Nota sobre a capa: El Lissitzki.

Por Nina Zur, UERJ.

Come ananas, mastiga perdiz. Teu dia esta prestes, burgues.

Maiakovski, 1917 (1)

A nossa proposta de capa para o dossie 100 anos da Revolucao Russa faz parte da tentativa da Revista Direito e Praxis de alargar o debate proposto para alem das fronteiras do direito, e estimular reflexoes sobre arte, poesia e politica. Uma discussao no campo do direito que se descole da vida e daquilo que impulsiona a vida nao pode ser uma discussao fecunda, ainda mais quando o que se esta colocando em debate sao revolucoes e contestacoes, essencialmente movidas pelo desejo.

A escolha pela vanguarda russa e o construtivismo, movimento dela decorrente do qual faziam parte tanto El Lissitzki, autor da arte usada como capa do dossie, quanto Maiakovski, poeta que abre esta nota, tambem esta ligada a nossa compreensao do momento de forca e pungencia das decadas de 10 e 20 do seculo XX na Russia, em que o desejo por um novo mundo e novas formas de estar no mundo atingia todas as esferas de criacao, desde as artes plasticas, a poesia, o teatro e o cinema, ate a arquitetura e o design. A revolucao pulsava, estava em marcha livre na forma artistica.

Naquele momento, era necessario afirmar a arte como construcao de um novo espaco de relacoes e de interacao com a realidade, como se fosse necessario reconstruir uma cidade sobre cinzas. Os construtivistas se engajaram, a um so tempo, com a Revolucao e com o ideal de arte pratica e funcional, fazendo uma verdadeira revolucao formal. Diz Haroldo de Campos que

ao contrario das concepcoes mistico-espiritualistas de que estava impregnado o abstracionismo de Kandiski e da metafisica subentendida pelo suprematismo de Malievitch [...] os construtivistas, reunidos em torno de Tatlin, procuraram engajar sua revolucao formal, dando-lhe um sentido positivo e colocandoa a servico da revolucao social (CAMPOS, 1983, p. 147).

Foram unicos porque experimentaram e souberam aliar o carater de certa forma "pedagogico" e de comunicacao com as massas a inventividade e revolucao do proprio fazer artistico, construindo esse novo mundo atraves, tambem, de um novo olhar (MORALES Jr, 1996).

El Lissitzki (1890-1941) foi um dos grandes nomes do construtivismo russo. Formado em engenharia e arquitetura, foi professor de arquitetura e artes graficas e trabalhou durante o periodo pos Revolucao com tipografia, fotomontagem e design grafico. (2) A capa do dossie, uma versao grafica e geometrica da foice e do martelo, faz parte do...

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