Contribuição das ciências cognitivas e da ciência da informação para representação da informação: proposta para utilização na construção de biblioteca virtual temática em saúde

AutorLeandro Guedes da Fonseca - Iara Rodrigues de Amorim - Regina Goulart Lourenço - Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Páginas87-109
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. esp.1,
p. 87-109, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012 v17nesp1p87
CONTRIBUIÇÃO DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E DA CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO PARA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: PROPOSTA PARA
UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECA VIRTUAL TEMÁTICA EM
SAÚDE
Leandro Guedes da Fonseca
i
Iara Rodrigues de Amorim ii
Regina Goulart Lourenço iii
Jorge Calmon de Almeida Biolchini iv
Resumo: Aborda aspectos das Ciências Cognitivas que podem aprimorar a representação da informação na
construção de bibliotecas virtuais temáticas em saúde, visando sua utilização por distintos tipos de usuários.
Mostra as vanta gens das novas tecnologias de informação e comunicação, que possibilita maior dinamismo nos
fluxos de informação e propicia o seu compartilhamento simultâneo. Apresenta o surgimento das Ciências
Cognitivas e suas relações com a Ciência da Informação. Discorre sobre carac terísticas e funcionalidades
desejáveis para uma biblioteca virtual temática. Descreve a importância d a contribuição da Ciência da
Informação para a sociedade. Conclui ratificando a importância do caráter interd isciplinar das áreas, com vistas
ao aprimoramento de produtos e serviços de informação em benefício do usuário.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Ciências Cognitivas. Bibliotecas virtuais Saúde. Representação da
informação. Usuários de informação.
CONTRIBUTION OF COGNITIVE SCIENCE AND INFORMATION SCIENCE FOR
INFORMATION REPRESENTATION: PROPOSAL FOR USE IN THE CONSTRUCTION OF
VIRTUAL HEALTH LIBRARY
Abstract: This stu dy addresses aspects of Cog nitive Science that can en hance the information representation in
the construction of virtual health libraries, aiming at their use by different types of users. Shows the advantages
of new information and communication technologies, which en ables greater dynamism in the flow of information
and sharing it provides simultaneously. Presents the appearance of Cognitive Sciences and its relations with the
Information S cience. Discusses desirable features and functionality to a thematic virtual library. Its described
the contribution of Information Science to society. Therefore, ratifying the importance of interdisciplinary areas,
with an interest to improve information products and services to bene fit the user.
Keywords: Information Science. Cognitive Science. Virtual libraries Health. Information representation.
Information users.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
i Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. leandrgfonseca@gmail.com
ii Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. iara_amorim@yahoo.com.br
iii Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. regilourenco@gmail.com
iv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. jorge.biolchini@gmail.co m
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17 , n. esp. 1, p.87-109, 2012.
1 INTRODUÇÃO
As inovações tecnológicas em informação e comunicação exercem forte atração nos
cidadãos de diferentes idades e classes sociais. Têm o poder de irradiar informações de forma
quase instantânea, relativizando a noção de tempo e de espaço, bem como têm-se mostrado
um suporte importante na promoção da inclusão social e na ampliação das formas de
interação da sociedade.
Nesse contexto a Ciência da Informação desempenha papel relevante por ter a própria
informação como seu objeto de estudo (PINHEIRO, 2004) e por ser a área do conhecimento
encarregada da investigação
[...] de um corpo de conhecimento que congrega a origem, coleta, organização,
armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão e uso da informação. [...]
em sistema natural e artificial (BORKO, 1968, p. 3, tradução nossa).
A contribuição da Ciência da Informação para a sociedade foi ressaltada por Saracevic
(1996), conforme apresentado em seu artigo em que o autor menciona que
nas últimas quatro décadas a Ciência da Informação apresentou contribuições que
influenciaram o modo como a informação é manipulada na socied ade e pela
tecnologia e também permitiu melhor compreensão para um rol de problemas,
processos e estruturas associados ao conhecimento, à informação e ao
comportamento humano frente à informação (SARACEVIC, 1996, p. 60).
Segundo Pinheiro e Loureiro (1995, p. 46), a despeito das discussões teóricas e dos
estudos desenvolvidos na área, “informação aparece como termo complexo, de múltiplas
acepções e riqueza semântica”. Acrescente-se às considerações de Pinheiro e Loureiro a
possibilidade de aplicação do termo a outros contextos.
Para Capurro e Hjorland (2007, p. 187) o conceito de informação não deve ser
considerado isoladamente, mas sim dentro de um contexto, pois na prática “informação é
qualquer coisa que é de importância na resposta a uma questão” para um determinado sujeito.
Partindo-se da premissa apresentada por Capurro e Hjorland, entende-se que a informação só
será útil se ela tiver uma potencialidade de efetuar mudança, ou seja, se for relevante para o
indivíduo que a obtém.
Na área das Ciências Cognitivas, o termo informação é visto sob outra dimensão, um
processo que ocorre na mente humana e que tem efeitos sobre o mapa cognitivo ou mental do
sujeito. O processamento de informação pelo indivíduo baseia-se em experiências sensoriais,
representações de vivências, pensamentos e lembranças, resultando em conhecimento de
diferentes naturezas.

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