Murilo Mendes, o imbele no campoconcentração

AutorLeonil Martinez
Páginas64-76
MURILO MENDES, O IMBELE NO CAMPOCONCENTRAÇÃO
Leonil Martinez
“Pós-poema” 1, publicado por Murilo Mendes no livro Poesia liberdade (1947)
pode ser considerado como a explicitação de um projeto estético e político de longo
alcance. Sem dúvida, o próprio título já coloca por inteiro a questão central de tal
projeto: o pós-poema confronta-se resolutamente com os escombros, com as ruínas de
tudo aquilo que até ali tinham sido o mundo e a poesia, para a partir destes restos e
sobras instaurar uma pós-poética, ou seja, uma possível lírica da pós-modernidade. Por
outro lado, esta precursora consideração da pós-modernidade pode ser utilizada para a
leitura de trabalhos muito posteriores do próprio Murilo, como “Grafito segundo Kafka”
2, publicado em Convergência (1970), buscando iluminar as soluções posteriores deste
projeto que madrugou com o pós-modernismo. Para facilitar sua consulta, ambos
poemas são reproduzidos em anexo no final deste ensaio.
Para o presente trabalho, o termo pós-moderno e seus derivados são tomados no
sentido de expressar uma determinada maneira de perceber a experiência e o mundo que
aponta justamente para o esgotamento da estabilidade dos significados. Afinal, após o
holocausto judeu e as bombas atômicas de Hiroxima e Nagasaqui efetivamente tornou-
se difícil acreditar ainda na neutralidade do “progresso” e da “verdade” ou da
“objetividade” científicas. Com efeito, desde a Segunda Guerra Mundial conceitos
como o de progresso científico e tecnológico passaram a ser vistos por muitos como
simples instrumentos de dominação e de destruição. Por fim, a argumentação a seguir
em grande parte é tributária daquela desenvolvida por Giorgio Agamben em Homo
sacer 3, principalmente na consideração do campo de concentração como o fato político
característico da pós-modernidade.
Mesmo sabendo-se que, quando perguntado sobre qual de seus livros era o de
sua preferência, Murilo costumava responder que era o último 4, é bom não esquecer

1 MENDES, Murilo. “Pós-poema”. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 1995, p.432. Para simplificar as citações, as futuras referências a Poesia completa e prosa
serão feitas apenas por meio da abreviatura PCP, seguida do número da página.
2 PCP, p.647.
3 AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
4 Resposta de Murilo ao questionário de João Condé publicada em Letras e artes. Suplemento literário
dominical do jornal A Manhã. Rio de Janeiro, n. 114, p.8, 06 fev. 1949.
64

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT