Percepções do Assédio Moral Corporativo

AutorYumara Lúcia Vasconcelos - Edson Carneiro de Miranda - Breno Gustavo Valadares Lins - Maria José de Sena
CargoUniversidade Federal Rural de Pernambuco - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Páginas23-34
23
Ciências Jurídicas, v.19, n.1, p. 23-34, 2018
VANCONCELOS,Y.L.; et al.
Yumara Lúcia Vasconcelos*a; Edson Carneiro de Mirandaa; Breno Gustavo Valadares Linsa; Maria José de Senaa;
Resumo
Esta pesquisa foi instigada pela seguinte questão problematizante: de que maneira as pessoas percebem o assédio moral nas organizações?
Complementarmente: qual a repercussão social do fenômeno? Assim, movida por essas reexões, objetivou-se discutir a percepção da
sociedade acerca do fenômeno do assédio moral no ambiente corporativo, a partir da análise de literatura e da pesquisa de campo empreendida.
Especicamente, visou-se caracterizar o assédio moral nos ambientes corporativos, analisando as possíveis origens do problema e respectiva
repercussão social. O estudo, de natureza qualitativa, exploratório-descritivo, tomou por base o levantamento de campo realizado junto a
100 trabalhadores, arguindo-os acerca das características do assédio moral, da denição de papéis na experiência observada ou vivenciada
(assediador, assediado, expectador), das reações esboçadas, dos efeitos provocados pelo fenômeno e medidas consideradas ecazes na solução
do problema. A investigação tem sua justicativa assentada na necessidade de monitorar a evolução e contornos do fenômeno. Como principal
resultado, o estudo apresentou as formas de assédio percebidas por esses, impacto decorrente na vida das vítimas e possíveis medidas preventivas.
As opções e narrativas desvelam cenários variados de violência no mundo do trabalho, ressonando signicativamente na vida do trabalhador.
As estratégias abrigadas pelo assédio moral foram variadas, explícitas e não explícitas, sinalização que reclama uma contextualização efetiva
quando da formação do conjunto fático-probatório. Conduta lesiva à harmonia social, os impactos ressaltados no estudo perpassam o âmbito
corporativo, atingindo as relações sociais em plano maior.
Palavras-chave: Assédio Moral. Dignidade. Organizações.
Abstract
This research was instigated by the following problematizing question: How do people perceive bullying in organizations? Complementarily:
what is the social repercussion of the phenomenon? Thus, based on these reections, the objective was to discuss the society perception about the
moral harassment phenomenon in the corporate environment, based on literature analysis and eld research undertaken. Specically, it aimed
to characterize moral harassment in corporate environments, analyzing the possible origins of the problem and its social repercussion. The
qualitative, exploratory-descriptive study was based on a eld survey of 100 workers, arguing about the characteristics of moral harassment,
the denition of roles in the experience observed or lived (harasser, harassed,spectator). the outlined reactions , the eects caused by the
phenomenon and measures considered eective in solving the problem. The investigation has its justication based on the need to monitor the
evolution and contours of the phenomenon. As a main result, the study presented the perceived forms of harassment, the resulting impact on the
victims’ lives and possible preventive measures. The options and narratives reveal varied scenarios of violence in the world of work, resonating
signicantly in the worker’s life. The strategies sheltered by bullying were varied, explicit and not explicit, signaling that demands an eective
contextualization upon the formation of the factual-probatory set. Detrimental conduct to social harmony, the impacts highlighted in the study
permeate the corporate sphere, reaching social relationships in a larger plane.
Keywords: Moral Harassment. Dignity. Organizations.
Percepções do Assédio Moral Corporativo
Perceptions of Corporate Mobbing
aUniversidade Federal Rural de Pernambuco.
E-mail: yumaravasconcelos@gmail.com
1 Introdução
A relevância da qualidade de vida no ambiente de trabalho,
cada vez mais, se insere na agenda dos debates no meio
corporativo, especialmente, no que concerne à Psicologia do
trabalho. A sinergia das condições desse ambiente repercute,
diretamente, na produtividade funcional, ocasionando
conitos produtivos e improdutivos, resistência e adesão
voluntária a mudanças, aos boicotes, ao absenteísmo, e até
acidentes de trabalho. O indivíduo é o componente principal
da engrenagem corporativa, determinando a eciência e
ecácia das organizações (ANDRADE, 2011).
O assédio moral corporativo representa uma modalidade
de agressão psicológica dirigida dolosamente a um alvo no
ambiente laboral ou entorno, com nalidades diversas (excluir
o outro prossional ou socialmente, desestabilizar, discriminar,
humilhar). Na verdade, a ausência de dolo (intenção, vontade
e interesse) não dispensa a repercussão funesta na vida do
indivíduo, mas segundo entendimento de alguns autores
remete a outras formas de assédio (VASCONCELOS, 2015).
No ambiente corporativo, essa agressão, empreendida em
atos continuados, expõe o trabalhador a situações vexatórias
e desconfortáveis do ponto de vista social (VASCONCELOS,
2015)
É inequívoco que o assédio moral vulnera direitos humanos
basilares à vida em sociedade, deslocando o problema para
a seara da responsabilidade civil. A prática apresenta os

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