Para onde caminha a formação docente?

AutorIlma Vieira do Nascimento - Maria Alice Melo - Maria Núbia Barbosa Bonfim
CargoUniversidade Federal do Maranhão - Universidade Federal do Maranhão - Universidade Federal do Maranhão
Páginas841-862
Artigo recebido em: 26.04.2016 Aprovado em:07.11.2016
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 841-862
PARA ONDE CAMINHA A FORMAÇÃO
DOCENTE?
Ilma Vieira do Nascimento1
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Maria Alice Melo2
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Maria Núbia Barbosa Bonf‌i m3
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Resumo
Com base em pesquisas desenvolvidas no PPGE/UFMA, o artigo discute a for-
mação de professores da educação básica com foco no Plano Nacional de For-
mação de Professores da Educação Básica - PARFOR, realizado pela UFMA
sob a denominação de PROFEBPAR. Apresenta o contexto de seu surgimen-
to quando ganha dimensão nacional o interesse pela formação de professores
enquanto expressão de uma política que se desenvolve à luz de orientações
de cunho neoliberal a requerer reestruturação do Estado e, particularmente, da
educação. Evidencia que a institucionalização dessa política, em 2009, obje-
tiva conferir organicidade às ações institucionais, a partir daí sob a regulação
da Capes. Nesse contexto, questiona o caráter emergencial desse Programa de
1 Pedagoga. Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) | E-mail:
ilmavieira13@gmail.
com
2 Pedagoga. Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
E-mail: ma.melo@terra.com.br
3 Pedagoga. Doutora em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação
em Educação (PPGPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) | E-mail:
bonf‌i m@
elo.com.br
| Universidade Federal do Maranhão - UFMA | Cidade Universitária Dom
Delgado | Av. dos Portugueses, n. 1966, Bacanga, São Luís/MA | CEP: 65085-580
842
Ilma Vieira do Nascimento | Maria Alice Melo | Maria Núbia Barbosa Bonf‌i m
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p841-862
formação de professores, em face da própria sistemática de sua realização e
aos, ainda, inúmeros problemas a marcar a educação no Estado do Maranhão.
Palavras-chave: Formação de professores, cursos emergenciais, Parfor.
WHERE IS THE TEACHERS’ FORMATION GOING?
Abstract
Based in researches developed in PPGE/UFMA, the article discusses the for-
mation of basic education teachers with focus in the National Plan for the
Training of Basic Education Teachers - PARFOR(PT/BR), made by UFMA
under the denomination of PROFEBPAR(PT/BR). Presents the context of its
appearance as it gains national dimension interest for the formation of teachers
as expression of a policy that develop itself at the light of neoliberal orienta-
tions to require reestructure of the State and, particularly, education. Highlights
that the institutionalization of this policy, in 2009, aims to check oganicity to
institutional actions, under the regulation of Capes. In this context, question
the emergencial character of this teachers’ formation program, under its own
systematic of realization and to those, still, Innumerable problems that mark the
education in the State of Maranhão.
Key words: Teachers’ formation, emergencial courses, Parfor.
1 INTRODUÇÃO
Da última década do século XX para cá, está em implementa-
ção um conjunto de medidas que caracterizam as reformas do Estado
brasileiro em conformidade com mudanças em processo no mundo
capitalista. São mudanças que se estendem ao campo educacional
por meio de aparatos legais, cujo desdobramento incide na formação
de professores.
Tais desdobramentos se expressam, na primeira década do sé-
culo XXI, na instituição de uma política nacional voltada para a for-
mação docente que tem a CAPES como órgão regulador, cuja imple-
mentação se dá em regime de colaboração com os entes federados.
Neste texto problematizamos a política nacional de forma-
ção de prof‌i ssionais do magistério da educação básica tal como se
expressa no Programa de Formação de Professores da Educação
Básica (PROFEBPAR), desenvolvido na Universidade Federal do
Maranhão (UFMA).

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