Identificação e redução de perdas segundo o Sistema Toyota de Produção: um estudo de caso na área de contabilidade

AutorClaudio Cirino Nunes do Amaral
Páginas31-41

Claudio Cirino Nunes do Amaral. Professor Coordenador do Curso de Contabilidade da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG. Artigo apresentado à disciplina de Sistemas de Produção do Prof. Silvio Ceroni, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. E-mail: ccna@terra.com.br.

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1 Introdução
1. 1 Objetivos

O objetivo principal deste trabalho é identificar, estimar e reduzir as perdas existentes em um sistema produtivo de prestação de serviços do/no Departamento de Escrita Fiscal em uma empresa, na área de contabilidade.

Os objetivos secundários são:

  1. Adaptar o Sistema Toyota de Produção para uma aplicação simples em pequenas empresas prestadoras de serviços de contabilidade. A aplicação do método em proposição é a identificação e a redução de perdas nos processos produtivos, no Departamento de Escrita Fiscal (prestação de serviços).

  2. Aplicar o método em uma empresa prestadora de serviços no Departamento de Escrita Fiscal, na área de contabilidade, e avaliar os resultado obtidos após a implantação das ações de melhorias, com a comparação das perdas antes e depois da implementação das melhorias.

1. 2 Revisão bibliográfica

Muitas cidades, estados, países e impérios se formaram alavancando sua história, geografia e riquezas específicas para controlar seu meio ambiente. Assim, conseguiram sobreviver, alcançar a estabilidade, expandirse, dominar vizinhos, enfim, prosperar por centenas de anos. As empresas, a exemplo dos países, têm uma história singular e um conjunto de recursos. Mas como julgar se uma empresa tem tido sucesso? A visão ocidental é de que uma empresa existe basicamente para remunerar o investimento dos acionistas. Já a visão asiática é de que uma empresa existe basicamente para fornecer empregos aos funcionários.

Embora as duas visões sejam divergentes, têm um ponto em comum: para atingir qualquer dos objetivos, uma empresa precisa sobreviver e prosperar. Portanto, as empresas de sucesso, como os países bem sucedidos, são aquelas que começam pequenas, mas acabam sobrevivendo e prosperando por longo período (McNEILLY, 1999).

No que se refere à melhoria da produtividade e qualidade, a indústria japonesa tem obtido crescente importância no mercado mundial. Esse fato está diretamente relacionado com seus princípios de produção, nos quais se busca a maximização de ganhos através da total eliminação das perdas, onde perdas são entendidas como toda e qualquer operação que aumenta o custo e não adiciona valor ao produto (SHINGO, 1996a). Neste contexto, oPage 33 Sistema Toyota de Produção vem demonstrando constituir uma excelente estratégia para a empresa aumentar sua competitividade no mercado em que atua. Seu objetivo mais importante tem sido aumentar a eficiência da produção pela eliminação consistente e completa de desperdícios (OHNO, 1997). Esta postura tornou a Toyota Company altamente competitiva dentro do mercado automobilístico mundial, levando empresas de todas as partes do globo a se dedicarem, entenderem, desenvolverem e implementarem o Sistema Toyota de Produção (STP).

Ainda conforme Shingo (1996a), a percepção da função da produção como um todo (processos e operações), isto é, antes de aprimorar as operações, devem ser analisados e melhorados profundamente os processos, também ficou claro que, para surtir os efeitos que surtiu na realidade japonesa, apesar da grande dificuldade cultural, é possível, com base nos conceitos fundamentais empregados por aquele sistema de produção, adaptá-lo ou utilizá-lo como base para construção de sistemas de produção adequados à realidade do local específico (SCHONBERGER).

Apesar do STP ser amplamente discutido e estudado na área de produção e em empresas de grande porte, com a necessária integração da teoria das Sete Perdas, do Mecanismo da Função Produção e do Sistema Toyota de Produção, pode-se gerar subsídios para o gerenciamento do processo e a eliminação das perdas a fim de tornarem competitivas, em um mercado cada vez mais exigente, as empresas prestadoras de serviço, de pequeno e médio porte.

Na prestação de serviços, outro fator importante é a adaptabilidade. Harrington (1993) define adaptabilidade como sendo a flexibilidade de um processo em atender às mudanças nas expectativas, exigências e necessidades do cliente que podem ocorrer a qualquer momento.

Segundo Ohno (1997), a essência da STP consiste em conceber um sistema de produção (prestação) que seja capaz de produzir competitivamente uma série restrita de produtos (serviços) diferenciados e variados.

O STP é um sistema que visa à eliminação total das perdas, tendo como base fundamental a eliminação dos estoques e redução do custo da mãode-obra, a fim de aumentar a competitividade da empresa. O Sistema é sustentado pela teoria que se baseia na priorização das melhorias na função-processo, via eliminação contínua e sistemática das perdas nos sistemas produtivos (SHINGO, 1996).

Para Shingo (1996), o consumidor deve decidir o preço de venda adequado e o fornecedor deve deixar que o mercado determine o preço empregando a fórmula: “Preço-Custo = Lucro”. Assim, segundo os princípios do STP, a única maneira de aumentar os lucros é através da redução dosPage 34 custos. Sendo esta, por sua vez, possível através da eliminação total das perdas (SHINGO, 1996 a).

A compreensão do Mecanismo da Função-Produção consiste em diferenciar o que Shingo denomina de Função-Processo e Função-Operação, onde os sistemas de produção não devem ser visualizados do ponto de vista de que o processo é um conjunto de operações (ANTUNES, 1998, p. 96), e sim os processos produtivos constituem-se em uma rede funcional de...

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