O novo jogo da comunicação: a força dos laços fortes nas recomendações em redes sociais

AutorIgor Furlanetto Becker - Serje Schmidt - Dusan Schreiber
CargoMestrando em Indústria Criativa pela Universidade Feevale - Doutor em Administração pela UNISINOS. Universidade Feevale - Doutor em Administração pela UFRGS
Páginas72-83
Revista Global Manager
V. 15, N. 2, 2015
ISSN 1676-2819 - impressa | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
O NOVO JOGO DA COMUNICAÇÃO: A FORÇA DOS LAÇOS FORTES NAS
RECOMENDAÇÕES EM REDES SOCIAIS
THE NEW GAME OF COMMUNICATION: THE STRENGTH OF STRONG TIES IN
SOCIAL NETWORKS RECOMMENDATIONS
Igor Furlanetto Beckera, Serje Schmidtb, Dusan Schreiberc
a Mestrando em Indústria Criativa pela Universidade Feevale. igorfbecker@gmail.com
b Doutor em Administração pela UNISINOS. Universidade Feevale. serje@fee vale.br
c Doutor em Administração pela UFRGS. Universidade Feevale. dusan@feevale.br
Informações de Submissão
Serje Schmidt, endereço: ERS-239, 2755
Novo Hamburgo - RS - CEP: 93525-075.
Recebido em: 14/09/2015.
Aceito em: 11/12/2015.
Publicado em: 31/12/2015.
Resumo
As mudanças comportamentais da so ciedade e a fragmentação do
mix de comunicação mudaram, inegavelmente, o rumo da
comunicação e seus canai s de distribuição. Antes um mero
coadjuvante, o consumidor passou a exercer um importante papel,
sendo responsável pelo endosso e recomendação nas mídias digitais.
Este estudo traz uma reflexão comparativa nas redes sociais entre
indicações originadas de pessoas mais próximas e outras fontes de
contato mais distantes. No intuito de colaborar com o tema, o artigo
discute a abertura às reco mendações através da Teoria da Força dos
Laços Fracos de Mark Granovetter (1973) relacionando-a às
interações na rede social Facebook, dado o avanço definitivo das
tecnologias digitais baseadas na socialização. Uma pesquisa tipo
survey seguindo o método de bola -de-neve foi conduz ida com
usuários desta rede social. Os resultados sugerem que recomendaçõ es
de marca provenientes de laços fortes possuem maior relevância aos
consumidores, e são mais levadas em co nsideração do que
recomendações provenientes de laços fracos.
Abstract
Behavioral chan ges in society and the fragmentation of the
communication mix has changed, unquestionably, the path of
communication and the distribution c hannels. The consumer,
formerly a mere spectator, is now develop ing an important role,
being responsible for the endorsement and recommendation process
on digital media. This study compares the importance of indications
originated from strong ties with those originated from weak ties.
With the intention to contribute to the ongoing debate on this theme,
our study discussed the ope nness to recommendations from Mark
Granovetter’s 1973 Theory of Strengh of Weak Ties approach,
relating this theory to the social interactions and the recommendation
of firm brand s within Facebook. A survey was conducted with users
of this social network, accor ding to the method of snowball. Our
results suggest that brand recommendations from strong ties are more
relevant to consumers and are more considered than
recommendations originated from weak ties.
Palavras-chave
Redes sociais. Cibercultura. Laços fortes.
Keywords
Social networks. Cyberculture. Strong ties.

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