O papel do planejamento estratégico na manutenção dos empreendimentos graduados pela incubadora tecnológica de Santa Maria - RS

AutorRenan Kaizer dos Santos Roscoff, Deisi Viviani Becker, Maíra Nunes Piveta, Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Maríndia Brachak dos Santos
Páginas3-22
Revista Global Manager
V. 17, N. 1, 2017
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
O PAPEL DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA MANUTENÇÃO DOS
EMPREENDIMENTOS GRADUADOS PELA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE
SANTA MARIA RS
Renan Kaizer dos Santos Roscoffa, Deisi Viviani Beckerb, Maíra Nunes Pivetac, Maria
Carolina Serpa Fagundes de Oliveirad , Maríndia Brachak dos Santose
a Renan Kaizer dos Santos Roscoff. Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Bacharel em Administração
b Deisi Viviani Becker. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Doutoranda em Administração
c Maíra Nunes Piveta. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração
d Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Mestranda em Administração
e Universidade Federal de Santa Maria UFSM.Doutoranda em Administração
Informações de Submissão
Autor Correspondente Maíra Nunes
Piveta, endereço: Rua Dom Pedro I, 146,
apto. 201 Santa Maria - RS - CEP:
97070-310.
Recebido em 12/11/2015
Aceito em 04/03/2018
Publicado em 05/03/2018
Palavras-chave
Empreendedorismo. Estratégia.
Inovação.
Keywords
Entrepreneurship. Strategy. Innovation.
Revista Global Manager v. 17, n. 1, p. 3-22, 2017 4
1 INTRODUÇÃO
Em um cenário econômico global que não costuma diferenciar os novos empreendimentos
daqueles já consolidados no mercado, o estabelecimento de objetivos e metas organizacionais não é
somente um rumo a ser seguido pelos novos empresários, mas também uma condição necessária
para a prosperidade de um novo negócio. É neste momento, que o Planejamento Estratégico começa
a ser visto não apenas como uma mera formalidade, mas sim como um meio que possibilita a
sobrevivência e manutenção das empresas no mercado.
O Planejamento Estratégico exerce um importante papel quando aplicado em novos
empreendimentos, principalmente quando se trata da sustentabilidade do negócio. Esta ferramenta
se constitui como um fator crucial para todas as empresas, mas quando estamos tratando de novos
empreendimentos, essa importância aumenta. A economia global está se voltando de maneira
significativa para o reconhecimento e incentivo aos novos negócios e é neste cenário que o
empreendedorismo desponta. O termo, cada vez mais utilizado nas mídias e no meio econômico,
ganhou notoriedade e está sendo muito discutido devido a sua capacidade de gerar oportunidades,
recursos e inovação para a sociedade.
Como demonstrado nos resultados da Pesquisa GEM 2009 (IBPQ-SEBRAE), o Brasil já era
o segundo país dentro do chamado G20 em estimativa de empreendedores. Esse dado é
acompanhado por outra tendência, que demonstra uma transformação na cultura do
empreendedorismo nacional. Os empreendimentos passaram definitivamente a serem mais
motivados pelas oportunidades de mercado do que pela necessidade. Ou seja, o número de negócios

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