Autodesconstruçâo narrativa no cinema contemporâneo: a emergência de questões ontológicas em McQueen e Esmir Filho

AutorAlessandro Zir
CargoDoutor pelo Interdisciplinary PhD Program da Dalhousie University (Halifax, Canada). Membro do GIFHC (Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências), do ILEA (Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS). Desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGI...
Páginas349-361
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p349
AUTODESCONSTRUÇÂO NARRATIVA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: A
EMERGÊNCIA DE QUESTÕES ONTOLÓGICAS EM MCQUEEN E ESMIR FILHO1
NARRATIVE SELF-DECONSTRUCTION IN CONTEMPORARY CINEMA: THE
EMERGENCE OF ONTOLOGICAL ISSUES IN MCQUEEN AND ESMIR FILHO
AUTODECONSTRUCCIÓN NARRATIVA EN EL CINE CONTEMPORÁNEO: EL
SURGIMIENTO DE CUESTIONES ONTOLÓGICAS EN MCQUEEN Y ESMIR FILHO
Alessandro Zir2
RESUMO:
Este ensaio examina, a partir de dois exemplos (Hunger e Os famosos e os duendes
da morte), o processo de emancipação, no cinema contemporâneo, de elementos
icônicos, visuais e sonoros, com relação à sua função narrativa. Busca-se
caracterizar esse processo como uma autodesconstrução da unidade conceitual
dessas obras, a qual possibilita a emergência de questões de ordem ontológica,
fundamentais à experiência estética para além das suas dimensões psicológico-
sociais. O ensaio se inicia com uma discussão de pressupostos teóricos de base,
remontando a autores como Heidegger e Blanchot, para em seguida, durante a
análise concreta dos c asos estudados, fazer referência também a pesquisas mais
recentes e especificamente relevantes para a área de cinema, como os estudos de
Michel Chion sobre L’a udio-vision.
Palavras-chave: Imagem. Som. Écriture. Desconstrução. Cinema.
ABSTRACT:
Relying on the analyses of two examples (Hunger and Os famosos e os duendes da
morte), this essay examines the process of emancipation of iconic (visual and audio)
elements in relation to their narrative function in contemporary cinema. This process
is characterized as a deconstruction of the conceptual unity of these works, which
enables the emergence of ontological issues that are fundamental to aesthetic
experience beyond its psychological and social dimensions. The essay begins with a
discussion of theoretical grounds going back to authors such as Heidegger and
Blanchot. In what follows this discussion, during the concrete analysis of the
1 Trabalho apresentado no I Congresso Internacional Texto-Imagem (Universidade Federal de São
Paulo), Guarulhos, outubro de 2010.
2 Doutor pelo Interdisciplinary PhD Program da Dalhousie University (Halifax, Canada). Membro do
GIFHC (Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências), do ILEA (Instituto Latino-
Americano de Estudos Avançados da UFRGS). Desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao
Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: azir@dal.ca
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.

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