Silva, Maria Ozanira da Silva e (Coord.). O Bolsa Família no Enfrentamento à Pobreza no Maranhão e Piauí. São Paulo: Cortez, 2008

AutorSimone de Jesus Guimarães
CargoUniversidade Federal do Piauí (UFPI)
Páginas241-243

Page 241

O Programa Bolsa Família, criado em 2003 pelo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, visa unificar os Programas de Transferência de Renda no Brasil, iniciados em 1995. Esse Programa, desde 2006, está presente nos 5.563 municípios do Brasil e no Distrito Federal, abrangendo mais de 11 milhões de famílias pobres, podendo ser considerado como um dos maiores programas lançados até hoje, no país, em termos de alcance social do número de famílias pobres atendidas.

O livro "O Bolsa Família no Enfrentamento à Pobreza no Maranhão e Piauí" trata desse Programa, particularmente, nas realidades de dois Estados da Federação em que os indicadores econômicos e sociais apontam como Estados em que a grande maioria das famílias vive em condições de pobreza e miséria: o Maranhão e o Piauí. Esse é um livro publicado, em 2008, pela Cortez Editora em parceria com as editoras EDUFMA e EDUFPI, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Universidade Federal do Piauí - UFPI, respectivamente, tendo a coordenação de Maria Ozanira da Silva e Silva, e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por um grupo de pesquisadoras das duas Universidades, que formaram uma rede de pesquisa com o objetivo de desenvolver um estudo sobre o Programa Bolsa Família nos dois Estados. O objetivo da pesquisa foi acompanhar a implementação desse programa e avaliar o processo de Unificação dos Programas de Transferência de Renda no Brasil, tendo como referência três municípios do Maranhão (São Luís - a capital, Caxias e Araioses) e três municípios do Piauí (Teresina - a capital, Parnaíba e Acauã). Do lado da UFMA, o livro tem as autorias das pesquisadoras Maria Ozanira da Silva e Silva e Valéria Ferreira Santos de Almada Lima; do lado da UFPI, as pesquisadoras Antônia Jesuíta de Lima, Maria D'Alva Macedo Ferreira e Maria do Rosário de Fátima e Silva, que discorrem e analisam, com competência e seriedade, o Programa Bolsa Família.

Esse é um livro de valiosa contribuição para todos os estudiosos das Ciências Humanas e Sociais e, em especial, daqueles voltados para a área das Políticas Públicas no Brasil, encaradas como importantes instrumentos de inserção e de respostas às desigualdades sociais, à pobreza e à miséria reinantes, historicamente, no país. Partindo de um estudo empírico nos seis municípios escolhidos, as pesquisadoras contaram com um importante procedimento metodológico para fazer as suas análises: o "Grupo Focal", instrumento que provém da pesquisa qualitativa e alia exame profundo de uma dada realidade e o ponto de vista dos sujeitos envolvidos, buscando "identificar percepções, sentimentos, atitudes e idéias dos participantes a respeito de um determinado assunto" (DIAS, apud SILVA, 2008, p. 18). Esse é um diferencial significativo do livro, pois oportunizou uma análise "por dentro" do Programa Bolsa Família, que transborda a empiria na perspectiva de uma sistematização "orientada por um referencial teórico e pelas intencionalidades acadêmicas das pesquisadoras".

O livro está estruturado em três...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT