Norbert Elias e Michel Foucault - apontamentos para uma tematização relacional da noção de poder

AutorMarcelo Moraes e Silva - André Mendes Capraro - Juliano de Souza - Wanderley Marchi Júnior
CargoDoutor em Educação na Universidade Estadual de Campinas - Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - Mestre em Educação Física e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil - Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Sociologia do Esporte...
Páginas254-275
1807-1384.2014v11n1p254
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
NORBERT ELIAS E MICHEL FOUCAULT APONTAMENTOS PARA UMA
TEMATIZAÇÃO RELACIONAL DA NOÇÃO DE PODER
Marcelo Moraes e Silva
1
André Mendes Capraro2
Juliano de Souza3
Wanderley Marchi Júnior4
Resumo:
Nesse ensaio procuramos refletir sobre algumas das concepções teóricas de
Norbert Elias e Michel Foucault, sobretudo, no que se refere ao uso da noção de
poder como conceito estruturante e central em suas respectivas produções teóricas
e conjunto de reflexões sócio-filosóficas mais amplas. Na primeira parte do texto,
esboçamos rapidamente alguns dados biográficos e bibliográficos dos autores. Na
segunda parte, por sua vez, pretendemos problematizar de forma relacional como e
de que maneira esses autores construíram suas teses acerca da estruturação
civilizada/disciplinar da sociedade moderna sob o crivo compreensivo da categoria
“poder”.
Palavras-chave: Norbert Elias; Michel Foucault; Poder; Ciências Humanas;
Interdisciplinaridade.
INTRODUÇÃO
O foco do presente ensaio é o de refletir de forma relacional sobre as
concepções teóricas de Norbert Elias e Michel Foucault, sobretudo, no que se refere
ao uso da noção de poder, como conceito estruturante e central em suas respectivas
produções teóricas e, ainda, conjunto de reflexões sócio-filosóficas mais amplas.
Cabe aqui ressaltarmos que, apesar de uma geração separar os autores em foco e
de eles possuírem uma diferença de idade de aproximadamente 30 anos, algumas
1 Doutor em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorando em Educação Física
na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: moraes_marc@yahoo.com.br
2 Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Cursou o estágio pós-doutoral na
Università Ca' Foscari di Venezia. Professor da Universidade Federal do Paraná atuando nos
programas de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em História e Educação Física, Curitiba, Paraná,
Brasil. E-mail: andrecapraro@onda.com.br
3 Mestre em Educação Física e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do
Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: julianoedf@yahoo.com.br
4 Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em
Sociologia do Esporte pela West Virginia University/USA. Professor efetivo da Universidade Federal
do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: wmarchijr@gmail.com
255
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.11, n.1, p. 254-275, Jan./Jun. 2014
perspectivas de interlocução entre suas principais ideias e noções operatórias são
possíveis.
Um primeiro ponto em comum partilhado entre os autores seria a inspiração
teórica sustentada nos escritos de Nietzsche (em Foucault, de uma forma mais
intensa, e em Elias, especialmente para definição e, por conseguinte, diferenciação
dos caracteres inglês, alemão e francês). Outro aspecto retomado em ambas as
obras é a centralidade da categoria “corpo”, como um importante elemento para se
tematizar a questão da disciplina/civilidade e das próprias relações de poder. Em
termos de tensões teóricas protagonizadas entre os autores em tela, poderíamos
citar, dentre outras coisas, o distanciamento na forma de apropriação do conjunto de
ideias e noções que integram a psicanálise freudiana, além da própria maneira como
constroem sua compreensão e crítica da modernidade.
Na esteira dessa argumentação, cabe também salientarmos que o exercício
de aproximação/distanciamento entre duas ou mais concepções teóricas se coloca
como uma tarefa complexa e difícil, tanto que, no que se refere à retomada conjunta
e ao mesmo tempo reflexiva dos escritos de Elias e Foucault, são poucos os
trabalhos, tanto no Brasil como no contexto internacional, que buscam a realização
de um efetivo diálogo (VAN KRIKEN, 1996; SMITH, 1999; SPIERENBURG, 2004;
PACHECO, 2009; BINKLEY, et al., 2010; DOLAN, 2010). Deste modo, é imposto
nesse texto um exercício epistemológico com alto grau de dificuldade, onde,
buscamos, ainda que de forma preliminar e amparado no recurso sintético,
problematizar e explorar algumas relações de cumplicidade teórica, estabelecida
entre os autores ao recolocarem a temática de poder no centro da reflexão
sociológica, histórica e filosófica sobre a sociedade moderna ocidental.
Antes, entretanto, de nos encaminharmos para essa discussão, julgamos
importante apresentar rapidamente os principais programas de investigação de
ambos os autores, já que para compreender as ideias (in)comuns a ambos os
intelectuais elencados para o desenvolvimento de nossas reflexões, precisamos,
primeiramente, conhecer o lugar social, histórico e político de onde os mesmos
falaram e procuraram transmitir os seus pontos de vista. Dito de outro modo, sem
esse tipo de contextualização que estamos a sugerir, mesmo que em linhas bastante
gerais, o acesso reflexivo a tais autores nos é dificultado ou mesmo bloqueado.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT