Pastoral popular e movimentos sociais

AutorCláudio Perani
Páginas101-110
PASTORAL POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
Cláudio Perani
(publicado originalmente nos Cadernos do CEAS, n.º 119, jan.-fev. 1989, p. 13-22)
Apesar de reconhecer o crescimento da pastoral popular, não é fácil avaliar sua caminhada na atual
conjuntura. Há confusão, incertezas, desencantos, diferentes orientações criando um clima que
dificulta uma discussão mais objetiva. A única certeza, na qual todos se encontram, é a situação de
fome da grande maioria da população que luta pela sobrevivência, sem conseguir encontrar
caminhos que permitam apontar para uma mudança mais ampla. No quarto ano de sua existência, a
"Nova República" revela-se claramente com sua política autoritária e com seu modelo econômico
que continua favorecendo uma elite extremamente reduzida. Algo mudou no nível institucional,
mas são mudanças que não alteram a atual correlação de forças. O movimento popular e os canais
políticos dos trabalhadores vão se desenvolvendo, deixando aparecer, contudo, o limite de seu poder
e a distância da grande massa marginalizada.
Não é para estranhar que também no âmbito da pastoral popular se constate uma situação de crise e
de incertezas que se prolonga faz alguns anos. Avanço ou retrocesso da pastoral? Parecem aumentar
as vozes que falam de retrocesso ou de esvaziamento. Há, porém, pareceres diversos que dependem
de vários pontos de vista, de abordagens diferentes. A questão da relação fé-política, equacionada de
maneiras diferentes, certamente influi. As interpretações, ainda hoje veiculadas, que consideram a
pastoral como tendo só uma tarefa "supletiva" no campo social em nada contribuem para enfrentar a
nova conjuntura.
Nesta situação, não pretendo apresentar uma avaliação mais global da pastoral popular. Tarefa
importante, mas difícil. Simplesmente desejo levantar alguns questionamentos e expressar um
parecer sobre o atual relacionamento da pastoral popular com os movimentos sociais. Deixo de lado
a interferência da hierarquia neste campo; há novidades que devem ser consideradas, porque
revelam uma estratégia global de controle que pode ter sua importância e suas consequências quanto
ao futuro da pastoral. Mas já há vários esclarecimentos sobre o assunto. Deixo, igualmente, de lado
a novidade representada pela maior presença, no âmbito da pastoral, de projetos de "produção
comunitária". aparecem hoje com maior urgência pela situação dramática de fome em que o povo
vive e como uma das maneiras organizadas de luta. É uma novidade importante, mas exige um
espaço próprio de reflexão, limitando-me à relação da pastoral popular com os movimentos sociais,
não pretendo considerá-la do ponto de vista mais teórico da "relação fé-política". A literatura da
Teologia da Libertação avançou bastante neste ponto. Baseio-me, evidentemente, em
pressupostos teóricos que podem ser explicitados e questionados. Somente no fim do artigo resumo
algumas reflexões do teólogo salvadorenho Ignácio Ellacuría, numa perspectiva mais teórica.
Limito-me a considerar a prática concreta em andamento, onde vejo aparecerem novidades
que não me parecem suficientemente analisadas e avaliadas e levantam certas preocupações.
Há, evidentemente, as tensões de sempre entre a tarefa da Igreja e o compromisso político, entre a
atuação das instituições de representação popular e as "massas", entre as organizações da Igreja e
aquelas não vinculadas à Igreja, etc., mas recolocam-se de forma diferente na nova conjuntura,
revelando mais claramente acertos e impasses. Meu questionamento se dirige, sobretudo, aos
agentes de pastoral e aos assessores que têm uma grande influência na orientação da pastoral. Do
ponto de vista dos membros das pastorais, é mais difícil ver e equacionar esse problema, tendo em
vista que o engajamento na Igreja e nos movimentos sociais podem se confundir na mesma pessoa.
Convém explicitar brevemente meus enfoques político e teológico. Do ponto de vista político,
privilegio o poder popular, o poder das massas, procurando detectá-lo no dia-a-dia da vida do povo

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