Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica

AutorAnderson de Oliveira Reis - Gislaine Aparecida Santana Sediyama - Vinicius de Souza Moreira, Camila Carolina Moreira
CargoBacharel em Ciências Contábeis e Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Páginas95-116
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95
95
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 12, n. 25,
p. 95-116, jan./abr. 2015
Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem
Simbólica
Accounting Professional Profile: Skills, Competencies and Symbolic Image
Perfil del Profesional Contable: Habilidades, Competencias e Imagen Simbólica
Anderson de Oliveira Reis
Bacharel em Ciências Contábeis e Mestrando em Administração pela Universidade Federal de
Viçosa (UFV).
Professor na União de Ensino Superior de Viçosa (UNIVIÇOSA).
Endereço: Departamento de Administração e Contabilidade, Av. Peter Henry Rolfs, S/N, Campus
Universitário
CEP: 36570-900 – Viçosa/MG – Brasil
E-mail: andersonccoufv@gmail.com
Telefone: + 55 (31) 8618 8319
Gislaine Aparecida Santana Sediyama
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Endereço: Departamento de Administração e Contabilidade, Av. Peter Henry Rolfs, S/N, Campus
Universitário
CEP: 36570-900 – Viçosa/MG – Brasil
E-mail: gislaine.santana@ufv.br
Telefone: + 55 (31) 8629 3026
Vinicius de Souza Moreira
Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Endereço: Departamento de Administração e Contabilidade, Av. Peter Henry Rolfs, S/N,
Campus Universitário
CEP: 36570-900 – Viçosa/MG – Brasil
E-mail: vinicius.souza@ufv.br
Telefone: + 55 (31) 8752-1368
Camila Carolina Moreira
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Endereço: Departamento de Adm. e Contab., Av. Peter Henry Rolfs, S/N, Campus Universitário
CEP: 36570-900 – Viçosa/MG – Brasil
E-mail: kmillakarol@hotmail.com
Telefone: + 55 (31) 3899 2886
Artigo recebido em 25/08/2014. Revisado por pares em 23/03/2015. Recomendado para
publicação em 26/03/2015 por Sandra Rolim Ensslin (Editora Científica). Publicado em
29/05/2015.
Anderson de Oliveira Reis, Gislaine Aparecida S. Sediyama, Vinicius de Souza Moreira e Camila C. Moreira
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 95-116, jan./abr. 2015
96
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar, a partir da percepção dos discentes do
curso de Ciências Contábeis, as principais construções sociais que os estudantes possuem em
relação ao profissional contábil. O estudo foi realizado com amostra de 134 estudantes que se
dispuseram a participar da pesquisa. Utilizou-se da técnica de evocação de palavras e de
questões do tipo atitude por escala (associadas à escala Likert) para coleta de dados. Concluiu-
se que a representação social que os discentes formaram do profissional contábil foi de um
profissional de comportamentos e condutas éticas, com amplos conhecimentos teóricos e
práticos, responsabilidade nas suas ações e comprometimento com o seu trabalho. As
habilidades e competências percebidas como as mais importantes foram habilidades
intelectuais e do conhecimento, assim como as pessoais. O que poderia estar relacionado à
forma como curricularmente o curso se estrutura.
Palavras chaves: Habilidades. Competências. Representação social. Profissional contábil.
Abstract
The aim of this study was to identify and analyze the main social constructions that students
have in relation to accounting professionals, from the perception of Accounting Sciences
Course learners. The study was conducted with a sample of 134 students who were willing to
participate. We used the word remembrance and questions technique such as attitude scale
(associated with Likert scale) for data collection. It was concluded that social representation
that learners formed with regard to accounting professionals was that they own an ethical
behavior and conduct, with wide theoretical and practical knowledge, responsibility for their
actions and commitment to their work. The skills and abilities perceived as the most important
were the intellectuals and knowledge as well as the personal ones, what could be related to
how the course is structured in terms of curriculum.
Keywords: Skills. Abilities. Social representation. Accounting professional.
Resumen
El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar, a partir de la percepción de los discentes
del curso de Ciencias Contables, las principales construcciones sociales que los estudiantes
poseen en relación al profesional contable. El estudio fue realizado con muestra de 134
estudiantes que se dispusieron a participar del estudio. Fue utilizada la técnica de evocación
de palabras y de cuestiones como actitud por escala (asociadas a la escala Likert) para
recopilación de datos. Se llegó a la conclusión que la representación social que los discentes
formaron a respecto del profesional contable fue la de un profesional de comportamientos y
conductas éticas, con amplios conocimientos teóricos y prácticos, responsabilidad en sus
acciones y comprometimiento con su trabajo. Las habilidades y competencias percibidas
como las más importantes fueron habilidades intelectuales y de conocimiento, así como las
personales. Lo que podría estar relacionado a la forma como curricularmente el curso es
estructurado.
Palabras clave: Habilidades. Competencias. Representación social. Profesional contable.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT