Gestão por Competências na Administração Pública de Portugal: uma análise a partir do ciclo interligado de legitimação e de validação

AutorLuciano Munck - Bárbara Galleli - Rafael Borim-de-Souza
CargoEstudante de Pós-Doutorado na University of Western. London, Canadá. Professor da Universidade Estadual de Londrina, PR. London, Canada - Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade de São Paulo FEA/USP. São Paulo, SP. Brasil - Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da...
Páginas29-46
Artigo recebido em: 03/07/2012
Aceito em: 16/04/2013
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE
PORTUGAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO INTERLIGADO DE
LEGITIMAÇÃO E DE VALIDAÇÃO
Competence Management in Portugal Public Administration: an
analysis from the interconnected cycle of legitimation and validation
Luciano Munck
Estudante de Pós-Doutorado na University of Western. London, Canadá. Professor da Universidade Estadual de Londrina, PR.
London, Canada. E-mail: lmunck@ivey.ca; munck@uel.br
Bárbara Galleli
Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade de São Paulo FEA/USP. São Paulo,
SP. Brasil. E-mail: b.gallelidias@gmail.com
Rafael Borim-de-Souza
Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Universidade
Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil. E-mail: rafaborim@yahoo.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p29
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o modelo de gestão
de pessoas por competências da Administração
Pública de Portugal a partir do Ciclo Interligado de
Legitimação e de Validação Qualitativa. As categorias
consideradas foram: definição constitutiva, validade
de construto, composta pela validade de conteúdo,
validade de face e confiabilidade e validade preditiva.
A análise do modelo de gestão por competências de
Portugal permitiu a identificação de pontos críticos
em suas premissas, propostas e objetivos. Em suma,
constatou-se que o modelo utilizado pela Administração
Pública de Portugal tem comprovada a validade das
definições constitutiva e operacional e a validade de
face. Contudo, foram identificadas fragilidades na
validade de construto, especificamente na validade de
conteúdo, na confiabilidade e na validade preditiva.
Portanto, conclui-se que erros podem circundar o
modelo por completo. Em seu âmbito, o presente
artigo identificou e discutiu questões centrais no que
se refere à implantação e à validação de modelos de
competências, pertinentes tanto para organizações
públicas quanto privadas.
Palavras-chave: Modelos de Gestão por
Competências. Validação. Administração Pública de
Portugal.
Abstract
The objective of this article is to analyze the model
of people management by competences of Portugal
Public Administration from the Interconnected Cycle of
Legitimation and Qualitative Validation. The categories
considered were: constitutive definition, construct
validity, composed by face validity, content validity,
face validity and reliability, and predictive validity. The
analysis of Portugal competence management model
has allowed critical points to be identified between
premises, purposes and objectives of it. In sum, from this
study it was concluded that errors can circle the model
completely, since has been verified some weaknesses
and limitations in construct validity, specifically in the
content validity, and in predictive validity, on which the
competence management model was developed. In its
scope, this article has identified issues that need to be
emphasized, as the process of competence defining,
and discussed key issues regarding the implementation
and validation of competence models, for example, in
relation to contributions of the model for individual and
organizational performances, relevant to both public
and private organizations.
Keywords: Competence Management Model.
Validation. Portugal Public Administration.
30 Revista de Ciências da Administração • v. 16, n. 38, p. 29-46, abr. 2014
Luciano Munck • Bárbara Galleli • Rafael Borim-de-Souza
1 INTRODUÇÃO
Autores como Kochanski (1997), Shippmann et
al. (2000) e Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005)
afirmam que ainda há poucas evidências para suge-
rir que modelos de gestão de ou por competências
fornecem qualquer capacidade preditiva incremental
sobre as medidas existentes para indicar melhorias no
desempenho global empresarial. Acrescentam ainda
que seu uso inadequado implica grande desordem
sobre suas reais finalidades.
Uma varredura inicial na literatura pesquisada
permitiu observar que a consolidação de modelos
de gestão de, ou por competências, como referência
principal para a gestão de pessoas experimenta diver-
sos desafios que poderiam ou até deveriam se tornar
grandes temas para uma extensa agenda de pesquisa.
(DREJER, 2002; MILLS et al., 2002; DUTRA, 2004;
FLEURY; FLEURY, 2008)
Munck e Munck (2008) afirmam que a exigência
de novos padrões de competência que transpassam
as esferas pública e privada contribui sensivelmente
para o crescimento de estudos teóricos e empíricos
que refletem sobre a articulação entre elas. No entanto,
embora a maior parte da literatura posicione a lógica
da competência e seus respectivos modelos como subs-
titutos e superiores às abordagens clássicas de gestão,
sua aplicação como instrumento fundamental para
subsidiar decisões relacionadas à gestão de pessoas e
à empresa como um todo tem confundido muitas or-
ganizações, sejam do setor privado ou do setor público.
Esse ponto é principalmente ressaltado quando persiste
o questionamento sobre a relação entre os objetivos
propostos pelos modelos de gestão por competências
e seus respectivos resultados.
Com o intuito de ampliar conhecimentos sobre
a relação de modelos de competências com sua eficá-
cia nas organizações, este artigo faz uso da estrutura
chamada Ciclo Interligado de Legitimação e Validação
Qualitativa de modelos de competências, oriunda no
modelo de validação proposto por Markus, Cooper-
-Thomas e Allpress (2005) e aprimorada por Munck,
Munck e Borim-de-Souza (2011) a fim de analisar o
modelo de gestão de pessoas por competências da
Administração Pública de Portugal. O referido ciclo
possui a seguinte configuração: definição constitutiva
e operacional; validade de construto, a qual envolve as
validades de conteúdo e de face, e a de confiabilidade;
e, por fim, a validade preditiva.
O modelo de gestão por competências, seleciona-
do para estudo, devido aos detalhes de sua descrição,
foi o desenvolvido pelo Departamento de Recrutamen-
to e Seleção de Pessoal da Administração Pública de
Portugal (DGAP). O DGAP, a partir da aplicação de
estudos de follow-up (acompanhamento) em grupos
profissionais mais frequentemente avaliados conside-
rou oportuna a implantação de um modelo de gestão
por competências com vistas a introduzir maior rigor
no diagnóstico das necessidades e na avaliação dos
resultados da formação profissional. (DGAP, 2006)
É importante ressaltar que o objetivo principal
deste artigo limitou-se a verificar possíveis pontos crí-
ticos do modelo de gestão por competências estudado
frente às exigências propostas pelo ciclo interligado de
legitimação e validação qualitativa proposto por Mun-
ck, Munck e Borim-de-Souza (2011). Para um melhor
aprofundamento do tema em análise, o texto disposto
ao longo do artigo foi dividido em seis seções, sendo
elas: introdução; procedimentos metodológicos; o ciclo
interligado de legitimação e validação qualitativa de
modelos de competências; o modelo de gestão compe-
tências da Administração Pública de Portugal; análise
do modelo de gestão competências da Administração
Pública de Portugal por meio do ciclo interligado de va-
lidação e legitimação; e considerações finais, sugestões
de estudos futuros e implicações para a Administração.
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Apresenta-se uma síntese dos procedimentos
metodológicos, realizados no período de setembro a
novembro de 2011, pois ao longo do artigo serão apre-
sentadas informações complementares pertinentes.
Mediante o objetivo de analisar o modelo de
gestão de pessoas articulado por competências da
Administração Pública de Portugal, por meio do ciclo
interligado de legitimação e validação qualitativa de
modelos de competências, em termos metodológicos,
realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva por
estar munida do interesse de verificar e descrever as
características de um fenômeno em determinada rea-
lidade (RICHARDSON et al., 2008), no caso, pontos
críticos do modelo de gestão por competências da
Administração Pública de Portugal.

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