O papel do planejamento estratégico na manutenção dos empreendimentos graduados pela incubadora tecnológica de Santa Maria - RS
Autor | Renan Kaizer dos Santos Roscoff, Deisi Viviani Becker, Maíra Nunes Piveta, Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Maríndia Brachak dos Santos |
Páginas | 3-22 |
Revista Global Manager
V. 17, N. 1, 2017
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
O PAPEL DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA MANUTENÇÃO DOS
EMPREENDIMENTOS GRADUADOS PELA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE
SANTA MARIA – RS
Renan Kaizer dos Santos Roscoffa, Deisi Viviani Beckerb, Maíra Nunes Pivetac, Maria
Carolina Serpa Fagundes de Oliveirad , Maríndia Brachak dos Santose
a Renan Kaizer dos Santos Roscoff. Centro Universitário Franciscano UNIFRA. Bacharel em Administração
b Deisi Viviani Becker. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Doutoranda em Administração
c Maíra Nunes Piveta. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração
d Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Mestranda em Administração
e Universidade Federal de Santa Maria UFSM.Doutoranda em Administração
Informações de Submissão
Autor Correspondente Maíra Nunes
Piveta, endereço: Rua Dom Pedro I, 146,
apto. 201 Santa Maria - RS - CEP:
97070-310.
Recebido em 12/11/2015
Aceito em 04/03/2018
Publicado em 05/03/2018
Resumo
Há tempos tem-se discutido sobre a conceituação de estratégia e
sobre sua aplicação. Enquanto os autores colaboravam
quantitativamente para o número de teorias, cada estrategista
organizacional tinha sua própria metodologia. No mundo corporativo
contemporâneo, os novos empreendimentos buscam nas incubadoras
de empresas o apoio necessário à fase inicial do negócio, como a
redução de custos e a elaboração de um Planejamento Estratégico.
Nesse tipo de organização, cuja taxa de mortalidade se apres enta alta,
o papel do planejamento torna-se um do s fatores críticos de suce sso.
Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o papel do
Planejamento Estratégico para a manutenção no mercado dos
empreendimentos graduados pela Incubadora Tecnológica de Santa
Maria RS. Por meio de um estudo de multicasos, analisaram-se 4
das 21 empresas graduadas pela ITSM até o ano de 2012. Observou-
se que as expectativas dos gestores dos empreendimentos
participantes do processo de incubação não se apresentam tão
realistas no que se refere ao impacto que a saída da incubadora
representará para o negócio. Faz-se necessário a formulação de
alternativas para que o impacto sofrido pelo enfrentamento do
mercado não seja grande. O apoio de entidades como o SEBRAE
pode ser considerado determinante na condução inicial dos negócios.
Abstract
For many years, discussed the concept of strategy and on its
application. While the authors counted quantity for the number
of theories, each organizational strategist had its own
methodology. Currently, the new ventures seek in business
Palavras-chave
Empreendedorismo. Estratégia.
Inovação.
Keywords
Entrepreneurship. Strategy. Innovation.
Revista Global Manager v. 17, n. 1, p. 3-22, 2017 4
incubators support required for the initial pha se of the deal, such
as cost reduction and the development of a strategic planning. In
this type of organization, which presents high mortality rate, the
role of planning becomes a critical success factor. The present
research had the overall objective to analyze the role of strategic
planning for maintenance on the market by the technology
incubator graduates ventures of Santa Maria RS. Through a
study of multicasos, 4 were analyzed of 21 companies ranked by
ITSM until 2012. It was observed that the e xpectations of the
managers of the enterprises participating in
the incubation process are not so realistic with regard to the
impact that the output of the incubator will be for business. It is
necessary to formulate alternatives for the impact suffered by
the confrontation of the market is not great. The support of entities
like SEBRAE can be considered a determining factor in the
conduct of business.
1 INTRODUÇÃO
Em um cenário econômico global que não costuma diferenciar os novos empreendimentos
daqueles já consolidados no mercado, o estabelecimento de objetivos e metas organizacionais não é
somente um rumo a ser seguido pelos novos empresários, mas também uma condição necessária
para a prosperidade de um novo negócio. É neste momento, que o Planejamento Estratégico começa
a ser visto não apenas como uma mera formalidade, mas sim como um meio que possibilita a
sobrevivência e manutenção das empresas no mercado.
O Planejamento Estratégico exerce um importante papel quando aplicado em novos
empreendimentos, principalmente quando se trata da sustentabilidade do negócio. Esta ferramenta
se constitui como um fator crucial para todas as empresas, mas quando estamos tratando de novos
empreendimentos, essa importância aumenta. A economia global está se voltando de maneira
significativa para o reconhecimento e incentivo aos novos negócios e é neste cenário que o
empreendedorismo desponta. O termo, cada vez mais utilizado nas mídias e no meio econômico,
ganhou notoriedade e está sendo muito discutido devido a sua capacidade de gerar oportunidades,
recursos e inovação para a sociedade.
Como demonstrado nos resultados da Pesquisa GEM 2009 (IBPQ-SEBRAE), o Brasil já era
o segundo país dentro do chamado G20 em estimativa de empreendedores. Esse dado é
acompanhado por outra tendência, que demonstra uma transformação na cultura do
empreendedorismo nacional. Os empreendimentos passaram definitivamente a serem mais
motivados pelas oportunidades de mercado do que pela necessidade. Ou seja, o número de negócios
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