Tecnologias e sistemas de informação: uma área científica orientada às necessidades de conhecimento dos profissionais envolvidos na contínua transformação das organizações através das tecnologias da informação

AutorJoão Álvaro Carvalho
CargoDepartamento de Sistemas de Informação e Centro Algoritmi Escola de Engenharia Universidade do Minho, Portugal
Páginas1-25

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João Álvaro Carvalho

Departamento de Sistemas de Informação e Centro Algoritmi Escola de Engenharia

Universidade do Minho, Portugal

jac@dsi.uminho.pt

1 Introdução

Tecnologias e sistemas de informação (TSI) é a designação usada neste artigo para referir a área científica de enquadramento para aqueles que se interessam, académica ou profissionalmente, pela adopção e exploração de tecnologias da informação (TI) no contexto das organizações ou da sociedade. Também designada por sistemas de informação ou sistemas de informação de gestão (management information systems - MIS), esta área científica não é fácil de delimitar. Poderá dizerse que a área emerge como consequência da importância que as TI tem vindo a assumir nas actividades humanas que envolvem alguma forma de processamento de informação, particularmente no contexto organizacional, mas não só. A área está alicerçada em saberes construídos em áreas da tecnologia (informática), das ciências humanas (cognição, linguagem) e das ciências sociais (informação, comunicação, comportamento organizacional, organização, economia). Ao longo dos anos, vários debates têm posto em evidência a dificuldade em identificar “o” objecto desta área científica e a grande (talvez exagerada) diversidade de métodos de I&D que são usados nas actividades que visam expandir o corpo de conhecimento da área. Por estas razões, a própria identidade da

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área científica tem sido posta em causa. De qualquer modo são muitos os artigos que se debruçam sobre a sua natureza, problemas e desafios (BANVILLE et al., 1989, KHAZANCHI; MUNKVOLD, 2000, NIEDERMAN, 2007, SIDOROVA et al. 2008, HARDAWAY; MATHIEU; WILL, 2008, NEVO; NEVO; EINDOR, 2009)

Para efeitos da caracterização da área científica de TSI, vão ser distinguidos três aspectos complementares: (i) o corpo de conhecimento da área; (ii) os métodos de I&D usados por aqueles que contribuem para o desenvolvimento daquele corpo de conhecimento; (iii) as actividades profissionais cuja capacidade para criar valor dependem daquele corpo de conhecimento.

Assumese ainda que as actividades dos profissionais de TSI constituem critério adequado para definir o âmbito da área científica. Compreendendo as necessidades de conhecimento destas actividades será possível delimitar o corpo de conhecimento da área. E também compreender a diversidade de fenómenos/objectos de interesse e de métodos de I&D utilizados.

Assim, seguindo aquela perspectiva, apresentamse e justificamse as principais actividades profissionais que são da competência dos profissionais de TSI, serão apresentados os grandes grupos que constituem o corpo de conhecimento da área e será apresentada uma justificação para a utilização de uma gama alargada de métodos de I&D usados na produção de novo conhecimento cientificamente válido.

2 Missão dos profissionais de tsi

A utilização das TI não é um fim em si mesmo. As TI são necessárias e úteis nas organizações na medida em que contribuem para a sua eficácia, eficiência e sustentabilidade. As TI são pois instrumentais nas actividades das organizações. É no entanto inegável que os desenvolvimentos e inovações ao nível das TI têm sido o motor de muitas das mudanças a nível das organizações e da sociedade. Do mesmo modo que no século XVIII a máquina a vapor desencadeou a evolução que levou às mudanças hoje em dia designadas por revolução industrial, o computador moderno desencadeou no século XX a evolução que nos trouxe para a sociedade da informação. Se no primeiro caso esteve em causa a amplificação das capacidades físicomotoras dos seres humanos, o que agora está em causa é a amplificação das suas capacidades cognitivas. Justificase assim o emergir de uma nova área científica em que as TI são centrais a um conjunto de fenómenos organizacionais e sociais e a um conjunto de intervenções que, em última análise, estão relacionadas com o bem estar das organizações e da sociedade.

