Organizational management in family businesses in the Vale do Rio dos Sinos/ Gestao organizacional em empresas familiares no Vale do Rio Dos Sinos/ Gestion organizacional en empresas familiares en el Vale do Rio Dos sinos.

Autorde Freitas, Ernani Cesar
CargoArtigo--Gestao de Pessoas em Organizacoes
  1. INTRODUCAO

    A tematica das empresas familiares e sua historia estao sempre em discussao, tendo em vista o papel e a importancia desse segmento empresarial para a economia do pais, no que diz respeito seja a producao ou a produtividade, seja aos reflexos para a empregabilidade. A cultura e o proposito das empresas familiares nao podem ser desvinculados da profissionalizacao e dos aspectos tecnicos inerentes a gestao organizacional. Por definicao, a gestao empresarial compreende principios e normas que controlam a produtividade e a eficiencia organizacional por meio de processos que devem ser normatizados, para que se possa ter um melhor desempenho na atividade empresarial.

    O Centro Universitario Feevale tem como visao consolidar-se como universidade inovadora que contribua para o desenvolvimento regional. Sob essa visao, desenvolveu-se o projeto de pesquisa denominado Gestao em Micro, Pequenas e Medias Empresas (MIPEMs). Por meio desse projeto de pesquisa constataram-se alguns dados relevantes sobre as praticas de gestao de micro, pequenas e medias empresas na regiao do Vale do Rio dos Sinos (1) (RS). Um desses dados se refere ao sistema de gestao praticado nas empresas, que, segundo os resultados, em 57,6% das empresas entrevistadas e familiar.

    No contexto das mudancas empresariais, as empresas familiares tem sido objeto frequente de observacao e estudo, em razao do potencial de desenvolvimento que possuem. Percebe-se tambem que uma das principais caracteristicas da empresa familiar e o desejo de seu fundador e dos sucessores de que a propriedade e a gestao do negocio se mantenham em maos da familia.

    A propria natureza da empresa familiar a torna complexa, pois sao os estreitos vinculos existentes entre a familia, a propriedade e a gestao do negocio que fazem com que seja dificil ajustar as relacoes familiares com as economico- financeiras. A familia se considera com direitos sobre a empresa, tanto para trabalhar nela como para ter participacao em seu capital, ou para nela intervir e tomar decisoes sobre sua gestao.

    Um dos principais desafios a serem superados pelas politicas de desenvolvimento economico tem sido a necessidade de as empresas familiares se tornarem mais flexiveis e adaptaveis as caracteristicas do ambiente no qual elas estao inseridas, cujo principal aspecto e a mudanca organizacional. Parte-se do principio de que elas se constituem em segmento economico imprescindivel para a geracao da competitividade e melhoria da qualidade de vida, uma vez que tem um efetivo potencial para a geracao de emprego e de renda.

    Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar praticas de gestao adotadas por empresas familiares na regiao do Vale do Rio dos Sinos (RS), para estabelecer reflexoes criticas sobre a necessidade de aprimoramento de modelos organizacionais existentes e possiveis acoes a respeito, no sentido de promover o desenvolvimento das organizacoes e, dessa forma, por consequencia, da regiao em que estas se inserem.

    Os procedimentos metodologicos empregados para embasar este estudo caracterizaram-se como sendo da pesquisa exploratoria, de campo, com uso de abordagem qualitativa, predominantemente, e quantitativa para descricao e analise dos dados. A coleta de dados ocorreu por meio de questionario respondido por empresas familiares da regiao do Vale do Rio dos Sinos, cuja distribuicao e posterior coleta deu-se por intermedio dos academicos matriculados nas disciplinas de Praticas Profissionais I e II do curso de Administracao do Centro Universitario Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

    O estudo revela que a gestao das empresas pesquisadas que possuem administracao familiar caracteriza-se por praticas organizacionais que, em sua maioria, necessitam de atencao, analise e reposicionamento quanto a sua importancia e relevancia no cenario economico e social em que se inserem essas organizacoes. Tal situacao se refletiria na adocao de modelos organizacionais flexiveis e ajustados a realidade do mundo globalizado e ao atual ambiente de negocios e de gestao.

    Na sequencia, apresentam-se os topicos sobre a fundamentacao teorica, os procedimentos metodologicos, os resultados e a analise, e as consideracoes finais.

  2. FUNDAMENTACAO TEORICA

    A fundamentacao teorica, neste estudo, consiste em apresentar alguns conceitos sobre as empresas familiares, a sua gestao e a profissionalizacao dos empreendedores familiares, bem como em apontar a importancia do planejamento da sucessao de gestores para a sobrevivencia no mercado competitivo.

    Para que se estude o processo de gestao de empresas familiares e necessario, primeiro, ter bem claro o que e uma empresa familiar. A empresa familiar deve possuir determinados indicadores para ser chamada de familiar (LEONE, 1992). Entre estes, a empresa deve ter contado, no seu inicio, com a participacao de um membro da familia; os familiares devem estar presentes na direcao e possuir um vinculo com a propriedade; os valores do fundador ou da familia devem estar identificados com os da empresa; e na sucessao deve ser observado o fator hereditario.

    Neste estudo, admite-se como conceito-base de uma empresa familiar a definicao de Moreira Junior (1999): empresa familiar e a organizacao em que tanto a gestao administrativa quanto a propriedade sao controladas, na sua maior parte, por uma ou mais familias, e dois ou mais membros da familia participam da forca de trabalho, principalmente os integrantes da diretoria. Parece correto, portanto, na definicao de empresa familiar, considerar a relacao propriedade e gestao. Para Martins e Menezes (1999:33), "o criterio mais adequado esta na relacao entre propriedade e controle, pois, nesta, um ou mais membros de uma familia exerce(m) consideravel controle administrativo, pelo fato de possuir(em) parcela expressiva da propriedade do capital".

    No entanto, entende-se que a propriedade nao e suficiente para definir uma empresa familiar, pois e necessaria, tambem, a existencia de uma estrutura gerencial na qual a maioria dos cargos-chefe e preenchida por membros da familia proprietaria. Bernhoeft (1989) considera a empresa familiar como um ideal do fundador que deu certo, e Vidigal (1996) diz que, a nao ser as estatais, todas as empresas, na origem, tiveram um fundador ou um pequeno grupo de fundadores que eram seus donos, portanto, praticamente todas as empresas teriam sido familiares na origem. Donneley (1976) classifica como familiar toda empresa ligada a uma familia pelo menos durante duas geracoes; essa ligacao, para esse autor, tambem deve resultar numa influencia reciproca.

    Lodi (1998) reforca o conceito de Donneley (1976), enfatizando que o nascimento da empresa familiar ocorre, geralmente, com a segunda geracao de dirigentes, seja porque o fundador age no sentido de abrir caminho para eles, seja porque os futuros sucessores precisam criar uma ideologia que justifique sua ascensao ao poder. Na geracao do fundador a empresa e, quando muito, pessoal, e nao familiar.

    Para Amaral (1999), cerca de 70% das empresas familiares nao chegam a segunda geracao. Veloso (2000) ressalta que 80% dos pequenos empreendimentos familiares nao alcancam cinco (5) anos de vida e, ainda, que muitas das empresas familiares, cerca da metade, fracassam, quebrando ou sendo vendidas, na passagem do fundador para a segunda geracao. Ja na passagem da segunda para a terceira geracao, em torno de 30% a 40% das empresas quebram ou sao vendidas (GRZYBOVSKI; TEDESCO, 2000).

    Essa relacao com o insucesso e preocupante, uma vez que, no Brasil, segundo Leite (2000), mais de 90% dos negocios empresariais sao familiares. Nessas empresas sao empregados mais de 60% da mao de obra que atua no mercado de trabalho. Moreira Junior (1999) contribui com o estudo sobre empresas familiares destacando dois aspectos importantes: a gestao administrativa e a propriedade da instituicao. A gestao administrativa pode ser independente da propriedade quando o empreendedor resolve profissionalizar os quadros diretivos de sua empresa, ocupando-os com terceiros.

    Na ultima decada, principalmente, muitas empresas familiares de grande porte desapareceram, deixando de gerar empregos, impostos, novos investimentos; consequentemente, os efeitos disso foram multiplicadores. Lansberg (1999) comenta que as empresas familiares bem-sucedidas investem muito tempo e esforco no estimulo ao espirito de cooperacao, na preservacao da harmonia entre os seus membros e no desenvolvimento de um forte compromisso pessoal, para que cada um faca a sua parte no sentido de apoiar os padroes estabelecidos e manter o nivel de confianca do grupo.

    No Brasil, segundo Leite (2000), mais de 90% dos negocios empresariais sao familiares. Nessas empresas, sao empregados mais de 60% da mao de obra que atua no mercado de trabalho.

    A empresa familiar e a figura empresarial dominante na estrutura economica da maioria dos paises ocidentais. Assim, no contexto das mudancas empresariais, as empresas familiares tem sido objeto frequente de observacao e estudo, pela importancia que representam na economia do pais e pelo potencial de desenvolvimento que possuem.

    O novo modelo de organizacao produtiva e empresarial caracteriza-se por possuir maiores graus de flexibilidade organizacional e capacidade de inovacao. Nesse sentido, as empresas familiares tem muito a contribuir nos aspectos de mudancas organizacionais e culturais, inovacao e novos paradigmas de gestao no contexto da administracao de empresas, para, assim, agregar valor ao negocio.

    2.1. Gestao empreendedora e o planejamento na empresa familiar

    O espirito do empreendedorismo, para Hisrich e Peters (2004), compreende a busca permanente de novos produtos, conceitos, metodos, mercados e habilidades na execucao de todas as atividades operacionais, e contempla um plano gestor para gerir as compras, producao, vendas, entregas, administracao, planejamento, cronogramas, orcamentos, contabilidade, etc. Esse espirito empreendedor e caracteristico das empresas familiares.

    Conforme...

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