O papel essencial e futurista da educação e dos investimentos em ciência e tecnologia no aprimoramento e catalisação do modelo chinês de desenvolvimento

Autor:Maurício Muriack de Fernandes Peixoto, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy
Páginas:134-146
RESUMO

O presente artigo tem por objetivo descrever e demonstrar de que forma a China há privilegiado o investimento em educação básica e avançada e em ciência e tecnologia como instrumentos estratégicos para alavancar a concreção do direito ao desenvolvimento. O problema que iremos pesquisar é o da imprescindibilidade da primazia aos investimentos educacionais básicos e avançados e em pesquisa tecnológi... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
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O PAPEL ESSENCIAL E FUTURISTA DA EDUCAÇÃO E DOS INVESTIMENTOS EM
CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO APRIMORAMENTO E CATALISAÇÃO DO MODELO
CHINÊS DE DESENVOLVIMENTO
THE ESSENTIAL AND FUTURISTIC ROLE OF EDUCATION AND INVESTMENT
IN SCIENCE AND TECHNOLOGY IN ENHANCING AND CATALYZING THE
CHINESE MODEL OF DEVELOPMENT
Maurício Muriack de Fernandes Peixoto*
Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy**
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo descrever e demonstrar de que forma a China há
privilegiado o investimento em educação básica e avançada e em ciência e tecnologia como instrumentos
estratégicos para alavancar a concreção do direito ao desenvolvimento. O problema que iremos pesquisar
é o da imprescindibilidade da primazia aos investimentos educacionais básicos e avançados e em pesquisa
tecnológica como elementos paulatinos de sustentabilidade da continuidade do progresso chinês. A
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porque revela como a educação e a pesquisa em ciência e tecnologia se transformaram em sustentáculos
insubstituíveis para o paradigmático progresso chinês e como a China conseguiu aprimorar suas políticas
públicas na área educacional a partir de seus erros históricos, usando com sabedoria a combinação de
programas gradualistas e focados na resolução dos problemas exsurgentes em cada etapa de seu processo
de desenvolvimento. Após revolucionar a educação básica, universalizando o ensino e erradicando o
analfabetismo, a China se concentra em melhorar a qualidade do ensino, dobrando o número de chineses
com acesso à universidade e investindo fortemente em pesquisa, ciência e tecnologia. Desta forma, a
educação e a pesquisa tecnológica são atualmente uma das principais peças de sustentação do modelo
de desenvolvimento chinês no século XXI e um de seus principais “segredos de polichinelo” rumo ao
progresso.
Palavras-chave: Educação, Ciência e Tecnologia. Prioridade. Políticas Públicas. Desenvolvimento Chinês.
ABSTRACT: The purpose of this article is to describe and demonstrate how China has prioritized
investment in basic and advanced education and in science and technology as strategic instruments to
leverage the realization of the right to development. The problem that we are going to investigate is the
indispensability of the primacy to the basic and advanced educational investments and in technological
research as gradual elements of sustainability of the continuity of the Chinese progress. The methodology
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it reveals how education and research in science and technology have become irreplaceable pillars for
China’s paradigmatic progress and how China has been able to improve its public policy in education from
its historical mistakes, wisely using combination of gradualist programs focused on solving exsurgent
problems at each stage of its development process. After revolutionizing basic education, universalising
education and eradicating illiteracy, China focuses on improving the quality of teaching, doubling the
number of Chinese with access to university and investing heavily in research, science and technology.
* Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professor titular da
Universidade do Extremo Sul Catarinense, professor do Centro Universitário de Brasília e advogado da união de categoria especial -
advocacia-geral da união. Doutorando do Curso de Doutorado em Direito do Uniceub. E-mail: muriack@yahoo.com
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Recebido: 01/04/2018
Aprovado: 26/04/2018

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