As TI estão presentes em situações organizacionais que envolvem informação. Tratase portanto de situações de natureza humana e social já que a informação é, também ela, um fenómeno humano e social. Lidar com a adopção e exploração das TI nas organizações envolve pois um corpo alargado de conhecimento de natureza multidisciplinar, abrangendo aspectos tais como: as TI; a informação; os fenómenos humanos e sociais associados à produção, processamento e utilização da informação; os fenómenos da adopção e utilização das TI; aspectos comportamentais, ao nível dos indivíduos, dos grupos, das organizações relevantes para os contextos da adopção e utilização das TI e suas aplicações; os métodos

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técnicas e ferramentas aplicáveis na condução de actividades de gestão e de intervenção organizacional relacionadas com a adopção e exploração das TI nas organizações.

A dinâmica da sociedade actual – simultaneamente consequência e causa dos constantes desenvolvimentos das TI - e a complexidade da operação e da gestão das organizações modernas coloca as organizações e a sociedade1, face a novos problemas e desafios, directamente relacionados com as TI:

  1. As organizações sentem a necessidade de se manterem aptas para competirem com as suas congéneres, procurando utilizar práticas organizacionais que configuram níveis de eficiência similares (ou superiores) às dos seus competidores; esta eficiência é em grande parte afectada pelo suporte proporcionado pelas TI;

  2. Ao longo das últimas décadas têm vindo a emergir “pacotes” (packages) de aplicações informáticas cuja aceitação alargada configura situações de normas de facto aplicáveis a determinados segmentos de mercado; a sua adopção e uso tornamse assim um imperativo para as organizações;

  3. São frequentes as inovações que viabilizam o aparecimento de novas aplicações informáticas que, em muitos casos, levam a substanciais mudanças no modo de organizar o trabalho;

  4. Outras inovações têm viabilizado novos negócios, nomeadamente aqueles em que o produto negociado é informação;

  5. A crescente globalização das actividades económicas cria novas necessidades de interacção entre empresas e, consequente, a necessidade de interoperabilidade das respectivas aplicações informáticas;

  6. As constantes mudanças das configurações empresariais, com frequentes fusões e autonomizações de unidades económicas, aumentam significativamente os desafios de integração e de interoperabilidade das respectivas aplicações informáticas;

  7. A complexidade das plataformas e das aplicações informáticas, a diversidade de produtos e a existência de diversos paradigmas de implementação das plataformas e das aplicações cria situações de difícil compatibilização, interoperabilidade, escalabilidade, capacidade de evolução e manutenção;

  8. Os computadores e as aplicações informáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, não só nos contextos de trabalho, mas também nos de educação, lazer, entretenimento e ainda no relacionamento entre pessoas e entre pessoas e empresas e instituições;

  9. A evolução da sociedade e o crescimento da capacidade dos cidadãos na utilização de meios informáticos criam novos comportamentos e expectativas sociais com que as empresas têm que lidar.

É missão dos profissionais de TSI ajudar as organizações a lidar com estas questões e a enfrentar estes desafios. Tratase de profissionais cujo trabalho está relacionado com as TI, mas cuja responsabilidade é sobretudo o de facilitar a contínua transformação das organizações através da adopção e exploração de TI. Transformações essas que se envolvem disponibilização de informação a situações de trabalho intelectual (knowledge work) e cujo

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sucesso é medido pela satisfação dos clientes da organização ou pelo desempenho da organização2.

3 Tecnologias da informação nas organizações

Desde a sua introdução nas organizações, no final dos anos 1950 (EINDOR; SEGEV, 1993), a utilização dos computadores no suporte às actividades organizacionais tem vindo a alargarse. Das aplicações iniciais focadas na produção automática de resultados informacionais (processamento de dados ou informação de gestão), a utilização das TI baseadas em computadores nas organizações tem vindo a expandirse para todas as actividades organizacionais, abrangendo aspectos tais como:

  1. Apoio à execução, em tempo real, das transacções organizacionais, quer externas (transacções que envolvem interacção com os clientes, fornecedores ou outras entidades do ambiente organizacional), quer internas (transacções que envolvem interacção entre entidades internas à organização) - processamento de transacções em tempo real (OLTP – on line transaction processing);

  2. Este tipo de apoio envolve a criação e actualização dos registos organizacionais que reflectem a ocorrência das transacções e as suas consequências no estado „das coisas? (state of affairs) da organização;

  3. Alargamento da diversidade de canais para a realização das „transacções comerciais? de uma organização, facilitando a disponibilização permanente e globalizada do acesso aos bens ou serviços da organização (comércio electrónico);

  4. Produção automática de resultados informacionais, para uso externo ou interno, quer numa lógica de informação para fins operacionais...

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