Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na percepção de professores e alunos

Autor:Daiane Pias Machado, Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Ademir Clemente
Páginas:32-47
RESUMO

O objetivo deste artigo é identificar e comparar as características ideais do orientador e do orientando de dissertações e teses, tanto do ponto de vista de professores quanto de alunos da pós-graduação stricto sensu em contabilidade. Inspirado no modelo bidimensional de Joseph Lowman (2007), foi desenvolvido um instrumento de pesquisa composto por vinte características de orientadores e... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n35p32
32
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 32-
47, abr./jun. 2018
Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na
percepção de professores e alunos
Advisor and advisee ideals: similarities and dissimilarities in the perception of teachers and
students
Orientador y orientado ideales: similitudes y diferencias en la percepción de los profesores
y estudiantes
Daiane Pias Machado
Doutoranda em Contabilidade na Universidade Federal do Paraná
Professora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade
Federal do Rio Grande - FURG
Endereço: Rua Dom Pedro I, n◦ 279, Bairro: Cidade Nova.
CEP: 96211-5600 Rio Grande/RS - Brasil
E-mail: daianepiasmachado@yahool.com.br
Telefone: (53) 984044402
Joyce Menezes da Fonseca Tonin
Doutoranda em Contabilidade na Universidade Federal do Paraná
Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá
UEM
E-mail: joycemftonin@gmail.com
Telefone: 41 999113182
Ademir Clemente
Pós-doutor em engenharia de transportes pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro
e pela University of London
Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná
E-mail: ademir@ufpr.br
Telefone: 41 3360 4413
Artigo recebido em 08/12/2016. Revisado por pares em 18/06/2017. Reformulado em
30/11/2017. Recomendado para publicação em 15/06/2018 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 30/06/2018.
Daiane Pias Machado, Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Ademir Clemente
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 32-47, abr./jun. 2018
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e comparar as características ideais do orientador e do
orientando de dissertações e teses, tanto do ponto de vista de professores quanto de alunos da
pós-graduação stricto sensu em contabilidade. Inspirado no modelo bidimensional de Joseph
Lowman (2007), foi desenvolvido um instrumento de pesquisa composto por vinte
características de orientadores e orientandos, em que os respondentes atribuíam importância a
cada atributo em uma escala do tipo likert de 1 a 5. O estudo possui abordagem quantitativa do
problema com a realização dos testes de correlação Tau de Kendall e Spearman. Os dados
revelam-se mais consensuais no julgamento do perfil do orientador ideal, em que as seis
principais características receberam o mesmo grau de importância por professores e alunos.
Sobre os atributos do orientando ideal evidencia-se que as duas primeiras características
apresentam o mesmo grau de relevância para professores e alunos. Os testes estatísticos revelam
uma similaridade no julgamento de ambos pois não apontam diferenças significativas no grau
de importância das características ideais em orientadores e orientandos.
Palavras-chave: Características ideais; Orientador; Orientando; Orientação acadêmica
Abstract
The purpose of this article is to identify and compare the ideal characteristics of the advisor
and advisee of dissertations and theses, both from the point of view of teachers and students of
post-graduate stricto sensu in accounting. Inspired by Joseph Lowman’s model two-
dimensional, a research instrument was developed consisting of twenty characteristics of
advisor and advisee, in which the respondents assigned importance to each attribute on a scale
of 1 to 5. The profile ideal advisor is more consensual, with the first six characteristics received
the same importance degree by teachers and students. On the attributes of the ideal advisee it
is evident that the first two characteristics present the same degree of relevance for teachers
and students. The statistical tests reveal a similarity in the judgment of both because they do
not point out significant differences in the importance degree of the ideal characteristics in
advisor and advisee.
Keywords: Ideal characteristics; Advisor; Advisee; Academic orientation
Resumen
El propósito de este artículo es identificar y comparar las características ideales de orientador
y del orientado de tesis de maestrias y doctorados, tanto de punto de vista de profesores como
de alumnos de post-graduación stricto sensu em contabilidad. Inspirado enel modelo
bidimensional de Joseph Lowman, fue desarrollado un instrumento de investigación compuesto
por veinte características de orientadores y alumnos, en que los investigados atribuy enel valor
a cada atributo en una escala de 1 a 5. Los datos se revelan más consensuales enel juiciodel
perfil del orientador ideal, en que las seis principales características reciben elmismo grado
de importancia por profesores y alumnos. Sobre los atributos del orientado ideal se destaca
que las dos primeras características presentan elmismo grado de importancia relevancia para
profesores y alumnos. Las pruebas estadísticas revelan una semejanza enel juicio de ambos,
em vista de que no apuntan diferencias significativas en grado de importancia de las
caracteristicas ideal esen orientadores y orientados.
Palabras Clave: Características ideales; Orientadores; Orientados; Orientación academica

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