Normas

AutorMônica D Amato/Nelson Robero Pereira Alonso
Páginas59-69

Page 59

Nossa atenção agora deverá estar voltada, basicamente, para as seguintes Normas:

3. 1 Norma Básica para Perícias de Engenharia – IBAPE/SP 1994

Grande passo foi dado quando da aprovação da Norma Básica para Perícias de Engenharia do IBAPE/SP, na Assembleia de 09/08/1994. Essa Norma foi acompanhada do Glossário de Terminologia aplicável à Engenharia de Avaliações e Perícias, do qual foram selecionadas algumas definições, abaixo transcritas, também por interessarem particularmente aos trabalhos periciais para avaliação de aluguéis:

3.1. 1 Definições

Visto interessarem de perto a avaliação de aluguéis, reproduz-se a seguir as definições de:

Page 60

Page 61

Page 62

Page 63

Page 64

Page 65

Comparando a definição de ‘benfeitorias úteis’ constante do § 2º do art. 96 do CC (aumentam ou facilitam o uso do bem) com a da Norma, verifica-se que nesta última é acrescentada a noção de valor (aumentam o valor do bem ou facilitam seu uso).

3. 2 NBR 14653-2:2011

Deve ser lembrado que a Norma Brasileira de Avaliação de Bens (NBR 14653) é exigida em todas as manifestações escritas de trabalhos que caracterizam o valor de imóveis urbanos, de seus frutos ou de direitos sobre os mesmos. Em princípio, a metodologia básica aplicável na avaliação de aluguéis está expressa no capítulo 11 da Parte 2:2011, a seguir reproduzida:

11.4 – Avaliação de aluguéis
11.4.1 – Por comparação direta
11.4.1.1
– Trata-se do procedimento preferencial, usualmente empregado em ações renovatórias e revisionais . Para a sua aplicação é exigido o conhecimento de dados de mercado referentes a locações de imóveis semelhantes .

Page 66

11.4.1.2 – Especial atenção deve ser dada quando forem comparados aluguéis com distintos períodos de reajuste ou estágios do contrato, admitindo-se os seguintes procedimentos:

  1. tornar os dados homogêneos, com o auxílio de modelos que levem em conta a previsão inflacionária;

  2. utilizar modelos de regressão com variáveis que considerem as diferenças contratuais ou o estágio do contrato .

    11.4.1.3 – No caso de antecipação de aluguéis, devem ser adicionados aos aluguéis nominais acréscimos constantes, financeiramente equivalentes ao pagamento antecipado .

    Nota: o que, em princípio, contraria os artigos 20 e 43, III da Lei 8.245/91.

    11.4.2 – Pela remuneração do capital
    11.4.2.1 – Neste caso, o aluguel é determinado em função do valor do imóvel, podendo ser empregado em casos de imóveis isolados e atípicos, para os quais a utilização da comparação direta seja impraticável .
    11.4.2.2 – Sua utilização exige a determinação da taxa de remuneração e do valor do imóvel .
    11.4.2.3 – A taxa de remuneração deve ser objeto de pesquisa específica para cada caso, pois varia para cada tipo de imóvel, localização e, também, ao longo do tempo, dependendo da conjuntura econômica .
    11.4.3 – Reformas

    O custo de reformas que beneficiem o imóvel alugado pode ser amortizado em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT