Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial em Administração, Direito e Economia

AutorGeordana Mendonça Curcino - Sirlei Lemes
CargoGraduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - Doutora em Controladoria Contabilidade na Universidade de São Paulo
Páginas17-38
DOI: XX.XXXX/XXXX-XXXX.2012v9n17p17
17
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.9, n.17, p.17-38, jan./jun., 2012
Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre as atividades
desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial em Administração,
Direito e Economia
Students’ Perception of Accounting about the activities developed by Tutorial Education
Program in Management, Law and Economy
Geordana Mendonça Curcino
Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia
Endereço: Rua Newton Atheniel, nº 81, Bairro Jardim Milenium
CEP: 38447-368 - Araguari/MG - Brasil
E-mail: geordana.mc@hotmail.com
Telefone: (34) 8865-7672
Sirlei Lemes
Doutora em Controladoria Contabilidade na Universidade de São Paulo
Professora da Faculdade de Ciências Contábeis e do Mestrado em Administração da
Universidade Federal de Uberlândia
Endereço: Av João Naves de Avila, 2121 - Campus Santa Mônica
Faculdade de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Uberlândia
CEP: 38.400-902 - Uberlândia/MG – Brasil
E-mail: sirlemes@uol.com.br
Artigo recebido em 21/11/2011. Revisado por pares em 19/03/2012. Reformulado em
18/04/2012. Recomendado para publicação em 03/05/2012 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 28/06/2012.
Geordana Mendonça Curcino e Sirlei Lemes
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.9, n.17, p.17-38, jan./jun., 2012
18
Resumo:
Este trabalho buscou identificar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis em relação às
atividades desenvolvidas pelo PET de áreas afins. Foi aplicado um questionário aos tutores e
petianos de Administração, Direito e Economia, identificando-se as atividades que estes
percebiam como mais relevantes. Verificou-se a percepção dos alunos de Ciências Contábeis
em relação às atividades identificadas anteriormente. Além da maioria das atividades ter
recebido boa avaliação, as atividades mais relevantes apontadas foram: seminários e palestras
de profissionais (Ensino); eventos acadêmico-científicos (Pesquisa); e Semana do Contador
(Extensão). Caracterizaram-se, assim, atividades extracurriculares relevantes que podem ser
desenvolvidas nos cursos de Ciências Contábeis.
Palavras-chave: PET. Ciências contábeis. Ensino. Pesquisa. Extensão.
Abstract:
This study searched to identify the students’ perception of Accounting in relation to the
activities developed by PET of similar areas. The activities which were perceived as being the
most relevant were identified by a questionnaire applied to tutors and PET students. The
perception of Accounting students was examined in relation to the activities identified
previously. Despite most of the activities have received good evaluation, the most relevant
emphasized by them were: seminars and speeches given by professionals (Teaching);
academic-scientific events (Research); and accountant event (Extension). Relevant options of
extracurricular activities were characterized to be developed in the Accounting courses.
Keywords: PET. Accounting. Teaching. Research. Extension.
1 Introdução
De acordo com o sítio do Ministério da Educação MEC (2010a), o Programa de
Educação Tutorial (PET) é um programa criado pelo governo federal brasileiro para apoiar
atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. O programa é formado por
grupos tutoriais de aprendizagem, sob a orientação de um professor tutor, que realizam
atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e
atendem às necessidades do próprio curso de graduação. O PET contempla atividades em
diversas áreas do conhecimento, possuindo, no ano de 2010, 428 grupos instituídos pelo
MEC. A pesquisa foi desencadeada em função da necessidade do desenvolvimento de
atividades extracurriculares e interdisciplinares na graduação em Ciências Contábeis, uma vez
que se estima haver uma grande carência de atividades extracurriculares no citado curso em
todo o País. De acordo com o portal do MEC (2010b), não existe, atualmente, nenhum grupo
PET em Ciências Contábeis em andamento, o que pode comprometer a integração dos
graduandos dessa área com a vivência acadêmica. Assim, a relevância do artigo fundamenta-

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT