Pessoas, processos e tecnologia na gestão do conhecimento: uma revisão da literatura

AutorMaria Lúcia Corrêa Neves, Gregório jean Varvakis, Francisco Antonio Pereira Fialho
Páginas152-167
Maria Lúcia Corrêa Neves • Gregório jean Varvakis • Francisco Antonio Pereira Fialho
R C A
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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RESUMO
Esta pesquisa qualitativa foi realizada com o objetivo de ana-
lisar a abordagem dos elementos “pessoas, processos e tecno-
logia” nos estudos acadêmicos de Gestão do conhecimento
(GC). A partir de uma revisão integrativa da literatura, foram
analisados estudos relacionados na base de dados Scopus,
identicados por abordarem, concomitantemente, GC e os
três elementos. Partiu-se do pressuposto que a presença dos
elementos “pessoas, processos e tecnologia”, identicada em
publicações oriundas de GC e, também, em distintas áreas de
pesquisas, sinaliza a sinergia interdisciplinar necessária para
a abordagem das complexas questões organizacionais. A
pesquisa identicou um conjunto de 70 publicações conten-
do, concomitantemente, GC e os três elementos. Utilizando
diversos filtros, foi identificado um subconjunto de nove
publicações para leitura integral e síntese. A análise das
publicações permitiu identicar três diferentes categorias de
estudos abordando a relação entre os construtos. A pesquisa
permitiu as seguintes considerações: (1) os três elementos
são, recorrentemente, mencionados nos estudos de GC, sem
o aprofundamento que contribuiria para a sinergia entres os
distintos saberes que caracterizam os processos de gestão
organizacional; e (2) o amadurecimento e consolidação de GC
como disciplina, permanecem dependentes da superação da
abordagem fragmentada das questões organizacionais.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Pessoas, processos
e tecnologia. Gestão.
ABSTRACT
This qualitative study aimed to analyze the “people, processes
and technology” factors approach in academic studies of
knowledge management (KM). After an integrative review of
literature drawn from the international database Scopus, rel-
evant scientic studies were analyzed and identied per their
approach, namely, KM and the three factors, simultaneously.
The “people, processes and technology” factors identied in
various KM publications and in studies of dierent research
areas point to interdisciplinary synergy as being necessary
for approaching such complex organizational issues. Thus,
this study identied a set of 70 publications containing KM
and the three factors, simultaneously. After applying vari-
ous lters, a second set of nine publications were identied
for thorough reading. In the analysis of publications, three
distinct study categories regarding the relationship of these
constructs were identied. Aside from category synthesis, this
study allowed for the following considerations: (1) the three
factors are recurrently mentioned in KM studies, but without
the necessary depth that would contribute towards a synergy
among the distinct principles that characterize organizational
management processes; (2) advancement and consolidation
of KM as a discipline depends on subjugating the fragmented
approach to organizational issues.
Keywords: knowledge management; people, processes and
technology; interdisciplinary; management.
PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIA NA GESTÃO DO
CONHECIMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
People, Processes and Technology in Knowledge
Management: A Literature Review
Maria Lúcia Corrêa Neves
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil.
e-mail: lucia.c.neves@uol.com.br
Gregório jean Varvakis
Doutor em Manufacturing Engineering - Loughborough University
of Technology. Professor titular da Universidade Federal de Santa
Catarina, Departamentoto de Engenharia do Conhecimento.
Florianópolis, SC. Brasil. e-mail: g.varvakis@ufsc.br
Francisco Antonio Pereira Fialho
Doutor em Engenharia de Produção, e Engenharia do Conhecimento.
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.
Florianópolis, SC. Brasil. e-mail: fapf‌ialho@gmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018 V20n51p152
Recebido em: 27/02/2017
Revisado em: 07/05/2018
Aceito em: 17/08/2018
Pessoas, Processos e Tecnologia na Gestão Do Conhecimento: Uma Revisão da Literatura
Revista de Ciências da Administração • v. 20, n. 51, p. 152-167, Novembro. 2018 153
R C A
1 INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento (GC) é definida
como um conjunto de processos que orienta a criação,
disseminação e utilização do conhecimento, para
atingir os objetivos da organização (DAVENPORT;
PRUSAK, 1998).
As teorias e práticas de GC emergiram na década
de 90, como uma abordagem estratégica capaz de
assegurar a sustentabilidade organizacional na socie-
dade do conhecimento e permanecem se destacando
entre as estratégias corporativas mais discutidas na
atualidade (INKINEN, 2016).
Os estudos acadêmicos seminais sobre GC e,
também, publicações não acadêmicas, recorrente-
mente, abordam a relação entre GC e a tríade formada
por pessoas, processos e tecnologia. Os três elemen-
tos são apresentados, alternadamente, como pilares,
elementos centrais ou dimensões de GC, algumas
vezes, acompanhados de outro elemento, por exemplo,
estrutura organizacional, cultura ou liderança.
Considera-se, neste estudo, que a menção à
necessidade de equilíbrio da conguração dos três
elementos está relacionada com a imprescindibili-
dade de sinergia entre saberes diversos, para tratar
dos complexos problemas experimentados pelas
organizações no século XXI.
Nesta direção, foi desenvolvida esta pesquisa
que teve como objetivo identicar se a abordagem
dos elementos pessoas, processos e tecnologia nos
estudos seminais de GC contribuiu para que teorias
e práticas da disciplina avançassem na direção da
integração e sinergia interdisciplinar.
Para tanto, foi realizada a revisão integrativa
dirigida à base multidisciplinar Scopus para identi-
car, analisar e apresentar, de forma sintetizada, as
abordagens dos três elementos nos estudos de GC. A
pesquisa qualitativa é apresentada neste artigo, que
está estruturado por uma fundamentação teórica,
seguida de procedimentos metodológicos; análise e
discussão dos resultados da revisão integrativa da li-
teratura e conclusões, com possíveis direcionamentos
para pesquisas futuras.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica é apresentada a seguir,
considerando-se GC em relação aos pilares: pessoas,
processos e tecnologia, também, as questões de mul-
tidisciplinaridade e interdisciplinaridade e, ainda,
o elemento pessoas com relação ao trabalho e ao
desempenho de processos e tecnologia.
2.1 Gestão do conhecimento e a relação
com os pilares pessoas, processos e
tecnologia
Os estudos de gestão, tradicionalmente, utiliza-
ram conhecimentos oriundos da matemática, econo-
mia e engenharia, como saberes adequados para tratar
dos ativos tangíveis ou capital nanceiro, expressos
por dados quantitativos e de origem econômica,
típicos do século XX (KAPLAN; NORTON, 2004).
Bygrave (1989) observa que, ao longo do século
XX, muitos dos teóricos de administração eram en-
genheiros, sendo que o vínculo oriundo da formação
em engenharia implicou em tentativas de criar uma
abordagem estruturada e racional das organizações.
No nal do século XX, no entanto, foi eviden-
ciado que o valor das organizações não estava rela-
cionado, apenas, ao valor dos ativos tangíveis típicos
da sociedade industrial (EDVINSSON; MALONE,
1998). Gradativamente, percebeu-se a participação e,
até mesmo, a predominância dos ativos intangíveis,
denominados de ativos intelectuais, capital intelectual
ou simplesmente conhecimento (EDVINSSON;MA-
LONE, 1998).
A partir desta constatação, o conhecimento e o
processo de aprendizado que renova o conhecimento,
antes assuntos de interesse da área gestão de recursos
humanos ou gestão de pessoas, passaram a ser pauta
estratégica, originando teorias e práticas da disciplina
GC (PRAHALAD; HAMEL, 2001).
Os ativos que integram o capital intelectual,
por sua natureza, são de base qualitativa e subjetiva,
desaando os teóricos de GC, frequentemente, in-
uenciados pelas temáticas das disciplinas objetivas
(KAPLAN; NORTON, 2004).
Existem muitas denições para GC. Para Dalkir
(2013), é a coordenação intencional e sistemática do
conhecimento das pessoas de uma organização, da

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