 113-133,
abr./jun. 2019
Planejamento de carreira, autoeficácia e realização profissional de docentes em
contabilidade
Career planning, self-effectiveness and professional realization of teachers in accounting
Planificación de carrera, autoeficacia y realización profesional de docentes en contabilidad
Tamires Sousa Araújo
Doutora em Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Professora do Curso de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus
Três Lagoas (UFMS)
Endereço: Av. Cap. Olinto Mancini, 1662 - Jardim Primaveril
CEP: 79600-080 - Três Lagoas/MS - Brasil
E-mail: tamiresousa124@hotmail.com
Telefone: (34) 99686-0229
Edvalda Araújo Leal
Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professora-Adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU)
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 Sala 1F215 -Bairro Santa Mônica
CEP: 38.400-902 Uberlândia-MG
E-mail: edvalda@ufu.br
Telefone: (34) 3239-4176
Lígia Carolina Oliveira-Silva
Doutora em Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho na Universidade de
Brasília (UNB)
Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Endereço: Avenida Pará, 1720, Bloco 2C, Universidade Federal de Uberlândia, Bairro
Umuarama
CEP: 38405-240 Uberlândia/MG - Brasil
E-mail: ligicarol@ufu.br
Telefone: (34) 98426-8022
Artigo recebido em 16/06/2018. Revisado por pares em 06/05/2019. Reformulado em
08/09/2019. Recomendado para publicação em 20/09/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 21/10/2019.
Tamires Sousa Araújo, Edvalda Araújo Leal, Lígia Carolina Oliveira-Silva
114
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 113-133, abr./jun. 2019
Resumo
A pesquisa propôs analisar se a autoeficácia tem influência no planejamento da escolha da
carreira docente na área contábil e o quanto tal planejamento afeta a realização profissional dos
docentes. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico a Teoria Sociocognitiva da Carreira
(TSCC), o planejamento de carreira, e a escala de realização profissional. O instrumento de
coleta de dados foi adaptado de Teixeira (2010) e Oliveira-Silva, Porto e Arnold (2019). A
amostra do estudo foi composta por 542 docentes do curso de Ciências Contábeis de instituições
de ensino superior públicas no Brasil. Para a análise dos dados utilizou-se da análise fatorial
confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Ao analisar a relação dos construtos
autoeficácia, planejamento de carreira (exploração de carreira) na realização profissional, os
resultados apresentaram evidências de que essa relação explica em 61% o modelo. Os testes
das hipóteses mostraram que há uma relação positiva entre os construtos estudados.
Palavras-chave: Autoeficácia; Planejamento de carreira; Realização profissional; Ciências
Contábeis; Docente
Abstract
The research proposed to analyze whether self-efficacy influences choice planning for the
teaching career in the accounting area and how much such planning affects teacher’s
professional fulfillment. For that, the Sociocognitive Career Theory (TSCC), the career
planning, and the professional achievement scale were used as theoretical support. The data
collection instrument was adapted from Teixeira (2010) and Oliveira-Silva (2015). The sample
of the study was composed by 542 teachers of the Accounting Sciences course of public higher
education institutions in Brazil. For the data analysis we used the confirmatory factorial
analysis and the structural equations modeling. When analyzing the relationship between the
constructs of self-efficacy, career planning (career exploration) in professional fulfillment,
results presented evidence that this relationship explains the model in 61%. Hypothesis tests
showed that there is a positive relationship between the constructs studied.
Keywords: Self-efficacy; Career planning; Professional achievement; Accounting Sciences;
Teacher
Resumen
La investigación propuso analizar si la autoeficacia tiene influencia en la planificación de la
elección de la carrera docente en el área contable y cuanto tal planificación afecta la
realización profesional de los docentes. Para ello, se utilizó como soporte teórico la Teoría
Sociocognitiva de la Carrera (TSCC), la planificación de carrera, y la escala de realización
profesional. El instrumento de recolección de datos fue adaptado de Teixeira (2010) y Oliveira-
Silva, Porto e Arnold (2019). La muestra del estudio fue compuesta por 542 docentes del curso
de Ciencias Contables de instituciones de enseñanza superior públicas en Brasil. Para el
análisis de los datos se utilizó el análisis factorial confirmatorio y el modelado de ecuaciones
estructurales. Al analizar la relación de los constructos autoeficacia, planificación de carrera
(explotación de carrera) en la realización profesional, los resultados presentaron evidencias
de que esa relación explica en un 61% el modelo. Las pruebas de las hipótesis mostraron que
hay una relación positiva entre los constructos estudiados.
Palabras clave: Auto-eficacia; Planificación de carrera; Realización profesional; Ciencias
Contables; Enseñanza

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT