Pai real, pai ideal. O papel paterno no desenvolvimento infantil

AutorSimone Maidel
CargoDoutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas531-533
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 45, Número 2, p. 531-533, Outubro de 2011
__________________________________________________
1 Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina
(simonemaidel@gmail.com)
Pai real, pai ideal.
O papel paterno no desenvolvimento infantil
Simone Maidel1
Universidade Federal de Santa Catarina
GOETZ, E. R. & VIEIRA, M. L. Pai real, pai ideal. O papel paterno no
desenvolvimento infantil . Curitiba: Juruá, 2009. 104p.
O livro Pai real, pai ideal.O papel paterno no desenvolvimento infantil,
escrito pelos Professores Drs. Everley R. Goetz e Mauro Luis Vieira, é
uma obra resultante de estudos feitos para investigar o papel do pai na criação
e na educação dos filhos, comparando-o ao papel da mãe, a partir de aspectos
da realidade percebida e dos desejos idealizados pelos próprios filhos. Configu-
ra-se, portanto, a partir do olhar dos filhos, ou seja, a partir das percepções que
os filhos têm sobre o cuidado do pai comparado ao da mãe em diversos aspec-
tos, tais como: cuidados físicos, afetivos, instrutivos e cognitivos.
Composto por 16 capítulos bem distribuídos entre suas 103 páginas, o
livro revela-se uma leitura agradável e interessante tanto para pais e educado-
res quanto para o público geral e acadêmico. Sobretudo porque norteia aspec-
tos relacionados ao cuidado e educação dos filhos a partir do saber científico e
fornece algumas diretrizes do papel (real e ideal) de cuidado e de interação que
os próprios filhos atribuem aos pais, comparando-o ao papel da mãe. Outro
destaque deste livro é que também aborda a percepção das crianças com rela-
ção ao cuidado recebido quando os pais são casados ou separados, inclusive,
fornecendo sugestões que oportunizam a mudança de alguns aspectos capazes
de melhorar a relação entre pais e filhos quando a separação é inevitável.
Neste sentido, a obra resenhada articula questões teóricas e empíricas de
modo leve e que oportunizam tanto o conhecimento conceitual e teórico na
área, quanto o aperfeiçoamento de práticas humanas através dos conhecimen-
tos da psicologia e discussões apresentadas ao longo de seus capítulos; cujas
temáticas são brevemente apresentadas a seguir.
O primeiro e o segundo capítulos tratam da importância da inclusão do pai
nos estudos relacionados ao desenvolvimento infantil, sobretudo porque tradi-
cionalmente tais estudos encontram-se voltados e apoiados (quase que somen-
te) nas opiniões e comportamentos maternos e esclarecem a preferência da
faixa etária escolhida (10-11anos) para as crianças que participaram da pesquisa.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT