Organizational citizenship behavior: it's interaction with the organizational values and job Satisfaction/Sessao especial--Fast Track SEMEAD: Comportamento de cidadania organizacional: sua interacao com os valores organizacionais e a satisfacao no trabalho.

AutorCosta, Vivian Flores
CargoRecursos Humanos e Organizacoes - Report

Introducao

O atual cenario do mundo do trabalho tem valorizado, cada vez mais, os comportamentos de cidadania organizational (CCO) na medida em que requer individuos com iniciativa e pro-atividade que nao estejamrestritos apenas as tarefas prescritas no sistema formal. Sob essa otica, o CCO tem se tornado um importante construto em estudo nas areas de psicologia e gestao, recebe uma ampla atencao na literatura (Podsakoff, Mackenzie, Paine & Bachrach, 2000; Podsakoff, Podsakoff, Mackenzie, Maynes & Spoelma, 2014). Para Organ (1997), sua relevancia pode ser compreendida a partir de sua propria definicao, como condutas dos trabalhadores, relativamente discricionarias, que cooperam para a manutencao e as melhorias do contexto social e psicologico que apoia a execucao de tarefas, considerados vitais para o desempenho da organizacao e sua viabilidade em longo prazo.

Nesse ambito, Podsakoff, Blume, Whiting & Podsakoff (2009) listam alguns beneficios dos gestos de cidadania para as organizacoes, inclusive a produtividade organizacional, a satisfacao do cliente e a reducao de absenteismo e de rotatividade. Ainda, ao estender as consequencias do CCO para a perspectiva do individuo, alguns pesquisadores organizacionais tem demonstrado que esses atos tambem sao beneficos para a saude e o bem-estar dos colaboradores (Baranik & Eby, 2016).

Contudo, apesar de cada vez mais reconhecida a importancia dos CCO, percebe-se que existem aspectos pertinentes a teoria ainda pouco explorados. Tamayo (1998) salienta que o problema para os pesquisadores nao tem sido verificar a existencia de condutas de cidadania nas organizacoes, mas investigar os seus antecedentes. Ao corroborar, Erturk (2007) comenta que a pesquisa a respeito dos fatores especificos que incrementam os CCO, em diferentes contextos organizacionais, e escassa.

Diante dessa constatacao, este estudo se propoe a fazer uma articulacao entre os fenomenos valores organizacionais e a satisfacao no trabalho com os CCO, para colaborar com evidencias acerca dos fatores que impactam a emissao desses atos. Sua idealizacao foi inspirada em um estudo anterior de Tamayo (1998), no qual o autor investigou, a partir de uma amostra de 490 sujeitos de dez empresas, a relacao dos valores organizacionais com a satisfacao no trabalho, os comportamentos de cidadania organizacional e o comprometimento afetivo. Todavia, o panorama do presente estudo e, diferentemente do citado, estabelecer o foco no fenomeno comportamento de cidadania organizacional, ainda pouco empreendido em ambito nacional (Estivalete, Costa & Andrade, 2014), e avancar em seus achados, analisar nao apenas a relacao, mas a influencia dos valores organizacionais e da satisfacao no trabalho nesses comportamentos. Tambem, adotam-se instrumentos aperfeicoados e atualizados na avaliacao de cada um dos construtos estudados, de modo a responder o seguinte problema de pesquisa: "De que forma os valores organizacionais e a satisfacao no trabalho influenciam os comportamentos de cidadania organizacional, segundo a percepcao dos colaboradores de uma industria fabricante de eletrodomesticos?"

Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar a influencia dos valores organizacionais e da satisfacao no trabalho nos comportamentos de cidadania organizacional, ao considerar a percepcao dos colaboradores. Especificamente, visa a caracterizar o perfil sociodemografico dos participantes do estudo; confirmar, ao considerar a realidade investigada, a estrutura fatorial dos instrumentos usados na pesquisa; e estabelecer as relacoes entre os valores organizacionais, a satisfacao no trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, desenvolvida por meio de um estudo em uma empresa fabricante de eletrodomesticos do Rio Grande do Sul (RS).

Os CCO, os valores organizacionais e a satisfacao no trabalho: conceitos e interacao

Organ (1988) disseminou a premissa relacionada a necessidade de as organizacoes recorrerem aos comportamentos espontaneos, inovadores e cooperativos de seus membros, os denominados comportamentos de cidadania organizacional, de tal maneira que as respostas as exigencias constantemente mutaveis sejam eficazes e possibilitem vantagem competitiva. A partir de entao, o interesse por tais comportamentos cresceu, sobretudo pautado na proposicao de que favorecem a eficacia organizacional (Podsakoff et al., 2014). Nesse sentido, os pressupostos dos primeiros estudos deram lugar a constatacao empirica e diversas pesquisas tem revelado que os grupos e as organizacoes nas quais os CCO sao mais atuantes revelam melhores indicadores de eficacia (Mackenzie, Podsakoff & Podsakoff, 2011; Yaghoubi, Salarzehi & Moloudi, 2013; Andrew & Leofi-Cazares, 2015).

Em ambito nacional, destacam-se os estudos pioneiros de Siqueira (1995, 2003) sobre a tematica. Suas pesquisas caracterizam-se pelo desenvolvimento e pela validacao da Escala de Comportamentos de Cidadania Organizacional (ECCO), posteriormente aprimorada por Porto e Tamayo (2003), no estabelecimento da Escala de Civismo nas Organizacoes (ECO), e a criacao de um modelo que explica a existencia de uma relacao pos-cognitiva entre os antecedentes cognitivos e afetivos de cidadania organizacional.

A proposito, encontrar os antecedentes dos CCO tem constituido um dos principais desafios dos pesquisadores (Tamayo, 1998; Lepine, Erez & Johnson, 2002). No nivel de microanalises do comportamento organizacional, observa Siqueira (1995), ha um consideravel conjunto de conhecimentos que buscam elucidar as caracteristicas determinantes desses atos. De modo geral, Podsakoff et al. (2000) compendiam que os fatores que levam a essas condutas no ambiente laboral comumente apontam para: caracteristicas de personalidade, atitudes, percepcoes de papel, competencias e aptidoes, caracteristicas das tarefas, caracteristicas organizacionais e comportamentos de lideranca.

Em uma investigacao mais recente, feita a partir da analise da producao cientifica de 2002 a 2012, Costa e Andrade (2015) exibem um panorama dos temas mais estudados em conjunto com CCO. No que tange aos seus antecedentes, as autoras evidenciaram a justica organizacional e a lideranca organizacional como os mais pesquisados (Moorman, 1991; Ehrhart, 2004; Walumbwa, Cropanzano & Goldman, 2011; Farahbod, Azadehdel, Rezaei-Dizgah & Nezhadi-Jirdehi, 2012).

Contudo, ao investigar novas relacoes, Porto e Tamayo (2005) indicam a cultura organizacional como outra variavel importante para os estudos dos CCO e consideram os valores organizacionais como instrumento que permitem gerar o entendimento sobre essa cultura (Mendes & Tamayo, 1999).

Oliveira e Tamayo (2004) asseguram que os valores organizacionais influenciam o comportamento dos individuos e orientam a vida da organizacao, atuam como elementos integradores compartilhados por seus membros. Assim, com base nessas suposicoes, alguns estudos relacionaram valores organizacionais com comportamentos no trabalho (Porto & Tamayo, 2005; Somech & Ron, 2007; Tamayo, 2007; Ye, 2012).

Especificamente quanto a interacao entre CCO e valores organizacionais, Porto e Tamayo (2005), por exemplo, emum estudo com 458 colaboradores de duas empresas publicas, uma privada e uma cooperativa, investigaram os tipos motivacionais de valores organizacionais que se relacionam com os comportamentos de civismo (ou cidadania) nas organizacoes. Seus achados indicam que valores organizacionais predizem esses comportamentos, com destaque para o valor autonomia, o qual expressa caracteristicas de organizacoes que estimulam a inovacao e a criatividade.

A proposta de Somech e Ron (2007) permitiu examinar simultaneamente o impacto relativo das caracter sticas individuais (variaveis disposicionais de afetividade positiva, afetividade negativa e atitude) de professores e uma caracteristica organizacional (valores organizacionais de individualismo versus coletivismo) sobre CCO. Em linhas gerais, os autores asseguram que quando essas variaveis foram examinadas simultaneamente, os valores organizacionais, principalmente de coletivismo, provaram ser o indicador mais eficaz.

Com um enfoque diferente, o estudo de Ye (2012) investigou se os valores de organizacoes chinesas tem um impacto sobre os comportamentos de cidadania dos colaboradores e seus antecedentes. Os resultados indicaram que os valores organiza cionais tem impacto significativo e direto sobre os CCO dos trabalhadores.

Ainda, como expresso anteriormente, ha a linha de pesquisa que enfoca as atitudes no trabalho como antecedentes dos CCO, na qual a satisfacao no trabalho, definida como a totalizacao do quanto indiv duo que trabalha vivencia experiencias prazerosas no contexto onde atua (Siqueira, 2008), e apontada como uma das principais variaveis (Siqueira, 2003; Bowling, Wang & Li, 2012; Rahman, 2015). Robbins (2008) destaca que a relacao entre a satisfacao e os atos de cidadania nas organizacoes e de certa forma logica, uma vez que colaboradores satisfeitos parecem estar propensos a falar bem da empresa, a ajudar os demais, a superar as expectativas em relacao a suas tarefas e a estar dispostos a ir alem de suas atribuicoes regulares, sobretudo por quererem retribuir as experiencias positivas.

Nesse ambito, pode-se mencionar, por exemplo, o trabalho de Siqueira (2003), que visou a testar um modelo teorico para os atos de cidadania nas organizacoes, considerou como antecedentes os aspectos satisfacao no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Com uma amostra de 520 trabalhadores de empresas publicas e particulares sediadas em Minas Gerais, a autora ratificou que os CCO tem como antecedentes diretos as variaveis satisfacao no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Especialmente sobre satisfacao, a autora especifica que foi a variavel que apresentou menor poder preditivo, constituiu-se no antecedente mais fragil do...

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